INFORMATIVO DIÁRIO - EXPOCACCER
CAFÉ
-- Nesta segunda-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia em baixa, cotado à 103,65 cents/lb (-35 pontos) no vencimento dezembro/19, após iniciar o dia com correção técnica.
A expansão da atividade de manufaturados na China no mês de outubro surpreendeu positivamente atingindo o mais alto patamar desde fevereiro de 2017, animando os mercados por ocorrer mesmo após o incremento de tarifas e dando folego para as commodities subirem acentuadamente na sexta-feira.
O café arábica teve a segunda melhor performance entre os componentes do CRB durante a semana passada, resistindo a baixas pontuais em algumas sessões para então romper indicadores técnicos que atraíram mais cobertura da posição vendida dos fundos.
Quanto às chuvas no cinturão produtor brasileiro, que foram limitadas em algumas áreas no mês de outubro, já voltam à ser reportadas com maior abrangência.
Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 102.62 e posteriormente em 101.58. Já resistências vistas em 104.17 e 105.78.
De acordo com a Somar Meteorologia, a semana começa com sol e calor nas áreas cafeeiras de São Paulo e Minas Gerais, mas entre terça e quarta-feira, a chegada de uma frente fria em conjunto com áreas de instabilidade volta a trazer chuvas para essa área com acumulados entre 30 a 50mm em cinco dias. No Paraná as chuvas podem começar ainda nesta segunda-feira, mas de forma isolada. No Espírito Santo, a chuva é mais irregular e com menor acumulado. Na Bahia, tempo continua firme e seco.
DÓLAR
-- O dólar comercial fechou em alta no dia de hoje, cotado à R$4,0150 (+0,42%), em semana marcada pelo leilão de excedentes da cessão onerosa e pela expectativa de anúncio de medidas econômicas pela equipe econômica do ministro Paulo Guedes.
O cenário doméstico estava favorável nesta sessão, com os agentes do mercado aguardando um amplo conjunto de medidas econômicas, mirando o corte de incentivos tributários e a desvinculação de recursos de fundos não constitucionais para pagamento da dívida pública, entre outras iniciativas.
A expectativa é que Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, entreguem na terça-feira ao Senado todas as medidas referentes ao pacto federativo, que terão sua tramitação iniciadas na Casa.
O leilão de excedentes da cessão onerosa será realizado na quarta-feira, com altas expectativas dos investidores sobre a entrada de fluxos no Brasil. O bônus total das áreas que serão leiloadas foi fixado em R$ 106,5 bilhões, o que pode fazer da licitação a maior de áreas de petróleo do mundo.
No exterior, o dia foi marcado por dados fracos vindos do exterior, o que alimentava a procura pela moeda norte-americana. A atividade industrial da zona do euro contraiu com força no mês passado uma vez que a demanda foi novamente afetada pela guerra comercial dos Estados Unidos e pela contínua falta de clareza sobre a saída do Reino Unido da União Europeia, segundo a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês).
Pequim e Washington falaram na sexta-feira sobre progressos nas negociações para resolver uma disputa comercial que prejudicou a economia global e abalou repetidamente os mercados financeiros, com autoridades dos EUA a dizerem que um acordo poderá ser assinado este mês.
A data-chave em foco é 15 de dezembro, quando novas tarifas dos EUA sobre importações chinesas, de brinquedos a produtos eletrônicos, deverão entrar em vigor.
Italo Henrique Expocaccer / Departamento Comercial
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!