INFORMATIVO DIÁRIO - EXPOCACCER
CAFÉ
-- Nesta sexta-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia em alta, cotado à 100,20 cents/lb (+175 pontos) no vencimento maio/19, com o mercado adotando cautela antes do Carnaval.
As exportações brasileiras de café arrecadaram US$ 3,29 bilhões de receita cambial no período de julho de 2018 a janeiro de 2019. O volume físico exportado foi equivalente a 24,19 milhões de sacas de 60kg. Desse total, 21,93 milhões de sacas, que equivalem a 90,6%, foram de café verde, dos quais 19,82 milhões (81,9% do total) de café arábica e 2,11 milhões de café robusta (8,7%). E ainda do total exportado foram vendidas 2,25 milhões de sacas de café industrializado, sendo 2,24 milhões sacas de café solúvel (9,3% do total) e 12,36 mil sacas de torrado e moído (0,1%).
Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 98,63 e posteriormente em 97.07. Já resistências vistas em 101,28 e 102.37.
De acordo com a Somar Meteorologia, a semana termina ainda com muita umidade no Sudeste do país. A presença de áreas de instabilidade, alimentadas pela umidade quem vem da Amazônia mantém o tempo nublado e com chuva volumosa e persistente nas áreas do arábica do Sudeste. No conilon capixaba, a chuva é menos intensa e mais isolada. No arábica do norte do Paraná, a semana termina com sol e calor, onde só volta a chover em meados da semana que vem
DÓLAR
-- O dólar comercial fechou em alta no dia de hoje, cotado à R$3,7820 (+0,74%), abrindo o mês de março no lado positivo, o mercado teve liquidez reduzida nesta sexta-feira, o que levanta possibilidade de alguma volatilidade.
No cenário interno, agentes financeiros observaram possíveis desdobramentos ligados à Previdência. A expectativa é que a matéria comece a avançar de fato na semana após Carnaval, com a instalação de comissões especiais.
Na quinta-feira, o presidente Jair Bolsonaro admitiu a possibilidade de rever alguns pontos da reforma, entre eles a idade mínima para as mulheres, além de possíveis concessões no Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Do panorama internacional, o mercado observou o noticiário sobre as negociações comerciais entre Estados Unidos e China, após o presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçar desistir de acordo se ele não for bom o bastante.
Entretanto, ainda na quinta-feira, o assessor econômico da Casa Branca Larry Kudlow disse à CNBC que o progresso na semana passada "foi fantástico", acrescentando que os países estão caminhando em direção a um acordo memorável e histórico.
Ainda nos EUA, dados divulgados pelo Departamento do Comércio dos EUA mostrou que a inflação permaneceu benigna em dezembro, com alta de 0,2%, repetindo ganho semelhante de novembro.
Italo Henrique Expocaccer / Departamento Comercial
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!