INFORMATIVO DIÁRIO - EXPOCACCER
CAFÉ
-- Nesta sexta-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia em baixa, cotado à 100,95 cents/lb (-110 pontos) no vencimento julho/19. O mercado realiza ajustes técnicos depois de ganhos recentes e novos dados da oferta. Na semana, houve baixa de 3,49%.
A produção de café do México deverá saltar 12,3% em 2019/20, atingindo 4,55 milhões de sacas de 60 kg, informou adido do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) em relatório publicado nesta quinta-feira, conforme o país continua se recuperando da doença de ferrugem-do-café. As exportações do produto pelo México em 2019/20 foram previstas em 3,3 milhões de sacas de 60 kg, ante 3,2 milhões de sacas na temporada anterior. Os EUA são o principal destino do café mexicano.
Embora a produção esteja se recuperando da devastação causada por um grande surto de ferrugem há alguns anos graças às plantas mais resistentes a doenças, os agricultores agora têm de lidar com os efeitos dos baixos preços globais, segundo o relatório.
Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 99.57 e posteriormente em 98.18. Já resistências vistas em 102.82 e 104.68.
De acordo com a Somar Meteorologia, a presença de uma massa de ar seco impede a formação de nuvens de chuva nas principais áreas produtoras de café. Amanhã a nebulosidade irá aumentar no Paraná, mas dificilmente irá chover. Em meados da semana que vem, o avanço de uma frente fria deverá provocar chuva no Sul do Brasil, mas no norte do Paranã a chance de chuva é muito pequena.
DÓLAR
-- O dólar comercial fechou em baixa no dia de hoje, cotado à R$3,8780 (-0,12%), com investidores de olho nas negociações entre o Executivo e o Congresso em torno da aprovação de reformas e acompanhando desdobramentos de questões comerciais no exterior.
No cenário externo, o Departamento do Trabalho dos EUA divulgou nesta sexta que a criação de vagas de trabalho nos Estados Unidos desacelerou acentuadamente em maio e os salários subiram menos que o esperado, sugerindo que a perda de ímpeto na atividade econômica está se disseminando para o mercado de trabalho, o que pode pressionar ainda mais o Federal Reserve (BC dos EUA) a cortar os juros até três vezes até o fim deste ano.
Já na disputa comercial com a China, o governo norte-americano prorrogou em duas semanas o prazo para a entrada de exportações chinesas nos EUA antes de elevar tarifas a 25%.
No lado doméstico, o mercado seguiu monitorando desdobramentos ligados à pauta econômica, em especial à reforma da Previdência, com expectativa de que o parecer do relator do texto na comissão especial seja apresentado no início da próxima semana.
Na quinta-feira, um grupo de 25 governadores assinou uma carta pedindo a manutenção dos Estados e municípios no texto da reforma, em um movimento que tenta se contrapor à possibilidade, levantada no Congresso, de que os servidores estaduais e municipais não sejam cobertos pelas mudanças de regras. Contribuiu para o bom humor na cena local a decisão do Supremo Tribunal Federal na noite de quinta-feira que dispensa aval prévio do Congresso Nacional para a venda do controle de acionário de subsidiárias de estatais.
Italo Henrique Expocaccer / Departamento Comercial
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!