18 de Março de 2014 às 23:29

Em dois meses o volume útil do reservatório de Nova Ponte cai 7 por cento

Em Janeiro estava com 34,3, e atualmente está com 27,17% de sua capacidade. O risco de racionamento de energia está entre 2 a 3% segundo hoverno.

A chuvas escassas e as temperaturas altas que contribuem para evaporação mais rápida e o consumo , contribuem para reduzir o volume dos reservatórios das hidrelétricas.

O reservatório da Hidréletrica de Nova Ponte continua baixando.   Em Janeiro estava com 34,3, no ínício de fevereiro estava com 32,93, no final daquele mês, o volume útil caiu para 30,54. Atualmente está com 27,17% de sua capacidade.  Em dois meses o volume últil caiu mais de 7%.

Nas duas fotos abaixo, do mesmo local, é possível comparar que o nível da água caiu bastante.

Além do risco de racionamento de energia elétrica, o baixo volume das águas prejudica o lazer e turismo na região, onde há vários ranchos e pousadas.

Em 2002 os reservatórios estiveram muito baixos e houve racionamento.

Em reunião esta semana entre o Ministro das Minas e Energia, Edson Lobão com associações do setor, o risco de racionamento de energia existe, mesmo que pequeno, entre 2 a 3%.

Abaixo, dá para se ver que o nível caiu muito. Em dezembro estava quase que na forquilha da árvore. A primeira foto é  Fevereiro  e  segunda de Março.

 

No  leito do rio Santo Antônio galhos que estavam cerca de 20 metros submersos agora aparecem.  A grota à direita já esteve toda submersa e dá para mensurar o que baixou.