Falar sobre o câncer de mama e os impactos que ele provoca é um grande tabu na nossa sociedade, doença cujo nome, muitas vezes, sequer é mencionado. Muitos são os fantasmas que assombram o tema que nos leva a pensar, quase que de forma inevitável, na proximidade com a morte. Todavia, entre o tabu e a necessidade de discutir o tema, é preciso escolher o caminho mais coerente, afinal, o câncer é uma doença grave e impiedosa e as estatísticas são alarmantes.
O câncer de mama é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), para o Brasil, em 2014, são esperados 57.120 casos novos de câncer de mama. Alguns fatores de risco são bem conhecidos, como: envelhecimento, fatores relacionados à vida reprodutiva da mulher, história familiar, consumo de álcool, excesso de peso, sedentarismo. A idade continua sendo um dos mais importantes fatores de risco. Apesar de ser considerado um câncer de relativamente bom prognóstico, se diagnosticado e tratado oportunamente, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas no Brasil, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados.
Frente à gravidade do câncer a fragilidade humana se revela, desde a possibilidade da confirmação do diagnóstico até o fim do tratamento é uma longa trajetória, repleta de ansiedades e incertezas.
O câncer de mama afeta um órgão de grande significação para o universo feminino, alterando sua percepção enquanto mulher, trazendo à tona angústias acerca da sua identidade e sexualidade. As perdas são significativas e causam grande abalo emocional, tornando indispensável toda forma de apoio, seja ele familiar, social, médico ou psicológico, a fim de amparar e buscar minimizar o sofrimento.
A doença é determinante e impõe modificações, novas adaptações e aceitação. Muitas vezes é preciso reestruturar a própria vida, reconstruir as relações e encontrar uma nova maneira de ver o mundo e fazer parte dele.
Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada por diversos entes no mês de outubro dirigida a sociedade e as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Outubro_Rosa.
Fonte: Instituto Nacional de Câncer. Câncer da mama feminina. Disponível em:<http://www.inca.gov.br/estimativa/2014/sintese-de-resultados-comentarios.asp>.