5 de Julho de 2018 às 09:57

Boletim EXPOCACCER 04/07: Poucos negócios no mercado do café devido “Independence Day” nos EUA

Dólar fechou com pequena alta

CAFÉ

Nesta quarta-feira, com o feriado do Dia da Independência nos EUA o mercado de café não teve a referência de NY. Consequentemente, no físico poucos negócios aconteceram.

De acordo com o boletim da Somar Meteorologia, a frente fria que passou pela costa do Sudeste se afasta para o Oceano e agora apenas os ventos que sopram do mar mantém o tempo nublado e com chuva fraca desde o leste paulista até o Espírito Santo. Amanhã, quinta-feira (5), o ar seco volta a tomar conta de toda a Região Sudeste e vai impedir a chuva além de favorecer a elevação da temperatura até meados da semana que vem. No sul do país, uma área de instabilidade provoca até mesmo temporais, mas apenas entre o norte gaúcho e Santa Catarina. No Paraná, sobretudo no norte do estado, o tempo segue firme e quente. A chuva só alcança o norte do Paraná, a partir da terça-feira da semana que vem, mesmo assim, de maneira fraca, isolada e passageira, o que não deve prejudicar o andamento da colheita.

DÓLAR

Em pregão influenciado pelo feriado nos EUA, o dólar fechou a cotação de hoje em pequena alta de 0,43%, à R$ 3,9140 na venda. Os investidores seguem atentos aos rumos da disputa comercial entre Estados Unidos e China, que terá o próximo capítulo na próxima sexta-feira (6) com o início do prazo anunciado pelo governo norte-americano para taxação dos produtos chineses.

Além disso, a política monetária nos EUA também estará no radar nesta semana, com a divulgação da ata do Federal Reserve, banco central do país, e importantes dados de emprego. O mercado segue no aguardo de sinais sobre as próximas altas de juros. Visto que taxas mais elevadas tendem a atrair à maior economia do mundo recursos aplicados hoje em outras praças financeiras, como a brasileira.

Na cena interna, o Banco Central brasileiro ofertou e vendeu integralmente 14 mil swaps tradicionais, equivalentes à venda futura de dólares, para rolagem dos contratos que vencem em agosto, no total de 14,023 bilhões de dólares.

Com isso, rolou o equivalente a 2,1 bilhão de dólares do total que vence no próximo mês. Por enquanto, o Banco Central não anunciou intervenção extraordinária no mercado de câmbio, mantendo o padrão de só atuar com maior volume quando o câmbio se desloca dos movimentos no exterior.

Italo Henrique Expocaccer /Departamento Comercial*


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!