5 de Agosto de 2020 às 18:31

Café e Dólar encerram o dia em alta

Na regiões cafeeiras do Cerrado o tempo deverá ser seco

INFORMATIVO DIÁRIO - EXPOCACCER

CAFÉ

Continue lendo após anúncio
 

Nesta quarta-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia em alta, cotado à 121,55 cents/lb (+50 pontos/+0,41%) no vencimento setembro/20. No pregão da manhã, os contratos chegaram a subir de maneira mais expressiva após novas informações da OIC, mas o mercado recuou e registrava poucas variações no início da tarde.

Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 118.92 e posteriormente em 116.28. Já resistências vistas em 125.72 e 129.88.

De acordo com a Somar Meteorologia, tempo seco na maior parte das áreas de café nesta semana. A chuva alcança somente uma área entre Colatina-ES e o sul da Bahia (Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista). Apesar da presença de uma onda de calor no Sul, esperam-se temperaturas um pouco abaixo da média nas áreas produtoras nos próximos sete dias, mas sem geadas. Na segunda metade da semana que vem, a chuva retornará ao Paraná, Alta Paulista e Baixa Mogiana, mas com acumulado inferior aos 10mm.

DÓLAR

O dólar comercial fechou em alta no dia de hoje, cotado à R$5,2990 (+0,17%), com os investidores de olho na decisão do Banco Central do Brasil sobre a nova taxa básica de juros do país, definida no final desta tarde em 2,00% a.a após corte de 0,25 ponto percentual, renovando a mínima histórica. A decisão foi unânime no BC e estava em linha com a expectativa do mercado.

Na cena externa, o ouro ampliou os ganhos e atingiu nesta quarta-feira uma nova máxima recorde à medida que um dólar fraco e rendimentos dos títulos de dívida dos Estados Unidos em queda alimentavam uma onda de compras entre os investidores que procuram uma reserva segura de valor.

Com os mercados abalados pela pandemia de coronavírus, o ouro acumula avanço de mais de 34% no ano e é um dos ativos com melhor desempenho em 2020.

Na agenda de indicadores, o Relatório Nacional de Emprego da ADP mostrou criação de 167 mil vagas de trabalho no setor privado dos Estados Unidos em julho, bem abaixo da projeção do mercado de abertura de 1,5 milhão de novos postos.

Na cena doméstica, a expectativa é de que essa seja a última redução do ciclo de cortes da taxa de juros, iniciado em agosto de 2019, e que a taxa permaneça em 2% ao ano até setembro do ano que vem, quando voltaria a subir.
Muitos analistas citam o ambiente de juros baixos como um dos principais fatores para a disparada do dólar em 2020, uma vez que reduz rendimentos locais atrelados à Selic, prejudicando o investimento estrangeiro e, consequentemente, o fluxo cambial.


Italo Henrique - Expocaccer / Departamento Comercial


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!