SERRA DO SALITRE (MG) - Vídeos e textos compartilhados nas redes sociais reclamam da interdição da estrada provisória de acesso à Grota do Cedro a MG 230 e consequentemente a Serra do Salitre e a região. Moradores se dizem “ilhados” e estão usando outras estradas vicinais alternativas para saírem de suas propriedades, que aumenta em vários quilometros o trajeto.
Algumas pessoas chegaram a comentar que uma das barragens (a do meio) se rompeu e uniu-se a maior, o que tem gerado preocupação e muitos comentários junto a população, principalmente de Serra do Salitre, Cruzeiro da Fortaleza e do distrito de Salitre em Patrocínio (MG), que fica bem próximo.
Por sua vez, a Yara afirma através de sua assessoria que não há qualquer anormalidade nas três barragens que integram o CMISS. O que houve, segundo a empresa, foi que devido às fortes chuvas registradas nas últimas horas, a estrada provisória de acesso à comunidade de Grota do Cedro, em Serra do Salitre (MG), foi interditada.
LEIA ABAIXO O POSICIONAMENTO OFICIAL DA EMPRESA
Posicionamento – interdição do acesso à Grota do Cedro
A empresa informa que devido às fortes chuvas registradas nas últimas horas, a estrada provisória de acesso à comunidade de Grota do Cedro, em Serra do Salitre (MG), foi interditada. A equipe do Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre (CMISS), com apoio da prefeitura do município, está analisando alternativas para retomar rapidamente o acesso à localidade. Em paralelo, equipes do CMSS atuam na sinalização da estrada e na orientação aos motoristas.
A Yara reitera que não há qualquer anormalidade nas três barragens que integram o CMISS. Permanece de forma simultânea o monitoramento diário nas barragens com o objetivo de garantir a segurança e a estabilidade de cada uma. Isso acontece por meio de inspeções visuais, câmeras de monitoramento, aferição por instrumentos geotécnicos em tempo real 24 horas, sete dias por semana.
Voltaremos a informar assim que forem definidas as ações para a retomada do acesso à Grota do Cedro. Em paralelo, a Yara destaca a importância do Linha Verde, número telefônico que funciona das 8h às 17h para atender e encaminhar reclamações, sugestões e comentários a respeito das questões ambientais da empresa. O programa pode ser acessado de qualquer localidade por meio do telefone gratuito 0800-880 1885. Além do Linha Verde, a Empresa oferece um outro canal para informações sobre sua unidade em Serra do Salitre e as barragens em operação: o portal www.projetoserradosalitre.com.br.
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!