19 de Agosto de 2014 às 21:18

Atenção Imagens Fortes de Gente Praticando o Bem

Leitura não recomendada para quem perdeu a esperança no lado bom do ser humano

DIAMANTES

Principalmente para as mulheres, o cabelo tem um papel importante dentro da autoestima. Não é de espantar, portanto, que em meninas com câncer, a queda de cabelo, decorrente do tratamento, cause tanto impacto. Como forma de atenuar o sofrimento, o GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer) e a agência África criaram a campanha Unbreakable Hope, em que o cabelo foi transformado em belos diamantes. Tanto os fios quanto os diamantes são formados por carbono. Sendo assim, foi possível submeter os fios perdidos a uma alta pressão, obtendo as pedras. Os diamantes foram transformados em três anéis pelo designer de joias Ara Vartanian e as peças serão vendidas, sendo a renda revertida a favor do GRAACC.

FLOR GLORIOSA

“Preciosa é aos olhos do Senhor a morte dos seus santos”. Eis um contraste. Para nós a morte parece uma tragédia, para Deus, é mais do que uma promoção para a Glória. A definição dada à palavra “preciosa” é: de grande preço, a que se dá vivo apreço, de grande importância, valiosíssima. Pode-se dizer, então, que a morte do cristão tem grande importância e é valiosíssima para Deus...Não tive o prazer de conhecer pessoalmente. DONA ORDÁLIA LÁZARA  REINALDO - DONA ORDÁLIA DO CÓRREGO DA MATA, localidade de Patrocínio. Ordália...parece nome de flor, e o bom perfume de Cristo ela tinha.Sua casa era cheia de gente de todas as classes sociais e confissões religiosas, iam ter com ela para receber uma prece, um aconselhamento, uma palavra amiga. Sempre alguém me falando bem dela. Convidando-me a ir conhecê-la.Até que neste 16/08, corre a notícia de seu passamento...”Morreu como um passarinho”. Se convalescia de uma enfermidade, havia ganhado alta do hospital. Na residência de das filhas, se levanta, toma o café, volta a se deitar, instantes depois, fora encontrada sem vida...Pra nós uma perda...aos olhos de  Deus, “uma flor Gloriosa fora colhida.”

EMPATIA

Essa atleta em Ohio parou para ajudar uma competidora machucada a atravessar a linha de chegada numa “track meet”. Nem precisa dizer que ficou em último lugar na competição, mas ela não se importou: “Eu sinceramente não ligo.” Isto se chama empatia, é algo natural no ser humano: quando vemos alguém sofrendo surge espontaneamente em nós o desejo de ajudar, simplesmente porque nesses momentos reconhecemos no outro alguém como nós e nos identificamos com ele. O sorriso da pessoa que recebe este ombro amigo, equivale subir  ao pódio.

 

HUMILDADE

 Essa fotografia de um homem dando suas sandálias para uma menina em situação de rua no Rio de Janeiro. Tocante. Dá para notar que ela precisava de mais. E quem garante que ele não fez mais por ela. “Todos nós desejamos ajudar uns aos outros. Os seres humanos são assim. Desejamos viver para a felicidade do próximo – não para o seu infortúnio. Por que havemos de odiar e desprezar uns aos outros? Neste mundo há espaço para todos. A terra, que é boa e rica, pode prover a todas as nossas necessidades".(Charles Chaplin).

INCONDICIONAL.

O homem que ensina novamente o alfabeto à sua esposa depois dela ter perdido a memória devido a um AVC. O nome disto é amor. O que se deve amar na vida? “A singeleza das crianças que beijam roçando o nariz duas vezes; o altruísmo de quem abriga a prostituta doente; o empenho do enfermeiro no plantão gratuito ao lado de um moribundo; a resiliência da mulher lavando o marido com Alzheimer; a doçura da filha empurrando a cadeira de rodas da mãe enquanto passeiam pelo parque” (Ricardo Gondim)

 

 

COMPAIXÃO

Essa mulher comprou duas refeições para compartilhar um momento com um morador de rua. Por mais piegas que possa parecer o  nome disto é compaixão. Diferencia-se de outras formas de comportamento prestativo humano no sentido de que seu foco primário é o alívio da dor e sofrimento  alheios. “Um  sentimento  que nos torna verdadeiramente humanos e impede que nos transformemos em pedra, como os monstros de impiedade das lendas”

 

 

ATITUDE

Esse corajoso policial se algemou a uma mulher que queria se suicidar e jogou a chave fora para certificá-la de que ela não morreria sozinha. Este ato a convenceu a mudar de idéia. E que atitude! “É fácil amar o outro na mesa de bar, quando o papo é leve, o riso é farto, e o chope é gelado. É fácil amar o outro nas férias de verão, no churrasco de domingo, nas festas agendadas no calendário do de vez em quando. Difícil é amar quando o outro desaba. Quando não acredita em mais nada. E entende tudo errado. E paralisa. E se vitimiza. E perde o charme. O prazo. A identidade. A coerência. O rebolado. Difícil amar quando o outro fica cada vez mais diferente do que habitualmente ele se mostra ou mais parecido com alguém que não aceitamos que ele esteja. Difícil é permanecer ao seu lado quando parece que todos já foram embora. Quando as cortinas se abrem e ele não vê mais ninguém na platéia. Difícil é amar quem não está se amando” (Ana Jácomo)

HONESTIDADE

O mendigo percebeu que um anel de noivado de diamante havia caído em seu copo de esmola… aguardou a dona voltar para devolver. O casal lançou uma campanha que arrecadou dinheiro suficiente para ajudá-lo a se reerguer.Copiou? Honestidade , não depende de classe social.  Realmente, a conquista da honestidade exige esforço, luta e sacrifício. Mas, vale a pena sustentarmos essa batalha, pela paz na consciência e pelos gozos íntimos que a conquista dessa virtude propicia e pela ascensão que garante na hierarquia espiritual e moral.

GENTILEZA URBANA

O prefeito de Chicago, Rahm Emanuel, interrompeu a entrevista de emprego por telefone de uma moça para ajudar a recomendá-la. Isto é Gentileza Urbana.  É um modo de agir, um jeito de ser, uma maneira de enxergar o mundo. Ser gentil, portanto, é um atributo muito mais sofisticado e profundo que ser educado ou meramente cumprir regras de etiqueta, porque embora possamos (e devamos) ser educados, a gentileza se trata de uma característica diretamente relacionada com caráter, valores e ética; sobretudo, tem a ver com o desejo de contribuir com um mundo mais humano e eficiente para todos.

HEROÍSMO

Pegava livros no lixo: ex-catador de Brasília conta como virou médico. "Minha família era muito pobre. Já passei fome e pegava comida e livros do lixo. Para ganhar algum dinheiro eu vigiava carro, vendia latinha. Foi tudo muito difícil pra mim, mas chegar até aqui é uma sensação incrível de alívio. Eu conseguir superar todas as minhas dificuldades. A sensação é de que posso tudo! A educação mudou minha vida, me tirou da miséria extrema", conta Cícero.É aqui que o Brasil derrapa feio. Para que a pessoa humana possa ter dignidade  necessita que lhe sejam assegurados os direitos sociais previstos no art. 6º da Carta Magna (EDUCAÇÃO, saúde, trabalho, lazer, segurança, previdencia social, proteção à maternidade e à infância e assistência aos desamparados) como "piso mínimo normativo", ou seja, como direitos básicos ".Exemplo de herói!

RESPEITO

“Nossos bisavós disseram a nossos avós que deveriam respeitar a natureza os mais velhos e o próximo.  Nossos avós disseram a nossos pais que deveriam respeitar a natureza os mais velhos e o próximo. Nossos pais nos disseram que devemos respeitar a natureza os mais velhos e o próximo.  Não respeitamos a natureza os mais velhos e o próximo. Onde todos nos erramos?  A resposta é simples faltou ensinarem o que realmente quer dizer a palavra respeito.” (Carlos Lopes) Na sua origem em latim, a palavra respeito significava "olhar outra vez".Ou seja, algo que merece um segundo olhar é algo digno de respeito. Se você gosta de ser respeitado em casa, nas ruas, nas empresas, as outras pessoas também gostam. Desta forma, porque não criar um ambiente melhor, mais leve, mais calmo, respeitando a todos. Representa uma das formas mais básicas e essenciais para uma convivência saudável.Olhe de novo. Todos merecem um segundo olhar.