5 de Outubro de 2015 às 13:31

Confusão, perseguição e agressões entre motorista e mototaxistas resulta em dois feridos e um morto em Uberlândia

Odair Rosa Silva Júnior, 24 anos atingido por golpes de faca não resistiu e morreu no PS da UFU

Uma confusão em Uberlândia envolvendo um motorista e dois moto taxistas resultou em dois feridos e um rapaz morto. Por volta das 08h50m dessa segunda-feira, dia 5, Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência em que dois moto taxistas foram esfaqueados e um rapaz de 24 anos morreu.

Uma guarnição da PM Rua Tenente Virmondes com Avenida Afonso Pena, e várias pessoas relataram que um homem que dirigia um veículo pick up Montana havia esfaqueado um rapaz e fugido pela Avenida Afonso Pena. Em rastreamento e com o apoio da equipe de video monitoramento, o condutor da camionete foi localizado no cruzamento da Rua Engenheiro Diniz com a Avenida João Pessoa.

Um dos envolvidos, moto taxista, relatou que estava no cruzamento da Rua Tenente Virmondes com a Avenida Afonso Pena, parado no semáforo deste cruzamento, no meio da via, aguardando para entrar no ponto de moto taxistas situado à esquerda da Avenida Afonso Pena, logo após este cruzamento. Neste instante, disse, sinalizou para fazer esta manobra e, ao olhar pelo seu retrovisor, verificou que um veículo se aproximava em alta velocidade. Afirmo ainda a polícia que não deu para identificar o veículo no primeiro momento, e que se deslocou para a direita para não ser atropelado e que o condutor do veículo parou mais à frente, num ponto de carga e descarga. Em sua versão o moto taxista relatou ainda que foi atrás do condutor, juntamente com outros moto taxistas, inconformados com a atitude do motorista, para tomar satisfação dele, quando viram que o motorista portava uma faca ou canivete. Disse ainda, que tentou atingir o condutor do veículo com seu capacete e que o condutor conseguiu desferir uma facada na barrigada de um rapaz chamado J. P. A.F., 24 anos.

Nesse momento, as pessoas teriam se afastado do motorista e este entrou em seu veículo e fugiu pela Avenida Afonso Pena, sentido ao Bairro Aparecida. A partir daí o moto taxista começou a perseguir o veículo e comunicar por rádio com outros moto taxistas para tentar alcançar o veículo, e, juntamente, com os demais acompanhou o autor pela Avenida Afonso Pena, Pela Rua Monte Alegre e, logo após, ao virar na Avenida Mato Grosso, tentou encostar ao lado do veiculo e caiu.

O moto taxista se queixou ainda que o condutor do veículo deu a volta no quarteirão da Avenida Mato Grosso e foi ao seu encontro, na tentativa de atropelá-lo e passou em cima de sua motocicleta, causando danos generalizados. Depois deste fato, o condutor da pick up continuou pela Avenida Mato Grosso, atravessou a Avenida Monsenhor Eduardo e virou, em seguida, Na Avenida Engenheiro Diniz até próximo ao cruzamento da Avenida João Pessoa, quando tentou atropelar outros moto taxistas que estavam acompanhando o veículo.

O moto taxista envolvido narrou ainda que o condutor perdeu o controle da caminhonete e colidiu contra uma das pilastras de uma loja. Após, se iniciou mais uma discussão com os moto taxistas e correu tentando escapar mais uma vez. Nesse momento, o autor esfaqueou outra pessoa, de nome Odair Rosa Silva Júnior, 24 anos. A polícia militar logo chegou ao local, realizou a prisão do condutor e socorreu a vítima.

O autor, condutor do veiculo Montana, de cor prata, G. S. O. C., 55 anos, em sua versão, disse que saiu para resolver problemas no cartório de protesto e que no cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua Tenente Virmondes parou no semáforo e percebeu que um moto taxista estava na faixa da direita na Avenida Afonso Pena e que ele estava na faixa da esquerda na mesma avenida e que o moto taxista não sinalizou para fazer a conversão para Rua Tenente Virmondes, e que continuou seu trajeto pela Avenida Afonso Pena, quando percebeu que o moto taxista começou a reclamar.

Ainda segundo o condutor da pick-up, parou o veículo em uma carga e descarga próximo do cruzamento acima mencionado, desceu do veiculo para ver o que estava acontecendo, e chegaram aproximadamente três moto taxistas que começaram a agredí-lo. Em sua versão o motorista disse que se sentiu acuado, quando viu várias pessoas vindo em sua direção, pegou um canivete que estava no porta-luvas do veículo, com a intenção de se defender, e que as pessoas que vinham em sua direção, aproximadamente quatro, tentaram agredí-lo com capacetes, quando conseguiu atingir um dos agressores com o canivete na região da barriga.

O motorista afirmou ainda que, em seguida, os agressores se afastaram e, nesse tempo, alcançou seu veículo novamente e fugiu pela Avenida Afonso Pena, e viu um mototaxista seguindo-o e percebeu que este falava em um rádio de comunicação. O motorista ainda disse que convergiu para a Rua Monte Alegre e que próximo ao cruzamento da Avenida João Pinheiro, viu no mínimo três mototaxistas tentando pará-lo, com as próprias motos, e jogando pedras grandes contra o veículo. Ainda, segundo sua versão, continuou pela Rua Monte Alegre e convergiu pela Avenida Mato Grosso, quando começaram a jogar mais pedras contra seu veículo. Na sua narrativa falou também à polícia que um dos mototaxistas tentou ultrapassá-lo pela esquerda, e ele tentou fechá-lo e freou o veículo, quando o mototaxista caiu ao chão ao seu lado esquerdo. O autor relatou que deu uma volta no quarteirão, viu o mototaxista levantando a moto, quando colidiu contra a moto na roda dianteira e continuou pela Avenida Mato Grosso e atravessou a Avenida Monsenhor Eduardo, para alcançar a Rua Engenheiro Diniz. O motorista ainda afirmou que outro mototaxista passou pelo seu lado esquerdo, jogou outra pedra, e viu o motociclista fazendo uma manobra para vir em sua direção, quando virou seu veículo para colidir com a moto, quando nesse momento, colidiu contra uma das colunas da loja.

O motorista “enfurecido” disse ainda que tentou sair com o carro, mas resolveu parar e sair do veículo para dar uma satisfação ao dono da loja, e então, várias pessoas tentaram agredí-lo novamente, e saiu correndo, quando em determinado momento outra pessoa tentou pará-lo e o autor desferiu outra facada com seu canivete, também na altura da barriga, e continuou correndo até que caiu. Nesta hora, várias pessoas o atingiram no chão, com chutes e socos, e inclusive com o uso de um enxadão, e que o proprietário da loja em frente começou a apartar o tumulto e os policiais chegaram para realizar sua prisão, o algemaram e o conduziram para o médico.

Outra testemunha, de uma loja próxima, relatou que após a colisão do veículo em uma das pilastras da loja, viu o condutor da caminhonete correr para fugir de várias pessoas que estavam tentando bater nele, e que este condutor chegou a cair ao solo e que foi atingido por chutes de vários mototaxistas, e presenciou a confusão ocorrida.

A vítima esfaqueada naquele local foi socorrida por uma guarnição policial militar. A primeira vítima, foi socorrida com vida por terceiros, e conduzida ao Uai do Bairro Roosevelt, e seu estado de saúde encontra-se estável e sob observação médica. A segunda vítima, Odair Rosa Silva Júnior, 24 anos, foi atendida no PS da UFU mas não resistiu ao ferimento e morreu.

O motorista foi atendido no UAI do Bairro Roosevelt, com diversas lesões aparentes, e conduzido à Delegacia,  logo após realização de procedimentos médicos.

O Perito da Polícia Civil foi acionado, porém não compareceu no local. O Veículo Pickup Gm/Montana, do autor, foi removido ao pátio.