5 de Setembro de 2020 às 08:33

Café e dólar encerram a semana em alta

Boletim Diário Expocaccer

INFORMATIVO DIÁRIO - EXPOCACCER

CAFÉ

-- Nesta sexta-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia em alta, cotado à 134,00 cents/lb (+ 280 pontos) no vencimento dezembro/20.

O mercado futuro do café finalizou a sexta-feira (4) com valorização para os principais contratos na Bolsa de Nova York (ICE Future US) e na Bolsa de Londres ((ICE Futures Europe). A semana foi positiva para os preços no mercado futuro após a ICE registrar os estoques mais baixos dos últimos 20 anos tanto em Nova York, como em Londres. 

Além dos estoques, neste pregão o café arábica teve suporte da Colômbia na formação dos preços. A Federação dos Produtores de Café da Colômbia divulgou que as exportações de café da Colômbia em agosto caíram -8%, para 1,118 milhão de sacas.

Em Nova York, o café arábica com vencimento em dezembro/20 teve alta de 280 pontos, valendo 134 cents/lbp, março/21 teve alta de 290 pontos, negociado por 134,55 cents/lbp, maio/21 encerrou com alta de 290 pontos, negociado por 135,40 cents/lbp e julho/21 registrou alta de 290 pontos, negociado por 136,20 cents/lbp. 

Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 132.02 e posteriormente em 130.03. Já resistências vistas em 135.72 e 137.43.

De acordo com a Somar Meteorologia, tempo ensolarado e quente na maior parte do Centro e Sul do Brasil nos próximos dias. As poucas precipitações alcançarão apenas o sul da Bahia e o Espírito Santo entre domingo e terça-feira com acumulado em torno dos 5mm. No sul de Minas Gerais, algumas simulações indicam chuva fraca a partir de meados de setembro.

DÓLAR

O dólar comercial fechou hoje também em alta, cotado à R$5,3080 (+ 0,32%).

O dólar comercial fechou hoje (4) em alta de 0,32%, cotado a R$ 5,3080 na venda, interrompendo uma sequência de três quedas seguidas. Apesar do resultado no dia, a moeda emendou a segunda semana de queda, recuando 1,99%. O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, fechou em alta de 0,52%, a 101.241,73 pontos, após duas quedas. Na semana, a Bolsa acumulou queda de 0,88%, interrompendo uma sequência de duas altas semanais.

No noticiário doméstico, o governo do presidente Jair Bolsonaro apresentou ao Congresso na quinta-feira sua PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da reforma administrativa, medida que animou o mercado na véspera, depois de meses de incertezas políticas e fiscais.

Nesta sexta-feira, o Banco Central vendeu 1.000 contratos de swap cambial tradicional para março de 2021 e 9.000 para julho de 2021, ante oferta total de 12 mil ativos em operação de rolagem. No Brasil, também repercutia notícia de que o presidente Jair Bolsonaro assinou despacho nesta sexta-feira que cancelou urgência pedida previamente para a tramitação da reforma tributária enviada ao Congresso em julho. O cancelamento vem após o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ter afirmado na noite da véspera que está encerrado o diálogo com o ministro da Economia, Paulo Guedes.

No exterior, os Estados Unidos divulgaram a criação de 1,371 milhão de vagas fora do setor agrícola no mês passado, abaixo da expectativa de 1,4 milhão de postos. A taxa de desemprego caiu a 8,4%, ante previsão de 9,8%.


Claudio Castello Branco Ribeiro Filho Expocaccer / Departamento Comercial


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!