


Com o objetivo de contribuir para a promoção da saúde e do bem-estar de mineiros e mineiras, projetos itinerantes do Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, serão realizados no município de Patrocínio. Nos meses de junho e agosto, as Unidades Móveis vão oferecer: OdontoSesc, tratamentos odontológicos de baixa e média complexidade (de 05/06 a 05/08/2026) e consultas e exames oftalmológicos (de 05/06 a 08/07/2026). As unidades móveis ficam estacionadas na Praça Santa Luzia, em Patrocínio/MG.
A iniciativa representa uma importante oportunidade para ampliar o acesso da população aos serviços especializados de saúde, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para a redução da demanda reprimida no município.
O atendimento é voltado a pacientes direcionados pelo Sindcomércio Patrocínio e pela Secretaria Municipal de Saúde, conforme pessoas cadastradas em listas de espera. Os atendimentos em saúde integram as atividades do Sistema Comércio MG na Rua, ação realizada pelo Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas e Sindicato do Comércio de Patrocínio e Região, em parceria com a Prefeitura Municipal de Patrocínio.
Todas as unidades contam com infraestrutura climatizada, são dotadas de acessibilidade e utilizam equipamentos modernos e de alta performance. Equipes qualificadas prestam atendimentos totalmente humanizados e desenvolvem ações de educação com foco na prevenção e na promoção da saúde.
Segundo o prefeito de Patrocínio, a chegada do projeto representa um marco para o município. Em entrevista, ele destacou a importância da parceria e o impacto direto na saúde pública e na economia local. “Pela primeira vez na história, esse sistema chega a Patrocínio. É um grande trabalho realizado pelo presidente Carlos. Isso traz fomento ao empreendedorismo local e benefícios diretos na área da saúde”, afirmou.
O prefeito também ressaltou o alcance dos atendimentos e o alívio na demanda do sistema público. “A gente sabe que a saúde sempre é um gargalo em todos os municípios. Então essas parcerias são fundamentais. São mais de 600 atendimentos que vão ajudar a nossa comunidade e desafogar um pouco o sistema”, disse.
A ação também foi destacada pelo setor empresarial. O presidente do Sindcomércio Patrocínio, Carlos Alberto Apolinário, afirmou que a iniciativa deve movimentar diversos setores da cidade. “Nós estimamos em torno de 150 pessoas circulando aqui, movimentando restaurantes e hotéis. Além disso, teremos o ‘Liquida Fecomércio’, com empresas participantes e ações de divulgação no comércio local”, explicou.
Ele também ressaltou o impacto direto dos serviços de saúde: “São atendimentos odontológicos e oftalmológicos completos, não é só consulta. É tratamento mesmo, realizado aqui no município”, completou.
O representante ainda destacou a integração entre saúde e economia: “Esses atendimentos são gratuitos e ajudam a desafogar o sistema de saúde, ao mesmo tempo em que fomentam a economia local e o consumo no comércio de Patrocínio”, afirmou.
Já o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Patrocínio, Diego Magalhães Gabriel, comemorou a chegada das carretas e o impacto positivo para o setor. “Estamos muito felizes com o início das carretas odontológica e oftalmológica. Serão mais de 600 atendimentos, o que ajuda a reduzir as demandas do município”, disse.
Ele também destacou o efeito no comércio: “Isso dá um impulso ao nosso negócio. Os clientes podem comprar no comércio local mantendo um padrão de vendas mais estável”, afirmou.
Entre os beneficiados está a paciente Cleunice, que participou dos atendimentos odontológicos e relatou sua experiência. “Foi a primeira vez que eu participei desse atendimento odontológico e eu gostei muito. O atendimento foi de primeira, muito organizado. Parecia uma clínica particular. Fiz limpeza, tirei tártaro e já remarquei para continuidade do tratamento”, contou.
Ela também destacou a facilidade de acesso ao serviço:“Muita gente não tem condição de fazer esse tipo de tratamento. Aqui foi rápido, bem feito e eu recomendo para quem tiver oportunidade”, disse.

Saúde Bucal
Dedicada à assistência odontológica, a unidade OdontoSesc atende, em cerca de 60 dias, a 130 pacientes, aproximadamente.
A iniciativa impacta positivamente a vida de milhares de trabalhadores e trabalhadoras do comércio e de cidadãos e cidadãs de modo geral, pois leva não apenas tratamento odontológico, mas também ressalta a importância do cuidado com a saúde bucal para a qualidade de vida.
Atendimentos oftalmológicos
Para contribuir com a melhoria da assistência à saúde dos olhos da população mineira, o MedSesc Oftalmologia estará na cidade por 30 dias, realizando mais de 500 consultas e exames, como tonometria e autorrefração computadorizadas, que incluem refração, fundo de olho e biomicroscopia.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta que os pacientes cadastrados e convocados compareçam aos atendimentos agendados, garantindo o aproveitamento das vagas disponibilizadas pelo programa.
Sesc em Minas
Há 80 anos, o Sesc cumpre a missão de promover o encontro das pessoas com o bem-estar e a qualidade de vida.
São encontros diários com a Saúde, a Educação, o Turismo, o Lazer, o Esporte e a Cultura.
Fundado pela Confederação Nacional do Comércio em 13 de setembro de 1946, o Sesc em Minas é uma instituição privada mantida pela contribuição sindical do empresariado do comércio. Por isso, embora as atividades sejam destinadas a toda a população, os trabalhadores e as trabalhadoras do comércio de bens, serviços e turismo, incluindo dependentes, são o público prioritário das ações.
Em Minas Gerais, o Sesc atua em todas as regiões do estado, com 28 unidades fixas e 13 unidades móveis.
Sobre a Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Comércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais, que tem como presidente o empresário Nadim Donato.
A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando ao desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.
A Fecomércio MG atua há 85 anos, fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos e das cidadãs.
SERVIÇOS
OdontoSesc
Quando: de 05/06 a 05/08/2026, das 07h às 16h
Onde: Praça Santa Luzia, em Patrocínio/MG
Para quem: Pacientes direcionados pelo Sindcomércio Patrocínio e Secretaria Municipal de Saúde, conforme pessoas cadastradas na lista de espera municipal.
MedSesc Oftalmologia
Quando: de 05/06 a 08/07/2026, das 07h às 16h
Onde: Praça Santa Luzia, em Patrocínio/MG
Para quem: Pacientes direcionados pelo Sindcomércio Patrocínio e Secretaria Municipal de Saúde, conforme pessoas cadastradas na lista de espera municipal.
A população pode obter mais informações sobre os atendimentos e critérios de participação junto ao Sindcomércio Patrocínio ou à Secretaria Municipal de Saúde.
Mais informações:
Sindcomércio Patrocínio – Tel.: (34) 3831-2268 / (31) 99506-6691
Secretaria Municipal de Saúde – Tel.: (34) 3839-1818
(Ramal Oftalmologia: 237 e Ramal Odontologia: 479)
Responsável Técnica OdontoSesc: Bianca Alves Januário (CRO/MG 49833).