INFORMATIVO DIÁRIO - EXPOCACCER
CAFÉ
-- Nesta segunda-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia forte baixa, cotado à 100,20 cents/lb (-240 pontos) no vencimento março/19, o mercado seguiu acompanhando o dólar e informações sobre a previsão do tempo o Brasil. Essa foi a terceira queda consecutiva do mercado na ICE. Com a queda de mais de 200 pontos, o vencimento referência quase perdeu o patamar de 100 cents/lb.
O Brasil começou bem o ano em termos de exportação de café. Segundo dados compilados pelo Cecafé, Conselho dos Exportadores de Café do Brasil, em seu relatório de exportações mais recente, o país exportou 3,28 milhões de sacas de café em janeiro deste ano, considerando a soma de café verde, solúvel e torrado & moído.
O volume no mês foi 20,8% superior a janeiro de 2018, quando o país havia exportado 2,72 milhões de sacas. A receita cambial também apresentou crescimento, de 0,2%, em relação ao mesmo mês do ao passado, chegando a US$ 439 milhões.
Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 99,13 e posteriormente em 98.07. Já resistências vistas em 101.98 e 103.77.
De acordo com a Somar Meteorologia, é esperado chuva durante toda semana para as principais regiões produtoras de café. A média esperada hoje para o Sul de Minas é de 9.22mm e no Cerrado a média é de 10.67mm. Ourinhos e região devem receber aproximadamente 3mm, Matipó e região aproximadamente 1mm, já no Espirito Santo o dia deve ser de zero chuva. Os modelos mostram que o volume de chuva deve aumentar a partir de quarta-feira.
DÓLAR
-- O dólar comercial fechou o dia em alta no dia de hoje, cotado à R$3,7630 (+0,80%), subindo pelo quarto pregão seguido em meio à cautela no exterior diante de possibilidade de nova paralisação do governo dos Estados Unidos e incerteza nas negociações comerciais entre EUA e China.
No cenário externo, o mercado monitorou notícias das negociações entre democratas e republicanos para um possível acordo antes de sexta-feira, quando expira o prazo de financiamento para o Departamento de Segurança Interna e outras agências do governo federal.
Em relação às negociações comerciais, EUA e China deram início nesta segunda a mais uma rodada de discussões, com autoridades dos EUA em visita a Pequim.
Crescem as preocupações de que as conversas podem não encerrar a disputa comercial entre as duas maiores economias do mundo, uma vez que representantes norte-americanos pressionarão a China a alterar o tratamento à propriedade intelectual de empresas dos EUA.
Na cena interna, os investidores também continuaram acompanhando de perto a situação de saúde do presidente Jair Bolsonaro e indicações do governo sobre a Previdência. O presidente completou no domingo duas semanas de internação no hospital Albert Einstein e apresenta “boa evolução”, de acordo com os médicos.
Italo Henrique Expocaccer / Departamento Comercial
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!