5 de Fevereiro de 2021 às 13:40

Casa do Idoso luta para manter-se em funcionamento com vários idosos e funcionários positivados para Covid 19

A instituição passa dificuldades com mão de obra, já que um número grande de funcionários testou positivo para corona vírus

Proibido a reprodução total ou parcial das informações

Há um total de 23 internos da Casa do Idoso São Vicente em Patrocínio com exames positivos para Covid 19.

Há uma idosa internada na UTI 1 da Santa Casa em situação de VNI com risco de intubação.

No Pronto Socorro há 5 idosos internados, sendo quatro confirmados e um que ainda não fez o teste mas apresentou sintomas iniciais mais graves e necessitou internação.

Número de idosos com Covid confirmada que estão isolados na capela é 18.  O número total de internos é 37.

Jaqueline Barbosa Caldeira, voluntária da Casa do Idoso salienta que “a instituição possui suporte para assistir os idosos com quadro leve e leve a moderado, porém no momento passa dificuldades com mão de obra, já que um número grande de funcionários testou positivo para corona vírus”.

A voluntária informou ainda que; “A prefeitura tem nos apoiado desde o início com oferta de EPIs, exames, suporte médico diário, insumos medicamentos, biombos, suporte de soro, e hoje a tarde (quinta-feira, 04/02) nos informou que vai remanejar 2 técnicos de enfermagem e mais uma enfermeira para reforçar nossa equipe”.

Hoje pela manhã o Asilo recebeu a ajuda de 3 técnicas de enfermagem do hospital do câncer que prometeram voltar.

Situação dos funcionários: 11 já testaram positivo, sendo a maioria deles técnico de enfermagem, prestam assistência direta ao idoso. 3 funcionários apresentando sintomas suspeitos aguardando resultado de exames.  Todos os 14 funcionários afastados de suas funções.

A demanda da casa do idoso é de materiais de limpeza, álcool, descartáveis EPIs (luvas, toucas, capotes, propõe)  aumentou muito.

Segundo a direção da Casa do Idoso: “as medidas adotadas agora foram planejadas desde março na verdade, quando elaboramos nosso plano de prevenção e combate ao coronavírus, mas nunca imaginamos utiliza-las. Agora com a prática e as orientações de quem tem mais experiência que nós no combate (Dr Pedro Lugli do PSM) estamos aperfeiçoando essas técnicas.

A Casa foi dividida em 3 ambientes:  área limpa onde ficam os idosos assintomáticos; área de suspeitos onde ficam idosos com sintomas clássicos aguardando teste e área de isolamento (capela) onde ficam idosos confirmados para Covid 19.

Foram reforçadas as medidas de prevenção, porque agora além de trabalharmos pela recuperação dos idosos infectados, os voluntários e diretoria do Asilo tem o desafio de impedir que novos idosos se contaminem.

Jaqueline finaliza: “E ainda de mantermos a transparência junto aos familiares dos idosos e a comunidade que tanto nos apoia”.

A diretoria do Asilo diz como a população pode ajudar

"Nós temos muito que agradecer, não somos a primeira instituição a sofrer com o massacre do coronavírus, nem seremos a última. Não gostaríamos que tivesse acontecido nada disso, trabalhamos tanto para evitar um desastre desses, e todos os dias nos perguntamos onde foi que falhamos 

Mas  o carinho e o apoio que a comunidade e a imprensa tem demonstrado,  tem nos motivado ao invés de sentar e chorar sobre o leite que se derramou... A buscar soluções ... E a lutar com força e vigor por caso idosos. 

Pedimos que rezem, que rezem por cada idoso, pelos doentes e pelos saudáveis e pelos familiares deles que  estão tristes e preocupados e por cada funcionário porque precisamos  de força, ânimo, sabedoria e serenidade para  combater essa guerra".

 


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!