5 de Agosto de 2014 às 17:34

Exclusivo: Rompimento entre Empreiteira e Cemig pode parar atendimento à população do Alto Paranaíba

Segundo a publicação no Minas Gerais irregularidades no contrato entre a empreiteira e a Cemig trazem transtornos aos consumidores

Está sendo colocado publicamente pela primeira vez através dessa reportagem do Patrocínio Online o rompimento do contrato entre Empreiteira que presta os serviços de atendimento e manutenção em geral a Cemig. O fato ainda não havia sido divulgado publicamente as autoridades e a população, tanto pela Cemig quanto pela empresa Eletro Santa Clara, e que, poderá trazer sérios transtornos à saúde e segurança dos trabalhadores e à população, que poderá ter atrasos em atendimentos, solicitações e prestação de serviços que a Cemig é responsável.

A Eletro Santa Clara presta serviços em todas cidades do Alto Paranaíba e adjacências, entre elas Patos de Minas, Patrocínio, Monte Carmelo, Coromandel , Vazante e São Gotardo que são as cidades polo.

Alguns exemplos de problemas que poderão ocorrer: uma propriedade rural que usa de tanques de resfriamento para conservação de leite ficar sem energia e perder a produção; um comerciante que pode perder os seus produtos, uma pessoa que depende de um equipamento médico em casa e que depende da energia, são alguns dos problemas que poderão ocorrer pelo atendimento precário.

Pode-se notar em Patrocínio, várias ruas com pontos de iluminação apagados, isso porque, não há efetivo suficiente para fazer a manutenção de iluminação pública, colocando em risco a segurança no trânsito e a segurança pessoal, pois a pessoa pode ser vítima de malfeitores que se aproveitam dos locais pouco iluminados.

Hoje a tarde tivemos um contato via telefone com o escritório da Eletro Santa Clara em Patos de Minas e a recepcionista foi gentil, mas disse que não estava autorizada a dar informações. Deixamos o telefone da redação do Patrocínio Online e pedimos um retorno, o que não foi feito até o fechamento dessa reportagem. Como pode ser visto na foto ao lado, a filial da Eletro Santa Clara em Patrocínio está com os portões fechados.

Também entramos em contato com a Regional do Sindieletro em Uberlândia na trade dessa terça-feira, 5de agosto.  Pouco depois o assessor de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Energética de Minas Gerais nós retornou a ligação. Mais tarde conseguimos falar com uma pessoa ligada ao Sindieletro que confirmou o fato e acrescentou: “que os problemas na prestação de serviços da Santa Clara com a Cemig ocorre há cerca de um ano e meio dentre eles, que vão desde de saúde a segurança dos trabalhadores, direitos trabalhistas, qualidade dos serviços prestados, sendo que nos últimos quatro meses a situação chegou ao rompimento do contrato e o comprometimento dos serviços prestados à população”. Esta fonte também fez questão de frisar que neste período ocorreram graves acidentes, dentre ele dois em um trabalhador morreu em acidente de motocicleta quando executava corte de energia e outro sofreu amputação após choque elétrico ao intervir na rede de alta tensão.

Nós conseguimos contato com o gerente regional da Cemig em Patos de Minas, Adelino Leandro Henrique que confirmou o rompimento do contrato com a Eletro Santa Clara Ltda, publicado no diário oficial do Estado de Minas Gerais no último sábado, dia 1º de Agosto.

Ainda segundo Adelino, foi montado um plano de ação emergencial, até a próxima licitação, que acontece no dia 18 de agosto próximo. Trabalhadores efetivos da Cemig de outras regiões estão sendo recrutados para o trabalho em nossa região, como também equipes de empreiteiras que prestam serviços em outras regiões de Minas.

A reportagem do Patrocínio Online estará atenta aos desdobramentos e consequências dessa rescisão que pode afetar à vida do cidadão e os empresários.

Veja abaixo a rescisão do contrato publicado no Minas Gerais no dia 1º de Agosto