8 de Março de 2014 às 14:12

Bairro Éneas em situação de abandono, com sujeira e ruas esburacadas

Moradores acionaram reportagem do POL que foi ao local e constatou os vários problemas

"O Bairro Éneas Aguiar, que leva o nome de um ex-prefeito e criado também por ex-prefeito, deveria ser mais cuidado" está foi uma das expressões usadas por um popular reclamando a situação de abandono do bairro. A reportagem do Patrocínio Online na noite de sexta, 8,  ao fazer a cobertura de um acidente na Avenida Odir Aleixo, que aconteceu próximo a uma verdadeira cratera foi abordada por moradores revoltados que mostraram aquele buraco e os vários outros na principal avenida de acesso ao bairro.

Na manhã de sábado, 9, retornamos ao bairro e com a claridade pudemos constatar realmente que o bairro Éneas está numa situação de verdadeiro abandono. Rua sujas e esburacadas.

O bairro foi  construído pela Prefeitura em gestões passadas e infelizmente, o asfalto feito lá é de péssima qualidade, não existe rede pluvial.

Todo ano, sai prefeito e entra outro, a desculpa é sempre a mesma: a chuva! Coitada. deve ser por isso que está tão minguada este ano, cansada de levar a culpa pela incompetência político administrativa dos gestores, atuais e passados.

Só agora depois de anos é que foi construída uma escola no bairro. O posto de saúde há cerca de 3 anos.

Como todo bairro criado para moradia popular, as vezes se foca mais o voto, que o próprio futuro. É uma planejamento imediatista com propósitos políticos eleitorais. E infelizmente, está triste realidade só se manifesta anos mais tarde.

A cidade cresde demograficamente, mas economicamente, culturalmente e em outras áreas básicas há uma regressão.

Veja por exemplo: até a década de um 80, e durante boa parte do século 20, Patrocínio teve dois cinemas e hoje nenhum.

Mas voltando ao bairro, o problema é o mesmo. Abertas ruas e construídas casas, mas sem plajamento de futuro e asistência as crianças, que sem áreas de lazer apropriadas e de programas de apoio, muitas acabam se enveredando por caminhos tortuosos.

Não basta se construir um bairro com ruas e casas, é preciso educação, saúde, cultura, geração de empregos, assistência  e políticas de desenvolvimento social. E uma coisa básica: não só construir, mas manutenção no que foi feito,se não os bairros e a cidade se deteriora.

Com a palavra a administração municipal. Como nos colocamos a disposição da população do bairro Éneas, também abrimos espaço para o poder público se manifestar. Esperamos que com ações e não somente com argumentos.