17 de Agosto de 2018 às 12:10

Expocaccer realiza cuppings agendados com cooperados durante a safra

Os cuppings serão realizados às terças, quintas e sábados. Iniciativa é uma proposta da Jornada da Qualidade.

Equipe Expocaccer atenta aos melhores grãos durante sessão de cupping na cooperativa.

A Expocaccer realizou recente o primeiro cupping agendado para seus cooperados. A iniciativa faz parte da Jornada da Qualidade, programa que inclui todas as etapas trabalhadas pela equipe da Expocaccer junto aos cooperados com o objetivo de incentivar a produção de qualidade e a melhoria constante do produto. A primeira fase da Jornada da Qualidade contemplou o ciclo de palestras nas comunidades cafeeiras e agora se desdobra em novas etapas, como os cuppings agendados e a segunda edição do Concurso de Cafés Campeões da Expocaccer.

cupping é um serviço realizado gratuitamente pela Expocaccer para o cooperado, no entanto, não era previamente agendado, o que gerava um fluxo muito grande de provas ao longo do dia. Como uma das propostas da Jornada da Qualidade, as degustações foram organizadas e agora serão realizadas de forma concentrada em dias e horários predeterminados semanalmente. Inicialmente, oscuppings serão realizados às terças e quintas a partir das 17h e aos sábados a partir das 9h.

De acordo com João Ferreira Junior, gerente comercial da Expocaccer, “a intenção é que, ao divulgar os cuppings, os produtores cooperados que não costumam trazer seus cafés, tragam”. Além disso, o agendamento e a divulgação favorecem a participação dos cooperados e colaboradores das fazendas que queiram submeter os cafés à avaliação e também à possíveis orientações da equipe da Expocaccer, sendo este serviço totalmente gratuito, com foco no aprimoramento do produto e também no desenvolvimento do negócio do cooperado, promovendo assim, integração com a cooperativa e aproximação das necessidades dos produtores aos serviços prestados pela Expocaccer.

Para João Ferreira, o cupping é uma das ações desenvolvidas pela Expocaccer que acrescenta muito ao produtor e ao seu negócio. “Isso que estamos implantando faz parte da Jornada da Qualidade: mapear cafés para concursos, agregar valor e ajudar o produtor a identificar os cafés dele. Isso é um ato cooperado nosso!” explica o gerente comercial.

O agendamento e a divulgação dos cuppigns, além de destacar esse serviço realizado pela Expocaccer, incentiva maior participação dos produtores cooperados. João Ferreira encerra com um convite: “traga seu café, aponte seu lote que está depositado aqui dentro para que possamos provar, nos ajude a encontrar seu melhor café!”

Sobre a Jornada da Qualidade

Iniciado há sete anos, o Programa de Qualidade Contínua ganhou, em 2018, uma nova roupagem. O formato de ciclo de palestras tem como intuito instruir e compartilhar informações com os cooperados acerca de métodos e procedimentos que auxiliem na fase de pós-colheita e propiciem o maior aproveitamento da qualidade dos cafés. Por isso, o programa passou a se chamar Jornada da Qualidade, por incluir mais etapas já trabalhadas pela equipe da cooperativa, criando um programa que incentive e auxilie na melhoria do produto, cujo novo formato também celebra os 25 anos da Expocaccer. Em 2018, a primeira fase da Jornada com o ciclo de palestras encerrou suas atividades com saldo extremamente positivo. Foram percorridos 8 mil quilômetros, visitadas 11 comunidades rurais, em seis municípios, atingindo um público de 850 pessoas. Os números agradam a equipe da Expocaccer, uma vez que, em 2017, foram visitadas o mesmo número de comunidades e atingiu-se um público de 420 pessoas. A expectativa é que as próximas etapas sejam aproveitadas pelos cooperados com foco no objetivo principal do programa: a qualidade.

Comunicação Expocaccer

 


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!