Nesta quinta-feira, dia 4 de junho, comemora-se o Corpus Christi, portanto feriado nacional. A expressão latina que significa "Corpo de Cristo". É uma festa católica realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. As procissões pelas ruas são tradições, e são organizadas todos os anos pelas igrejas.
Corpus Christi surgiu surgiu no século XIII, quando a Igreja Católica sentiu a necessidade de reforçar a presença de Cristo no pão consagrado. A celebração foi instituída pelo Papa Urbano IV em 11 de agosto de 1264.
Nesta data, as ruas costumam ser todas enfeitadas com tapetes coloridos e com desenhos de inspiração religiosa. Esta tradição surgiu em Portugal, e veio para o Brasil com a chegada dos colonizadores. Para a confecção dos tapetes são utilizados materiais como serragem colorida, areia, flores, borra de café e outros.
Celebrações nas paróquias católicas de Patrocínio (que informaram)
Na Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, a Missa será celebrada as 9 horas da manhã na Igreja de Santa Luzia seguindo em procissão pela Rua Governador Valadares (que esta toda enfeitada com temas Cristãos) até a Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio.
Na Paróquia Padre Damião de Molokai, a Missa será celebrada as 9 horas na Igreja Nossa Senhora de Fátima.
Na Paróquia São José, a Missa será celebrada as 9 horas na matrizcom procissão pelas ruas do bairro Marciano Brandão.
Na Paróquia Santa Terezinha, a Missa será celebrada as 9 horas na Igreja São
Na Paróquia João Paulo II , a procissão sai as 9 horas na Igreja São Sebastião no Biarro Serra Negra seguindo em direção a Igreja Matriz São João Paulo no bairro Nações, onde será celebrada a Missa e será dada a benção do Santissímo.