Em Monte Carmelo no dia 7, às 19h35m, a Policia Militar foi acionada e no local em contato com as vìtimas que informaram que estavam no bar e que o suspeito Lafaiete Mendes Gonçalves, 27 anos, passou a tarde jogando sinuca no referido bar, que por volta das 18h30m ele foi embora, retornando alguns minutos após acompanhado do autor Diego Cristiano de Souza, 19 anos, e do menor infrator de 17 anos. Segundo as vítimas os três consumiram bebida alcoólica e jogaram sinuca por alguns minutos, mas em determinado momento, armados com duas facas, retiraram mascaras por debaixo das blusas e antes mesmo de cobrir os rostos anunciaram o assalto.
As vítimas ainda se queixaram a PM que Lafaiete e Diego portavam as facas e que o menor. ficou na porta fingindo estar com uma arma de fogo debaixo da blusa. As vítimas foram obrigadas a se deitarem no chão enquanto o grupo tomava o dinheiro do caixa do bar e dos bolsos das vítimas.
Foi roubado da vítima, senhora M.A., proprietária do estabelecimento, aproximadamente R$500,00 que estavam no caixa, da vítima o senhor M.S. R$300,00 e da vítima G.G. um aparelho celular Sony de cor preta.
Após o roubo os autores e o infrator evadiram sentido Bairro Campestre.
As equipes da Polícia Militar (Tenente Basílio, Tenente Cairo, Cabo Euclides, Cabo Fábio, Soldado Rodrigues e com apoio do Tático Móvel e Gepmor de Patrocínio) iniciaram os rastreamentos sendo localizado o suspeito Lafaiete Mendes Gonçalves, 27 anos, que portava duas facas. Durante conversa com Lafaiete, este confessou a sua participação no roubo juntamente com o autor Diego Cristiano de Souza, 19 anos e o menor infrator de 17 anos. Este último também localizado e apreendido, sendo que facas que portava que foram usadas no delito e que parte do dinheiro estava escondida em sua casa. Na casa de Lafaiete foi localizado parte do dinheiro roubado, uma espingarda de fabricação caseira e uma blusa de frio de cor vermelha, que teria sido usada pelo autor Diego. Na casa do infrator, foi localizada a máscara utilizada no crime.