23 de Março de 2019 às 08:35

Boletim diário Expocaccer 22-03: Cotação do arábica na ICE encerrou o dia em baixa

Saiba mais

INFORMATIVO DIÁRIO - EXPOCACCER

CAFÉ


-- Nesta sexta-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia em baixa, cotado à 93,90 cents/lb (-90 pontos) no vencimento maio/19. O mercado retomou na sessão a trajetória baixista dos últimos dias ainda acompanhando a oferta e lavouras no Brasil. Na semana, houve queda de 3,98%.

O Brasil continua a ofertar e tem sido um grande vendedor/exportador nos últimos meses. Com isso, os preços estão caindo abaixo dos níveis rentáveis para a maioria dos produtores mundiais.

Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 93,20 e posteriormente em 92.50. Já resistências vistas em 95,05 e 96.20.

De acordo com a Somar Meteorologia, a presença de uma frente fria na altura da costa da Bahia, junto com a formação de uma área de baixa pressão provoca bastante chuva desde a costa da Bahia até parte da Região Norte do Brasil, onde a semana que vem ainda será de grandes acumulados de chuva. Já no Arábica do centro e sul do país, o mês de março termina com chuva menos intensa e mais isolada.

DÓLAR

-- O dólar comercial fechou em forte alta no dia de hoje, cotado à R$3,9030 (+2,68%), o dia foi de turbulência nos mercados, atentos ao cenário político após a prisão do ex-presidente Michel Temer e à tramitação da reforma da Previdência depois de o governo ter encaminhado a proposta de reestruturação do sistema dos militares.

Na Alemanha, maior economia do bloco, a atividade industrial recuou pelo terceiro mês consecutivo em março, com o PMI Composto alcançando a menor leitura desde junho de 2013, reacendendo os temores em relação a um desaquecimento global ainda maior.

Internamente, a semana termina com cautela renovada sobre a reforma da Previdência, após as prisões do ex-presidente Michel Temer e do ex-ministro Moreira Franco na véspera, com preocupação por eventual rescaldo no Congresso atual.

As prisões dos emedebistas no âmbito da Lava Jato somaram-se a um mau humor que já vinha desde quarta-feira, quando a proposta de reforma da Previdência dos militares entregue pelo governo ao Congresso mostrou uma previsão de economia muito abaixo do esperado e desagradou parlamentares.


Italo Henrique Expocaccer / Departamento Comercial


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!