ARAXÁ (MG) - No dia 29/07, por volta das 16h00min, compareceu na sede da Polícia Militar em Araxá, uma vítima relatando que na data de 04/07 entrou no site das lojas Americanas e efetuou a compra de uma televisão Samsung led 65 polegadas, cor preta, tendo sido gerado um boleto para ser pago através do banco Santander no valor total de R$1.199,02, sendo efetuado o pagamento do boleto no mesmo dia.
Após ter efetuado o pagamento, a vítima constatou que o beneficiário não se tratava do banco Santander e sim banco Invest programado sofisa direto/ banco sofisa sociedade anônima.
Segundo a vítima, na data de 01/07 havia entrado no mesmo site e efetuado a compra de uma televisão marca samsung led 55 polegadas, cor preta, no valor de R$1.499,121, porém a TV não foi entregue.
Foi constatado através do banco Santander e banco Itaú onde foram efetuados os pagamentos, que se tratavam de boletos fraudados, tendo a vítima percebido se tratar de um golpe.
ENTENDA O GOLPE:
O golpe do boleto bancário é quando o cliente é enganado recebendo um boleto falso!
O consumidor, por exemplo, compra um produto que não é entregue. Ao reclamar, descobre que pagou um boleto falso.
Os valores pagos não são encaminhados para o vendedor, mas para terceiros laranjas ou fraudadores.
DICAS PARA EVITAR O GOLPE:
O consumidor precisa tomar muito cuidado para não cair em um golpe evidente.
Por exemplo, pagar um boleto que recebeu por e-mail cobrando uma dívida que não existe de uma empresa que não conhece.
Neste caso há uma situação evidente de golpe.
É sensato que o consumidor fuja dessas situações.
Ou então demonstrar descuido na segurança ao usar a internet.
Comprar de um site falso ou de um ambiente que não é seguro, pode também resultar em prejuízos.
Por esse motivo, recomenda-se que o consumidor esteja bem atento à segurança.
Também, antes de pagar qualquer boleto bancário, verificar os dados impressos e o valor cobrado.
Identifique se não há informações divergentes.
Verifique o nome da empresa, do banco, o código de barras, a data de vencimento ou mesmo o valor cobrado estão corretos.
Havendo divergências é recomendado entrar em contato com a empresa e checar as informações.
Além do mais, tenha em mente que os órgãos públicos não enviam cobranças ou intimações por e-mails.
Notificações por e-mail para comparecer à Polícia Federal, à Receita Federal, etc., são golpes evidentes.
Em qualquer caso, havendo fraude, o consumidor poderá procurar a polícia e registrar a ocorrência.
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