CAFÉ
Nesta quinta-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia mais uma vez em baixa, à 105,35 cents/lb (-65 pontos) no vencimento dezembro/18. Sem novidades fundamentais, o mercado se aproxima cada vez mais dos 100 cents/lb.
As chuvas acumuladas dos últimos dias em áreas produtoras de café do Brasil fizeram com que floradas precoces fossem registradas em lavouras das variedades arábica e conilon conforme reportado pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da Esalq/USP).
Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 104,47 e posteriormente em 103.58. Já resistências vistas em 106.67 e 107.98.
De acordo com o boletim da Somar Meteorologia, a passagem de uma frente fria pela costa do Sudeste, provoca chuva fraca e isolada. No Sul de Minas, poderá chover de maneira um pouco mais expressiva na sexta-feia (17), mas em pontos isolados. A temperatura permanece baixa, mas longe de fazer o frio que fez na semana passada.
DÓLAR
O dólar encerrou a quinta-feira em leve alta, cotado à R$3,9060 (0,12%), diante do quadro de incerteza com a eleição presidencial deste ano. A moeda norte-americana chegou a recuar no início dos negócios, com algum alívio no exterior após a China ter anunciado que vai realizar nova rodada de negociações comerciais com os Estados Unidos.
Embora o engajamento tenha sido visto por analistas e empresários externos como positivo, eles alertaram que as negociações provavelmente não levariam a um avanço, já que ocorrerão entre funcionários de segundo escalão. Ainda assim, a notícia serviu para aliviar os temores globais e levava a uma busca pelo risco, com o dólar em queda ante uma cesta de moedas e também divisas de países emergentes.
Mas os investidores foram às compras de dólares após notícia que dizia que o candidato que mais agrada ao mercado, o tucano Geraldo Alckmin, pode ser alvo de denúncias do Ministério Público de São Paulo ainda antes do 1º turno das eleições, dia 7 de outubro. O ex-governador de São Paulo prestou depoimento no dia anterior, em investigação que apura suposto caixa 2 em suas campanhas de 2010 e 2014.
Enfim, estamos na temporada de boatos, que vai até a definição do presidente. O mercado primeiro reage e depois reavalia, e nos próximos dias não deve ser diferente.
Italo Henrique- Expocaccer / Departamento Comercial
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!