INFORMATIVO DIÁRIO - EXPOCACCER
CAFÉ
-- Nesta quarta-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia em alta, cotado à 97,65 cents/lb (+165 pontos) no vencimento maio/19. Após duas quedas seguidas e de ficar abaixo de 96 cents por libra-peso, o mercado reagiu em ajustes técnicos, sem novidades fundamentais.
O Brasil deve exportar um recorde de quase 40 milhões de sacas de café, entre grãos verdes e industrializados, no atual ano-safra 2018/19 (julho/junho), em um aumento de quase 10 milhões de sacas ante o ciclo anterior, previu o Cecafé nesta quarta-feira, em um tom otimista após embarques volumosos em fevereiro.
De acordo com o Conselho dos Exportadores de Café do país (Cecafé), só de grãos verdes devem ser registrados embarques de 36,3 milhões a 36,6 milhões de sacas, configurando-se também como um volume histórico, após 26,8 milhões em 2017/18.
Até agora, os recordes ficam com o ano cafeeiro de 2014/15: 36,6 milhões de sacas no total, sendo 33,1 milhões de café verde.
Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 95,98 e posteriormente em 94.32. Já resistências vistas em 98,53 e 99.42.
De acordo com a Somar Meteorologia, calor, presença de umidade e de áreas de instabilidade mantém a chuva nas áreas produtoras de Arábica entre norte do Paraná, São Paulo e centro-sul de Minas. Já no Conilon do Estpírito Santo e Bahia, o tempo seco e quente ainda prejudica os cafezais destas regiões.
DÓLAR
-- O dólar comercial fechou em leve baixa no dia de hoje, cotado à R$3,8140 (-0,10%), com a tramitação da reforma da Previdência sob as atenções dos investidores, em dia em que se espera a instalação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na Câmara.
A tramitação da reforma da Previdência no Congresso continua sendo o principal foco dos investidores de câmbio e juros no Brasil e ditou o ritmo dos negócios, destacou a Reuters.
É aguardada para hoje a instalação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, primeiro colegiado a votar a proposta feita pelo governo de Jair Bolsonaro. O presidente da casa Rodrigo Maia, no entanto, já sinalizou que aguarda a proposta para o sistema previdenciário dos militares.
O ajuste de alta do dólar hoje no Brasil vai de encontro ao movimento visto no exterior hoje. A leitura de que o Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano) deve manter a postura paciente na política monetária amparou o desempenho mais moderado do dólar nos mercados internacionais.
Italo Henrique Expocaccer / Departamento Comercial
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!