20 de Julho de 2019 às 09:19

Daepa adquire bomba para melhoria da ETE no bairro Enéas

Além desse benefício, a ETE Rangel já recebeu nesse ano a instalação de um sistema automático de desarenação

 

O Daepa – Departamento de Água e Esgoto de Patrocínio divulga nessa quinta-feira (18), o resultado do processo licitatório para aquisição de uma bomba para melhoria do tratamento de esgoto realizado na Estação de Tratamento de Esgoto do bairro Enéas Ferreira de Aguiar (ETE Rangel). O equipamento será adquirido pelo valor de R$ 40.000,00.

Segundo o Superintendente Ronaldo Correia de Lima, a aquisição dessa bomba integra as diversas ações que estão sendo desenvolvidas pela autarquia para melhoria do sistema de tratamento de esgoto de toda cidade. “As intervenções que realizamos nas redes de esgoto e estações de tratamento (ETE’s) são obras que poucos vêem, mas que contribuem significativamente para a melhoria da qualidade de vida da população”, ressaltou.

Outras Ações

Além desse benefício, a ETE Rangel já recebeu nesse ano a instalação de um sistema automático de desarenação, constituído por tubulações em PVC, registros e conjuntos motobombas 10 CV, onde os grãos de areia e partículas sólidas menores decantadas ao fundo das caixas de areia são transportadas por sucção até uma caçamba estacionária, permitindo a filtragem dos líquidos e a deposição dos sólidos. Esse mecanismo garante, além da preservação dos equipamentos e tubulações,  um melhor desempenho das etapas subsequentes ao processo de tratamento - reatores e lagoas.

Também foram realizadas melhorias no sistema de iluminação interna da ETE Rangel com a instalação de 04 postes pré-moldados em pontos estratégicos e fixação de refletores holofotes de 100 W e 200 W. A medida visa garantir a segurança dos servidores e melhor execução das atividades noturnas de manutenção.

Já a Estação Elevatória de Esgotos do bairro Serra Negra, recebeu a implantação do Tratamento Preliminar (TP), cuja finalidade é a remoção de sólidos grosseiros e partículas de areia por meio de mecanismos físicos, uma vez que estes sólidos podem ocasionar problemas nos equipamentos por abrasão em rotores e bombas e entupimento das tubulações. Além disso, estes materiais, em sua maioria, não são passíveis de tratamento biológico, interferindo diretamente na eficiência de uma estação.

ASCOM/PMP/ foto ETE Rangel


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!