PATROCÍNIO (MG) - Em 2001, quando a Campanha Natal Feliz teve início, a Expocaccer não imaginava a proporção que esta ação tomaria ao longo dos anos. Resultado de uma condução transparente e com um objetivo de doar cestas básicas às famílias carentes de Patrocínio, a cooperativa realiza anualmente esta iniciativa que é uma das mais marcantes dentre as suas ações de responsabilidade social.
Idealizada por um ex-colaborador, Ronan Cunha, a Campanha tem como propósito envolver comunidade, cooperados, colaboradores e parceiros comerciais, criando uma rede de solidariedade que ganha, ano a ano, respaldo, credibilidade e a confiança de todos os envolvidos, cuja materialização se faz nas crescentes arrecadações que a iniciativa conquista a cada edição.
Saldo positivo
Iniciada com uma arrecadação de 800 quilos de alimentos, a campanha finalizou o ano de 2016 com 11 mil quilos de alimentos arrecadados, possibilitando o benefício da cesta básica a 500 famílias. Em 2017 este número cresceu e com a união de esforços a iniciativa arrecadou 12 mil quilos de alimentos e beneficiou 550 famílias, juntamente com a parceria do Rotaract Club de Patrocínio “Novas Gerações”.
O benefício foi concedido diretamente há famílias, tanto da cidade quanto da zona rural, sendo o benefício estendido, nesta edição, às famílias carentes que também encontram-se no campo.
Em sua maioria foi feito o repasse a instituições assistenciais, contabilizando 17 entidades. Dentre elas os CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, a qual selecionou, pelos seus cadastros e acompanhamento anual, 200 famílias para serem beneficiadas.
Para Isac Luiz Ferreira, secretário municipal de Desenvolvimento Social, o repasse das cestas básicas foi extremamente válido, conforme declara. “A Prefeitura Municipal de Patrocínio, pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, vem de público agradecer toda Equipe da Expocaccer, por mais uma parceria que resultou no atendimento de centenas de famílias carentes em nosso município, sabemos que só com ações dessa magnitude podemos levar um pouco de alento àquelas famílias desprovidas de recursos para passar uma Natal com dignidade e alegria. Para nós da SMDS, por suas unidades de atendimento CRAS, CREAS e CASI, foi muito importante, uma vez que presenciamos de perto as dificuldades econômicas por que passam estas famílias, e é muito gratificante saber que existem empresas como a Expocaccer que com ações gerenciais sérias, não se prendem apenas na sua classe social, que são os produtores, mas que também se estendem ao cunho social. Nesse sentido agradecemos pela parceria, solidariedade e compromisso social, rogando a Deus que multiplique em bênçãos e prosperidade a todos os associados da Expocaccer, e agradecemos ainda as equipes das Unidades CRAS, CREAS e CASI, pelo trabalho afinado na seleção das famílias que foram contempladas com o benefício”.
Rede de Solidariedade
Para auxiliar na arrecadação junto à comunidade e comércio local, bem como na distribuição, a Expocaccer e o Rotaract Club de Patrocínio “Novas Gerações” firmaram uma parceria. O Rotaract, que já realiza campanha semelhante e possui uma listagem de famílias que necessitam de auxílio, abraçou a Campanha Natal Feliz e intensificou a rede de solidariedade, aumentando o saldo de arrecadação.
“Ficamos muito felizes em sermos convidados para participar da 16ª Campanha Natal Feliz da Expocaccer, uma oportunidade única de vivenciarmos o amor, nos colocando no lugar do outro, assimilando as necessidades das pessoas e partilhando um pouco do que temos. A solidariedade é um valor nobre e profundamente humano e o ‘Natal Feliz’ foi uma junção de esforços da sociedade, de toda equipe e fornecedores da Expocaccer e do Rotaract. Nós, do Rotoract Club de Patrocínio, conseguimos arrecadar R$ 6.300,00 reais revertidos em alimentos que deram aproximadamente 125 cestas básicas ou seja, 2.250 quilos de alimentos que contribuíram com esse saldo positivo de 12 mil quilos de alimentos arrecadados. Uma campanha que ficará arquivada em nossas memórias e na nossa história do Rotaract, com a certeza que fizemos tudo que tivesse ao nosso alcance. Agradecemos aos patrocinenses que nos doaram alimentos e à imprensa local que sempre tem nos apoiado em todos projetos sociais, enfim, gratidão é o sentimento de todos os 38 membros do clube por contribuir com essa linda campanha. Pra finalizar, desejamos que essa chama de solidariedade, amor e compaixão fique acesa nos corações o ano todo. E que só juntos podemos fazer a diferença para que a sociedade viva de forma mais igualitária”, declara Isabela Rezende, presidente do Rotaract.
Demais entidades da cidade também auxiliaram no repasse às famílias carentes, foram elas: Sociedade São Vicente de Paulo, HJ Viver, Hospital do Câncer de Patrocínio, AVP, Casa do Idoso Recanto São Vicente, AVP (Associação de Voluntárias de Patrocínio), Rádio Rainha da Paz, Lar da Criança, Projeto Cidadão Sem Fome, Projeto Nossa Casa, ABNEP, União Fraterna Ensinamentos de Jesus, Núcleo Espírita Chico Xavier, União Fraterna Hilton Gonçalves Dias, entre outras.
Valorização da comércio local
Estima-se que para a Campanha Natal Feliz, tenha movimentado no comércio local cerca de R$ 33 mil reais para aquisição das cestas básicas, sendo que parte foi adquirida pela Expocaccer mediante às doações em espécie e depósito em conta bancária para este fim. “Todas as cestas básicas foram adquiridas em supermercados locais, valorizando o comércio patrocinense que é sempre um grande parceiro da nossa iniciativa. Mesmo as cestas básicas que foram enviadas por parceiros, também foram adquiridas em Patrocínio. Isto demonstra o quanto o movimento da Campanha Natal Feliz é benéfico e o que fica ao final de mais uma edição é a gratidão pela ajuda que recebemos e pela ajuda que pudemos levar para tantos lares”, avalia Polliana Dias, encarregada de comunicação e coordenadora da iniciativa na Expocaccer.
Fonte: Comunicação Expocaccer
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