INFORMATIVO DIÁRIO - EXPOCACCER
CAFÉ
Nesta quarta-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia em baixa, cotado à 93,85 cents/lb (-150 pontos) no vencimento maio/19. O mercado externo repercutiu a disparada do dólar ante o real durante o dia, mas a oferta ainda permeia os negócios.
Indústrias, cooperativas, associações e armazenadores de café do país cadastrados no Sistema de Pesquisa de Estoques Privados (Sipesp) começam a receber, nesta quarta-feira (27), as senhas de acesso para participar da pesquisa deste ano sobre o estoque do grão. O levantamento é realizado anualmente pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e possibilita o conhecimento sobre o abastecimento do produto no país e subsidia a elaboração de políticas agrícolas para o setor.
Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 92,73 e posteriormente em 91.62. Já resistências vistas em 95,68 e 97.52.
De acordo com a Somar Meteorologia, um corredor de umidade mantém a chuva mais volumosa numa faixa desde o Espírito Santo, até parte da Região Norte do Brasil. Já na metade sul do país, o ar mais seco impede a formação de nuvens e o tempo segue firme, com exceção da faixa leste entre o Sul e o Sudeste, onde a nebulosidade aumenta, a temperatura diminui e chove um pouco, devido aos ventos úmidos que sopram constantemente do mar.
DÓLAR
O dólar comercial fechou em forte alta no dia de hoje, cotado à R$3,9550 (+2,27%), com os investidores de olho na cena política local e nas negociações para a reforma da Previdência, após a Câmara ter aprovado na noite da véspera uma PEC que reduz o poder do Executivo sobre o Orçamento, o que foi visto pelo mercado como uma derrota do governo.
No dia anterior, os deputados aprovaram Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que torna obrigatória a execução de emendas coletivas no Orçamento da União, no que pode ser visto como um firme recado de insatisfação na relação com o governo do presidente Jair Bolsonaro após dias de farpas sendo trocadas entre Executivo e Legislativo.
O mercado também monitorou a participação do ministro da Economia, Paulo Guedes, em audiência da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. Guedes afirmou que a "bola" da reforma da Previdência "está com o Congresso".
Do lado externo, o mercado observou um dia importante para o Brexit, com o Parlamento reunido nesta tarde para definir o rumo da saída da UE. A premiê britânica, Theresa May, prometeu a parlamentares conservadores que vai deixar o cargo caso o acordo sobre o Brexit firmado com a União Europeia seja aprovado.
Italo Henrique/Expocaccer
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!