(Foto: arquivo/ilustração) No dia 8 de setembro, segunda-feira,às 23h30 na Rua Edson Simonetti, nº 103, Bairro Pacaembu, Uberaba/MG uma criança do sexo feminino de 2 meses, havia se engasgado e corria sério risco de vida.
Quando a Equipe da Sala de Operações, Chefiada pelo 1º Sargento BM Paulo, atendente Cabo BM Eduardo, despachante 3º Sargento BM Jamio recebeu uma solicitação via 193, referente à Obstrução Respiratória a ligaão do pai, (C. N.), informava que seu filho que estava no colo da mãe (T. S. S. N.), havia engasgado durante amamentação, iniciou os procedimentos de orientação.
O atendente Cabo BM Eduardo orientou ao pai os procedimentos necessários que ele deveria realizar até a chegada da Unidade de Resgate, que durante a orientação foi encaminhada, através de outro militar da Sala de Operações, 3º Sargento BM Jamio, para o endereço.
Enquanto a Unidade de Resgate chefiada pelo 3º Sargento BM Rafael deslocou rapidamente para o local, através das orientações repassadas via telefone o quadro era revertido. Quando a Guarnição chegou ao local se deparou com o bebê consciente e respirando nos braços de sua mãe.
Segundo a mãe, o bebê sofreu uma obstrução de vias aéreas pelo leite materno e não conseguia respirar. Ela contou que ligou para o 193 e recebeu as orientações do Cabo BM Eduardo e, juntamente com seu marido, iniciou algumas manobras para reverter a obstrução, conforme o militar os orientava.
Após analise da paciente os Bombeiros verificaram que ela já estava respirando, porém permanecia letárgica. A equipe verificou os sinais vitais e entrou em contato com o médico regulador da central do Samu, o qual orientou o encaminhamento da vítima para o Hospital da Criança.