18 de Janeiro de 2019 às 22:23

Com aumento dos focos do mosquito aedes aegypti, secretária de saúde intensifica ações de combate a dengue

Secretário já determinou a confecção de panfletos com informações para mobilização das comunidades mais afetadas

Secretário Municipal de Saúde Humberto Donizete Ferreira (Bebé)

PATROCÍNIO (MG) - O resultado de um levantamento realizado semana passada pela Vigilância Sanitária Municipal, acendeu um alerta na Secretaria Municipal de Saúde, responsável pelo controle de endemias dentro do município de Patrocínio. Segundo o Coordenador da Vigilância Epidemiológica Municipal Gilberto Martins, o resultado foi obtido nessa segunda-feira (14) e a região sul da cidade mostra um índice de 4% o que eleva a preocupação. “Para cada 10 residências 4 apresentam focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue”, salienta Martins.

A pesquisa foi realizada dentro do que determina o LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti), método simplificado de amostragem do Ministério da Saúde que, objetiva facilitar a obtenção de informações que contribuam para realização de ações mais efetivas junto a comunidade.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde Humberto Donizete Ferreira (Bebé), “o método simplificado nos permiti a obtenção de estimativas de forma simples, rápida e econômica. Esse índice tem sido utilizado na avaliação da densidade larvária do mosquito e sua mensuração é feita em amostragem dos imóveis existentes na área urbana do município, facilitando a nossas ações”, explicou. 

Bebé adiantou que já determinou a confecção de panfletos com informações para mobilização das comunidades mais afetadas, para auxiliar na redução desse índice para o máximo de 1%. Para tanto os agentes de endemias continuam intensificando as visitas aos domicílios todos os dias, de segunda a sexta-feira, buscando possíveis focos, combatendo e informando os moradores de como melhor proceder para diminuir o número de focos da dengue.

Com informações de  Luiz Cabral - Ascom PMP - Foto aquivo POL


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Geraldo de Souza | 5 anos atrás

Perto de casa tem uma caixa de água enorme destampada,liguei na secam me falaram que viriam no local que passei o endereço é a caixa de água está destampada até hoje proliferando ovos do mosquito, e nunca vieram tomar providências! Será pra quem eu ligo para tomar providências! Só se for na TV integração!