

Nas fotos acima: o diretor presidente executivo da Expocacer Simão Pedro de Lima e o público de Fiálogos Regenativos
Na última semana a cafeicultura regenerativa foi pauta para mais de 150 pessoas, entre cooperados, cafeicultores da região do Cerrado Mineiro, parceiros comerciais e institucionais, além de especialistas, que participaram do evento Diálogos Regenerativos, promovido pela Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer).
Realizado na Fazenda Rainha da Paz, do cooperado Marcelo Montanari, o encontro promoveu conhecimento técnico, troca de experiências e debates sobre práticas sustentáveis, abordando os avanços, práticas e oportunidades da cafeicultura regenerativa e se consolidando com um dos principais fóruns de conhecimento sobre produção sustentável na região.
O “Diálogos Regenerativos by Expocacer” contou com o apoio da Nescafé, empresa do grupo Nestlé, o qual a cooperativa possui uma parceria para desenvolvimento do programa RS Gold, expandindo o apoio aos cooperados na adoção de práticas regenerativas, com suporte técnico especializado, treinamento e certificação técnica.
Esse apoio fortalece ainda mais o compromisso da cooperativa com a sustentabilidade, a rastreabilidade e a produção de cafés com alto valor agregado e origem certificada.
“Nosso compromisso é garantir que cada cooperado tenha acesso às melhores práticas, tecnologias e oportunidades de mercado. A cafeicultura regenerativa não é apenas um diferencial, mas um caminho responsável para protegermos o solo, a água e a biodiversidade do Cerrado Mineiro, assegurando longevidade e competitividade para nossas propriedades. Ver mais de 150 pessoas reunidas discutindo esse futuro sustentável mostra que estamos todos alinhados com esse propósito”, destaca Simão Pedro de Lima, diretor presidente da Expocacer.
Temas abordados e troca de conhecimentos
No Diálogos Regenerativos, foram debatidos diversos temas centrais para a sustentabilidade da cafeicultura, como: oportunidades financeiras e incentivos; manejo conservador do solo; plantio de cobertura; agrofloresta e sistemas agroflorestais; compostagem e uso de fertilizantes orgânicos; gestão eficiente da água; práticas que reforçam a biodiversidade e a saúde dos ecossistemas; e estratégias para tornar a produção de café mais resiliente e sustentável.
Especialistas, técnicos e produtores compartilharam experiências práticas, desafios e soluções para a transição para métodos regenerativos. O evento favoreceu o intercâmbio de know-how, fechamento de parcerias, formação de redes de cooperação e inspirou a adoção de boas práticas por parte de cooperados e novos produtores.
Também foram apresentadas as vantagens de comercializar cafés com certificação regenerativa, atitude que atende à demanda crescente por produtos sustentáveis e responsáveis, alinhados a compromissos sociais, ambientais e de governança.
“A Expocacer tem um papel essencial no apoio aos produtores. Ao oferecer capacitação contínua, certificações gratuitas e acompanhamento técnico, estamos democratizando o acesso à sustentabilidade e promovendo uma mudança real na forma de produzir café no Cerrado Mineiro. O Diálogos Regenerativos é um reflexo dessa missão”, explica Farlla Gomes, Gerente Técnica de Sustentabilidade da Expocacer.
Liderança Sustentável
Reconhecida pela atuação vanguardista em sustentabilidade, a Expocacer tem impulsionado a transição dos cooperados para sistemas produtivos que regeneram o solo, fortalecem a biodiversidade, protegem recursos hídricos e aumentam a resiliência das lavouras frente às mudanças climáticas.
A Expocacer, que é a primeira de café a obter o selo regenerativo, já conta com grupos certificados por entidades internacionais e vem ampliando práticas como plantio de cobertura, manejo conservacionista, compostagem, sistemas agroflorestais e uso responsável de insumos, pilares da agricultura regenerativa.
Dentre os marcos da cooperativa está também a recente conquista do protocolo internacional próprio de sustentabilidade, o Expocacer Controlled Origin (ECO), que atesta conformidade com rigorosos padrões ESG.
Benefícios para produtores, cooperativa e parceiros
Tramonto & Celebrazione
O encerramento do evento foi marcado por um momento simbólico e inspirador: o Tramonto & Celebrazione, onde os participantes tiveram a oportunidade de contemplar o pôr do sol com vista para a lavoura de café regenerativo do Cerrado Mineiro, uma imagem que representa o compromisso com a terra, com o meio ambiente e com a produção de cafés de excelência e consciência socioambiental. Esse momento reforçou o sentido de pertencimento, de esperança e de propósito comum entre todos os envolvidos.
ASCOM Expocacer – Por Anna Lívia Leal
Ns fotos abaixo: Da esq. para a dir.: Glaucio de Castro, Presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado; Farlla Gomes, Gerente Técnica de Sustentabilidade; Marcelo Montanari, Anfitrião.
(Na última foto:) Jéssica Scarpin, Coordenadora Agrícola de Cafés da Nestlé.


Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!