INFORMATIVO DIÁRIO - EXPOCACCER
CAFÉ
-- Nesta sexta-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia em em baixa, cotado à 99,00 cents/lb (-305 pontos) no vencimento dezembro/19, o mercado assimilou nos últimos dias informações sobre o Brasil, câmbio e dados da oferta global. Na semana, houve queda de 1,88%.
Segundo levantamento da Embrapa, a safra dos Cafés do Brasil estimada para o presente ano de 2019 totaliza um volume físico equivalente a 48,99 milhões de sacas de 60kg. Desse total, 34,47 milhões de sacas são de café arábica, o que representa em torno de 70% da safra, e 14,52 milhões de sacas de conilon, que correspondem a 30%. Entretanto, a safra 2019 teve uma redução de 20,5% da produção nacional de cafés, se tal performance for comparada com o mesmo período anterior, quando o país colheu um volume recorde de 61,66 milhões de sacas em 2018.
Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 97.50 e posteriormente em 96.00. Já resistências vistas em 101.50 e 104.00.
Já de acordo com a Somar Meteorologia, o mês de Outubro começou com tempo firme na maior parte das áreas produtoras do Brasil. Apenas o Robusta de Rondônia recebe algumas pancadas de chuva nestes primeiros dias do mês. Enquanto isso, o Sudeste e também o norte Paraná permanecem com tempo seco, ao longo desta semana e com temperaturas elevadas. No Sul do país, o avanço de uma frente fria provoca fortes temporais entre RS, SC e oeste do Paraná. No Arábica do Paraná, podem ocorrer algumas pancadas de chuva no decorrer do fim de semana, mas de forma localizada e rápida.
DÓLAR
-- O dólar comercial fechou em baixa no dia de hoje, cotado à R$4,0580 (-0,75%), tendo como pano de fundo dados do mercado de trabalho dos Estados Unidos que reforçaram apostas de mais corte de juros pelo Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) este ano.
A criação de vagas nos Estados Unidos aumentou moderadamente em setembro, com a taxa de desemprego caindo para perto da mínima de 50 anos de 3,5%. Analistas esperavam mais abertura de postos de trabalho e uma taxa de desemprego levemente maior.
Os investidores também repercutiram a fala do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell. Nesta sexta-feira, ele deu poucos indícios sobre o futuro da política monetária dos EUA e disse que a economia norte-americana está andando apesar dos obstáculos que enfrenta.
Na cena interna, as expectativas de volta do fluxo de recursos ao país, decorrentes dos leilões de petróleo e de operações de empresas, também têm ajudado a pressionar o dólar contra o real.
Entre outubro e o início de novembro, o Brasil realizará três leilões de áreas de petróleo e gás, sendo dois no pré-sal, com expectativa de arrecadação superior a R$ 110 bilhões, caso todas as áreas sejam arrematadas.
Italo Henrique Expocaccer / Departamento Comercial
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!