28 de Fevereiro de 2019 às 08:28

Boletim diário Expocaccer 27-02: Cotação do arábica na ICE encerrou o dia em alta

Saiba mais

INFORMATIVO DIÁRIO - EXPOCACCER

CAFÉ
-- Nesta quarta-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia em alta, cotado à 98,95 cents/lb (+215 pontos) no vencimento maio/19, com o mercado externo se recuperando após proximidade das mínimas dos últimos cinco meses, com suporte do câmbio e em ajustes.

A Colômbia, maior produtora mundial de café arábica lavado, planeja vender sua colheita a um preço que cubra os custos de produção, sem estar atrelado à cotação do mercado de Nova York, informou a federação nacional do café nesta terça-feira.
A federação há tempos soou o alarme quanto aos preços baixos, que deixam muitos cafeicultores operando com prejuízos, argumentando aos grandes compradores que eles deveriam garantir que os produtores obtivessem lucro. Os cafeicultores ainda pediram subsídios ao governo.
Os produtores precisam obter 760 mil pesos (cerca de 240 dólares) por 125 kg no mercado interno para atender aos custos de produção, disse a federação. Os preços no mercado interno estavam em 690 mil pesos por carregamento na segunda-feira.

Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 97,33 e posteriormente em 95.72. Já resistências vistas em 100,03 e 101.12.
 
De acordo com a Somar Meteorologia, o avanço de uma frente fria, junto com áreas de instabilidade, provocou chuva forte desde o Paraná até parte da Região Sudeste nesta terça-feira, com acumulados que passaram dos 50mm na maior parte das áreas produtoras. No decorrer dos próximos dias, a chuva diminui no Paraná, mas o sistema ainda deverá provocar chuva nas áreas majoritárias do Sudeste do país.

DÓLAR
-- O dólar comercial fechou em queda no dia de hoje, cotado à R$3,7310 (-0,37%), com o mercado aguardando avanços ligados à reforma da Previdência, apesar de uma tendência de mais cautela no cenário externo. O movimento também foi influenciado pela formação da PTAX, calculada ao final de cada mês pelo Banco Central, e pela preparação de investidores para o feriado do Carnaval.
Investidores seguem monitorando negociações ligadas à reforma, ainda que a matéria só deva avançar de fato após o Carnaval. As mudanças no sistema de aposentadoria e pensões são consideradas importantes pelo mercado para a recuperação mais robusta da economia.

Ontem, o presidente Jair Bolsonaro ouviu de parlamentares que o governo precisa sinalizar disposição para alterar artigos da reforma que tratam do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e das aposentadorias rurais, caso contrário, a proposta terá dificuldades de andar no Congresso.
Sabendo que ainda não tem votos suficientes para a aprovar a reforma, o governo parte agora para uma aproximação com bancadas e líderes.

No exterior, há cautela e certa aversão ao risco entre investidores após o Paquistão realizar ataques aéreos e abater dois jatos indianos nesta quarta-feira, segundo autoridades paquistanesas.


Italo Henrique Expocaccer / Departamento Comercial


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!