9 de Novembro de 2019 às 08:56

Boletim diário Expocaccer 08-11: Cotação do arábica na ICE encerrou o dia em em alta

Saiba mais

INFORMATIVO DIÁRIO - EXPOCACCER

CAFÉ

-- Nesta sexta-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia em em alta, cotado à 109,45 cents/lb (+35 pontos) no vencimento dezembro/19, com leve ajuste no dia, mas acumulando alta de 545 pontos na semana.

A valorização foi impulsionada pela projeção anunciada pela Organização Internacional do Café (OIC) de que haverá um déficit de 500 mil sacas na safra mundial 2019/20.

Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 108.53 e posteriormente em 107.62. Já resistências vistas em 110.13 e 110.82.

De acordo com a Somar Meteorologia, a chuva concentra-se sobre São Paulo e Minas Gerais. Não acontecem precipitações bem distribuídas espacialmente, mas os acumulados são significativos onde ocorrem. Entre ontem e hoje, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou 30mm em Machado-MG, 40mm São Sebastião do Paraíso-MG e Varginha-MG, 120mm em Passos-MG, 15mm em Casa Branca-SP, 20mm em Franca-SP e 10mm em Itapira-SP. Como exemplo para mostrar a má distribuição da precipitação, enquanto Passos recebeu mais de 100mm, em Araxá, 200km a norte, o acumulado ainda não chega aos 10mm. Houve granizo em São João da Boa Vista-SP, mas, por enquanto, há relatos de danos apenas na área urbana. Nos próximos dias, a chuva acontecerá em áreas diferentes. Entre hoje e amanhã, a chuva mais intensa será registrada entre a Mogiana, sul e Zona da Mata de Minas Gerais. De uma forma geral, o acumulado varia entre 20mm e 40mm. Entre a segunda e terça-feira, a chuva forte acontecerá sobre o norte do Paraná com acumulado entre 30mm e 50mm. No Espírito Santo, a chuva será vista entre a segunda e a quarta-feira da semana que vem. E somente a partir da quinta-feira, uma frente fria será capaz de trazer precipitação mais abrangente para todas as áreas de café.


DÓLAR
-- O dólar comercial fechou em alta no dia de hoje, cotado à R$4,1680 (+1,80%), com incertezas sobre um acordo entre Estados Unidos e China no exterior e com os investidores avaliando os impactos políticos da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de derrubar a possibilidade de prisão depois de condenação em segunda instância.

Na quinta-feira, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a possibilidade de iniciar a execução de pena de prisão após condenação em segunda instância. A decisão está sendo vista por analistas como uma derrota da operação Lava Jato. Nesta tarde, o juiz Danilo Pereira Júnior, da 12ª Vara Criminal Federal de Curitiba, aceitou o pedido da defesa do ex-presidente do República Luiz Inácio Lula da Silva e o autorizou a deixar a prisão.
A frustração com o resultado dos leilões do pré-sal, marcados pela ausência de participação de empresas privadas estrangeiras, pegou no contrapé boa parte do mercado que estava vendida na moeda americana, o que significa que a correção pode se estender pelos próximos pregões.

No exterior, a cautela prevalecia após uma notícia da Reuters sugerindo que autoridades da Casa Branca se opõem à revogação de tarifas sobre Pequim levantar incertezas sobre a primeira fase de um acordo comercial.
Na quinta-feira, autoridades dos EUA e da China disseram que os dois países irão reverter as tarifas sobre os produtos um do outro na "fase um" de um acordo comercial se ele for finalizado.


Italo Henrique Expocaccer / Departamento Comercial

 


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!