20 de Abril de 2018 às 18:22

Defensoria Pública inaugura quatro novas instalações em Patrocínio e cidades da região

É uma melhoria importante, mas ainda é necessário aumentar o número de advogados e servidores

 

Durante os dias 16 a 18 de abril, a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) inaugurou novas instalações de quatro unidades da Instituição na região Centro-Oeste do Estado e no Triângulo Mineiro. A iniciativa dá continuidade à política institucional de instalação de unidades melhor estruturadas e custeadas com recursos próprios.


As solenidades de inauguração, contaram com a presença da defensora pública-geral do Estado, Christiane Neves Procópio Malard.

Inauguradas novas sede em:

- Dores do Indaiá – 16/04 (segunda-feira) – 11 horas

Endereço: Praça Prefeito Mário Carneiro, n° 25, salas 2 e 3, Centro

- Patrocínio – 17/04 (terça-feira) – 11 horas

Endereço: Avenida Presidente Vargas, nº 975, Centro

-Coromandel – 17/04 (terça-feira) – 17 horas

Endereço: Rua Laurentino Ricardo da Silveira, nº 245, Centro

- Monte Alegre de Minas – 18/04 (quarta-feira) – 10 horas

Endereço: Avenida 16 de Setembro, nº 490, Centro


As novas sedes estão localizadas próximas aos fóruns das comarcas, facilitando o acesso da população à DPMG.  Com espaços mais amplos e salas individuais, oferecem maior privacidade para o atendimento dos assistidos e estrutura mais adequada para o trabalho dos defensores públicos, servidores e estagiários.

 

Em Patrocínio a inauguração aconteceu início da tarde de terça-feira, dia 17/04 (17), com a presença de diversas autoridades foi inaugurada a nova sede da Defensoria Pública em Patrocínio, localizada na Rua Presidente Vargas, próximo a Praça Honorato Borges.


A cerimônia contou com a participação da Defensora Pública Geral do Estado de Minas Gerais, Dra. Christiane Neves Procópio Malard, do Coordenador Local da Defensoria Pública, Dr. José Luiz Galdino Filho, do Procurador do Município, Dr. Anderson Aprígio Cunha Souza, representando o Prefeito Deiró Marra, do Presidente da Câmara Municipal, Vereador Thiago Malagoli, do Diretor do Fórum de Patrocínio, Dr. Pedro Marcos Begatti, da Juiza Elisa Marco Antônio juiz de direito da Unidade Jurisdicional do Juizado Especial de Patrocínio, do Coordenador das Promotorias da Comarca de Patrocínio, Dr. Aloísio Cunha Soares Júnior, dentre outras autoridades civis e militares de Patrocínio e região.

Em seu pronunciamento Dr. Anderson Aprígio reforçou a parceria do Governo Municipal com a Defensoria Pública, Tribunal de Justiça e Ministério Público a fim de garantir o atendimento digno a toda população. “É com imensa alegria que participamos dessa solenidade, pois sabemos do grande comprometimento dos nossos defensores e sua equipe em prol da comunidade” afirmou o Procurador.

 

O Presidente da Câmara, Vereador Thiago Malagoli em sua fala também manifestou a satisfação pela inauguração da nova sede, beneficiando os profissionais e em especial a população menos favorecida que ali busca auxílio.

Sobre a defensoria

A Defensoria Pública é a instituição pública responsável por prestar assistência jurídica integral e gratuita aos cidadãos vulneráveis; além de promover a solução extrajudicial de conflitos, educação em direitos e conscientização da população sobre direitos humanos, cidadania e ordenamento jurídico.

A Defensoria Pública de Minas Gerais está presente em 113, das 296 comarcas do Estado. Com previsão, em sua lei orgânica estadual (LC 65/2003), de 1200 cargos, Minas Gerais conta hoje com 645 defensores públicos na ativa.

Em 2017, a Defensoria Pública de Minas Gerais realizou 2.161.389 (dois milhões, cento e sessenta um mil e trezentos e oitenta e nove) prestações jurídicas em todo o estado. Em 2018, foram 501.196 (quinhentos e um mil e cento e noventa e seis) prestações jurídicas nos meses de janeiro a março.


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!