28 de Junho de 2019 às 08:14

Boletim diário Expocaccer 27-06: cotação do arábica na ICE encerrou o dia em alta

Saiba mais

INFORMATIVO DIÁRIO - EXPOCACCER

CAFÉ


-- Nesta quinta-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia em alta, cotado à 106,70 cents/lb (+65 pontos) no vencimento setembro/19, recuperando parte das quedas do dia anterior, sem grandes oscilações no decorrer do pregão.

De acordo com o SUMÁRIO EXECUTIVO DO CAFÉ – JUNHO 2019, publicado e divulgado pela Secretaria de Política Agrícola – SPA, do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – Mapa, e, também, do Levantamento da Safra de Café, da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab, nas áreas em produção de café no Brasil, os cafés arábica ocupam atualmente o equivalente a 1,47 milhão de hectares, e a espécie conilon a 373,22 mil hectares, o que corresponde, respectivamente, a 0,57% e 0,14% da área explorada com atividades agrícolas do território nacional, que totalizam 256,8 milhões de hectares. A cafeicultura brasileira, que compreende as espécies arábica e conilon, utiliza 1,84 milhão de hectares de área em produção neste ano, número que representa apenas 0,71% da área explorada com atividades agrícolas no nosso país.

Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 105.87 e posteriormente em 105.03. Já resistências vistas em 107.47 e 108.23.

De acordo com a Somar Meteorologia, uma frente fria avança pela costa do Sudeste e faz da quinta-feira um dia de tempo mais nublado, com chuva isolada e temperatura mais amena entre o norte do Paraná e a Região Sudeste. Amanhã, o sistema já se afasta da Região, dando lugar novamente ao ar mais seco. O fim de semana será de sol e até calor durante as tardes e somente em meados da semana que vem que outra frente fria deverá provocar chuva e declínio de temperatura nas áreas majoritárias. Já na previsão estendida, no fim de semana, outra frente fria vai avançar pelo Sul do país e desta vez poderá provocar chuva no café do Paraná, ainda assim de forma muito isolada, nas outras áreas produtoras, por enquanto a chance de chuva é muito pequena. Na retaguarda desta novo sistema foi identificada a presença de uma área de alta pressão que deverá provocar um novo e acentuado declínio de temperatura no Rio Grande do Sul, mas os ventos em altos níveis da atmosfera não devem ajudar esta massa de ar frio alcançar as áreas produtoras de café. Portanto, por enquanto NÃO HÁ RISCO DE GEADAS NO CAFÉ.

DÓLAR


-- O dólar comercial fechou em baixa no dia de hoje, cotado à R$3,8340 (-0,36%), com investidores à espera de novos desdobramentos sobre a reforma da Previdência e de olho no cenário político do país, e tendo o exterior como pano de fundo

A sessão da comissão especial da Câmara prevista para esta quinta-feira foi adiada, o que leva a votação da matéria no colegiado também para a próxima semana. Está previsto para a próxima terça-feira um encontro com governadores, ocasião em que os chefes dos Executivos estaduais levarão um levantamento do número de votos que conseguiriam mobilizar e uma sugestão do texto que consideram adequado para que Estados e municípios possam ser incorporados pela reforma.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta quinta que confia no "papel decisivo" da Câmara e do Senado na reforma da Previdência. Guedes deu a declaração após se reunir com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), na residência oficial do parlamentar.

Investidores também mantiveram no radar o exterior, em especial a cúpula do G20, que começa na sexta-feira. O foco é o encontro bilateral entre os presidentes chinês, Xi Jinping, e norte-americano, Donald Trump, quando se espera que os líderes das duas maiores economias globais achem uma resolução para a guerra comercial.

Italo Henrique Expocaccer / Departamento Comercial


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!