Na terça-feira, 19 de agosto, a estudante Raíssa Paulino da Silva, que foi do 2º ano do Ensino Médio Integral da Escola Estadual Nely Amaral, embarcou rumo à Argentina para viver uma experiência internacional de intercâmbio estudantil.
Raíssa ficará hospedada em uma família selecionada pela AFS Intercultura Brasil, organização responsável por promover programas de intercâmbio cultural.
Segundo a aluna, a recepção foi calorosa. "Fui muito bem acolhida. Os voluntários da AFS são ótimos em acolher a gente, sempre muito atenciosos e bem-humorados, com uma ótima energia. Estou extremamente ansiosa para poder passar por essa experiência enriquecedora!”, destacou.
O intercâmbio foi conquistado por meio do Projeto Passaporte Mineiro do Conhecimento, iniciativa do Governo de Minas Gerais em parceria com o Instituto Helena Antipoff, voltada para estudantes do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI). O programa garante todas as despesas custeadas para que os alunos selecionados possam cursar parte do Ensino Médio em outro país.
A seleção envolveu diversas etapas, incluindo avaliação do desempenho acadêmico, recomendações da equipe escolar e análise das habilidades de protagonismo e engajamento em projetos alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O anúncio dos vencedores ocorreu em 20 de dezembro de 2024, em uma live da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), com participação do governador Romeu Zema.
Com a conquista, Raíssa terá a oportunidade de cursar o 2º ano do Ensino Médio no país vizinho, ampliando horizontes acadêmicos e culturais.