31 de Julho de 2019 às 08:51

Cliente perde R$1.499,121 ao pagar boleto de site falso em Araxá

ENTENDA O GOLPE:

 

ARAXÁ (MG) - No dia 29/07, por volta das 16h00min, compareceu na sede da Polícia Militar em Araxá, uma vítima relatando que na data de 04/07 entrou no site das lojas Americanas e efetuou a compra de uma televisão Samsung led 65 polegadas, cor preta, tendo sido gerado um boleto para ser pago através do banco Santander no valor total de R$1.199,02, sendo efetuado o pagamento do boleto no mesmo dia. 

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Após ter efetuado o pagamento, a vítima constatou que o beneficiário não se tratava do banco Santander e sim banco Invest programado sofisa direto/ banco sofisa sociedade anônima. 

Segundo a vítima, na data de 01/07 havia entrado no mesmo site e efetuado a compra de uma televisão marca samsung led 55 polegadas, cor preta, no valor de R$1.499,121, porém a TV não foi entregue. 

Foi constatado através do banco Santander e banco Itaú onde foram efetuados os pagamentos, que se tratavam de boletos fraudados, tendo a vítima percebido se tratar de um golpe.

ENTENDA O GOLPE:

O golpe do boleto bancário é quando o cliente é enganado recebendo um boleto falso!

O consumidor, por exemplo, compra um produto que não é entregue. Ao reclamar, descobre que pagou um boleto falso.

Os valores pagos não são encaminhados para o vendedor, mas para terceiros laranjas ou fraudadores.

DICAS PARA EVITAR O GOLPE:

O consumidor precisa tomar muito cuidado para não cair em um golpe evidente.

Por exemplo, pagar um boleto que recebeu por e-mail cobrando uma dívida que não existe de uma empresa que não conhece.

Neste caso há uma situação evidente de golpe.

É sensato que o consumidor fuja dessas situações.

Ou então demonstrar descuido na segurança ao usar a internet.

Comprar de um site falso ou de um ambiente que não é seguro, pode também resultar em prejuízos.

Por esse motivo, recomenda-se que o consumidor esteja bem atento à segurança.

Também, antes de pagar qualquer boleto bancário, verificar os dados impressos e o valor cobrado.

Identifique se não há informações divergentes.

Verifique o nome da empresa, do banco, o código de barras, a data de vencimento ou mesmo o valor cobrado estão corretos.

Havendo divergências é recomendado entrar em contato com a empresa e checar as informações.

Além do mais, tenha em mente que os órgãos públicos não enviam cobranças ou intimações por e-mails.

Notificações por e-mail para comparecer à Polícia Federal, à Receita Federal, etc., são golpes evidentes.

Em qualquer caso, havendo fraude, o consumidor poderá procurar a polícia e registrar a ocorrência.


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