1 de Dezembro de 2025 às 11:02

Comarca de Patrocínio incentiva campanha em prol de animais abandonados

Iniciativa da ONG ADA prevê a entrega do selo "Empresa Amiga dos Animais" às empresas participantes

 

 

A campanha de doação intermediada pela Comarca de Patrocínio conta com a participação de instituições como a CDL e a Acip (Crédito: Reprodução Internet)
 

Uma parceria entre a ONG Associação Defensora dos Animais (ADA), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Associação Comercial de Industrial (Acip) de Patrocínio, no Triângulo Mineiro, intermediada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Direção do Foro da Comarca de Patrocínio, pode mudar a realidade de animais abandonados na região.
 

A juíza diretora do Foro da Comarca, Maria Tereza Horbatiuk Hypólito, durante a 30ª edição da Semana do Servidor do TJMG, liderou uma campanha que incentivava a doação de ração para cães e gatos que vivem sob a tutela da ONG ADA. Por meio de gincana, a campanha conseguiu arrecadar mais de 1,6 tonelada de alimentos para os animais.

Considerada bem-sucedida, a iniciativa motivou a magistrada a intermediar a campanha entre a ONG, a CDL e a Acip.
“Sou do Paraná e lá nós temos um selo denominado 'Amigo dos Animais', entregue a empresas que participam de projetos para ajudar animais abandonados. Fizemos o mesmo na Comarca de Patrocínio, com o aval da Direção do TJMG”, disse a juíza Maria Tereza Hypólito.
 

 

Segundo a ONG, os animais idosos são os que mais precisam de cuidados, principalmente com medicamentos (Crédito: Arquivo Pessoal)

Ação replicada

“A importância fundamental desse projeto reside em seu modelo de colaboração e responsabilidade social compartilhada. Desde a concepção, ficou claro que não haveria o envio de verba pública nem ônus para o TJMG, dependendo integralmente da contribuição voluntária de empresas e empresários, com a devida prestação de contas pelas ONGs beneficiadas”, acrescentou a magistrada.

Ela ressaltou ainda que a participação do Poder Judiciário local se dá como apoio institucional, servindo de interlocução confiável para aproximar a ONG de entidades e empresas da região:

“Nosso papel é ser voz influente para mobilizar a comunidade e os participantes, conferindo credibilidade e seriedade a essa nobre causa. O fato de contarmos com o apoio de outras instituições públicas, como o Ministério Público [MPMG], reforça do caráter público e coletivo da iniciativa.”
Segundo a juíza Maria Tereza Hypólito, a iniciativa pode ser replicada em outras comarcas mineiras:

“A beleza do projeto reside em sua simplicidade administrativa e na sua eficácia mobilizadora, uma vez que o Judiciário atua como um facilitador e um elo entre a ONG e as entidades que, como a ACIP e a CDL, buscam diretamente as empresas doadoras.”

Além da intermediação entre as instituições privadas, a Comarca de Patrocínio também incentiva a doação de presentes de Natal para filhos de recuperandos, além da arrecadação de alimentos para famílias carentes.
 

 

Campanha realizada durante a Semana do Servidor incentivou a doação de ração para os animais cuidados pela ONG ADA (Crédito: Arquivo Pessoal)
 

Feiras de adoção

Atualmente, a ONG ADA de Patrocínio cuida de aproximadamente 50 animais, entre cachorros, gatos e cavalos. Todos necessitam de cuidados especiais, além de ração.

Em uma casa, localizada em Patrocínio, ficam cachorros e gatos idosos. Os cavalos, que precisam de mais espaço, são tratados em um sítio na região.

A presidente da ONG, Michele Zani, explicou que há o hábito de levar animais mais novos para feiras de adoção. A verba arrecadada com a campanha da Comarca, segundo ela, servirá para promover mais eventos de adoção, além de ajudar nos cuidados com os animais mais velhos que não podem ser adotados.

Michele Zani ressaltou que essa parceria com as empresas, para a ONG ADA, não consiste apenas em doações, mas em um modelo de troca:

“As empresas participantes têm à disposição quatro planos distintos (Bronze, Prata, Ouro e Diamante), com contribuições que variam de R$ 50 a R$ 200 por mês. Em contrapartida, as empresas recebem um selo ou uma placa de 'Empresa Amiga dos Animais', além de divulgação de suas marcas no site, nas redes sociais, nas feiras de adoções e em outros eventos promovidos pela ONG”.
 

Fonte: Dircom/ TJMG


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!