16 de Outubro de 2018 às 09:06

Bispo diocesano confere a seminarista patrocinense Ministério do Acolitato

O Acólito é instituído para ajudar o Diácono e para servir o Sacerdote.

 

Dom Frei Claudio conferiu na última sexta-feira (12) o Ministério do Acolitato ao seminarista do quarto ano de Teologia, Víctor Lucas Alves Vitória.

Segundo os Católicos, a Igreja instituiu alguns ministérios para que o nome de Deus seja louvado e seu povo seja assistido segundo suas necessidades. Os ministérios mais intimamente relacionados com a ação litúrgica, passaram pouco a pouco a ser considerados instituições prévias à recepção das ordens sacras.

O Acolitato é um destes ministérios.

O Acólito é instituído para ajudar o Diácono e para servir o Sacerdote. É sua função, portanto, cuidar do serviço do altar; auxiliar o Diácono e o Sacerdote nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da Missa; distribuir, como ministro extraordinário, a Sagrada Comunhão. Deve levar a comunhão aos enfermos e impossibilitados de participar do culto no Templo Sagrado.

Destinado de modo particular para o serviço do altar, o Acólito há de procurar conhecer o que diz respeito ao culto divino e compreender o seu significado íntimo e espiritual, de modo que, em cada dia, se ofereça a si próprio totalmente a Deus e, por sua atitude grave e respeitosa, seja para todo exemplo no templo sagrado, amando sinceramente o corpo místico de Cristo ou povo de Deus, sobretudo os fracos e os doentes.

A celebração aconteceu na Capela do Seminário Maior “Dom José André Coimbra” em Patos de Minas/MG e contou com a presença do Sr. Bispo Diocesano, alguns padres, os seminaristas maiores, familiares e alguns amigos do seminarista Víctor, neste dia em que a Igreja celebra a Solenidade de Nossa Senhora Aparecida.


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!