21 de Abril de 2014 às 20:35

E o Legado de Tiradentes

"Se todos quisermos, poderemos fazer deste país uma grande nação. Vamos fazê-la." [ Tiradentes ]

 

Erroneamente o  governo chama sempre  os brasileiros de contribuintes. O dicionário, no entanto  diz que imposto é  o  “que foi tornado obrigatório: uma lei imposta pela força”. Imposto não é contribuição, tanto que o não pagamento dele acarreta irremediavelmente sanções civis e penais à entidade ou indivíduo não pagador, sob forma de leis. A saída não é sonegar. Sonegação é crime. A pena de ilícitos tributários, caracterizados como sonegação, pode variar de reclusão de 2 (dois) a 5 (cinco) anos e multa.A saída é mudar este sistema tributário, vampiresco, para um sistema tributário justo, transparente 

Imposto, embora  seja imposição, paciência, é legal; e, ao mesmo tempo, imoral. Vê-se  a situação de calamidade na saúde, educação, segurança, transporte, cultura, com uma certeza, não é alta de  dinheiro, é gestão incompetente.

Durante o século XVIII, o Brasil Colônia pagava um alto tributo para a Colônia Portuguesa. Tudo que fosse produzido no país 20% era para a corôa.  Chamava-se”quinto” O povo, claro, odiava tanto que nasceu a expressão “o quinto dos infernos”. Hoje, a situação é muito mais escorchante.

Há 74 impostos, taxas e contribuições  no lombo dos brasileiros. 

Cinco meses de trabalho por ano do brasileiro são apenas para pagar  a carga tributária,  segundo estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT).  Ou, seja até o mês de maio, aqui na ”terra de samba e de pandeiro”  só se trabalha para encher o pança da máquina.

O Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) atingiu a marca superior a R$ 500 bilhões.  O valor é uma estimativa do total de impostos pagos pelos brasileiros desde 1º de janeiro deste.

Entre os 30 países de maior carga tributária do mundo, o Brasil oferece o menor retorno em serviços públicos de qualidade.

No país das leis boas - no papel- mais uma, que SE funcionasse na prática, abriria os olhos dos 'contribuintes': Os estabelecimentos comerciais de todo o país serão obrigados a discriminar na nota fiscal ou num local visível os impostos embutidos nos preços de produtos e serviços. Conforme a lei 12.741, o consumidor tem o direito de saber exatamente quanto é pago de impostos federal, estaduais e municipais.

Não há setor produtivo que suporta tanta esbórnia, espoliação e este “quinto brasileiro, não do céu”  

O calendário nos  diz: “vem aí eleições”. Percorro os olhos na lista dos  pretensos candidatos-já em campanha- e concluo: “Lá vem é muito mais do mesmo”... E o  legado de Tiradente? Morreu?  hoje é o trabalhador brasileiro.

"Se todos quisermos, poderemos fazer deste país uma grande nação. Vamos fazê-la." [ Tiradentes ]