9 de Março de 2019 às 08:14

Conselho de Segurança instala novas câmeras e amplia Projeto Monitora

Instaladas câmeras no Centro e São Judas

 

PATROCÍNIO (MG)- o Conselho Comunitário de Segurança Preventiva de Patrocínio (MG) iniciou na semana o a colocação dos postes para a instação de mais câmeras no centro da cidade através do PROGRAMA MONITORA.

"Foram colocadas primeiramente as câmeras fixas para a visualização de pontos estratégicos, agora é o momento de iniciar a 2ª fase que é implantar câmeras com capacidade de permitir a leitura da placa de um carro ou de uma moto a 3 km de distância da câmera assegurou o presidente do Conselho de Segurança Valdir Neves que é quem pessoalmente do PROGRAMA MONITORA.

Nesta última etapa foram colocadas câmeras no seguintes locais: AvenidasRui Barbosa com Bernardo Guimarães (esquina Vila 10); Rui Barbosa com Teodoro Gonçalves (esquina HT Calçados); Rui Barbosa com Avenida JK (esquina Reunidas).

O presidente informou que também serão instaladas câmeras idênticas na Avenida Faria Pereira com Presidente Vargas e na Avenida Faria Pereira com Cesario Alvim.

São câmeras que possuem a capacidade de movimentação 360° e o zoom de 36 vezers.

Comerciantes e população podem e devem aderir

O projeto garante que as pessoas consigam instalar câmeras próximas às suas residências, comércio  ou empresas e compartilhem as imagens com a Polícia Militar, com a Polícia Civil, Bombeiros Militar, Polícia Rodoviaria Federal (Posto de Patos) ou com um grupo de moradores próximos.

Valdir Neves também informou que desde o julho passado as câmeras começaram a ser instaladas. Disse que o início se dará pelas principais entradas e saídas de Patrocínio com o objetivo de implantar o mais rápido possível o cerco eletrônico da cidade, já que as câmeras que serão usadas para isso, além de filmar e fotografar os veículos, farão a leitura das placas e, automaticamente, os dados serão cruzados com o banco de dados oficial de modo que se um veículo com restrição passar pelas barreiras o sistema emitirá um alerta que possibilitará uma melhor ação de todas as polícias.

As imagens das câmeras podem ser acessadas via internet de qualquer lugar pelo computador ou pelo celular e os usuários do grupo possuem um chat exclusivo para trocarem informações. Há também um botão de pânico que avisa aos demais usuários do grupo e vizinhos em caso de emergência e o armazenamento das imagens é na nuvem por até 7 (sete) dias.

A Polícia Militar terá na sua Sala de Operações em Patrocínio um telão de onde poderá acessar todas as câmeras se necessário para conseguir esclarecer crimes ou mesmo tentar prender criminosos em flagrante.

Com esse modelo o CCSPP espera que a cobertura de vídeo monitoramento na Cidade alcance 400 câmeras em funcionamento na Cidade de Patrocínio no período de 2 anos.

Baixo Custo

O diferencial desse modelo de sistema é que o custo é bem mais baixo. O preço baixo e essa liberdade para que as pessoas se organizem e ajam para melhorar a segurança do local onde vivem e trabalham é que garante o crescimento do sistema muito mais rapidamente. O valor é muito acessível: R$ 49,90 ao mês, sendo necessário formar um grupo de cinco vizinhos para colocar uma câmera.

A  Polícia Militar JÁ  está trabalhando com empresas do setor na construção de um botão de pânico integrado às câmeras que, quando apertado, irá mostrar a câmera próxima em tempo real na Sala de operações da Polícia Militar garantindo que seja possível ver a cena de um crime e as câmeras próximas de forma imediata. Essa melhoria no sistema já está em fase de execução e tem previsão de que os primeiros testes com o botão de pânico sejam feitos ewm breve demonstrando que o sistema é capaz de acompanhar a evolução da tecnologia e estará em constante evolução.


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!