4 de Fevereiro de 2026 às 18:53

Após serem identificadas trincas, Bombeiros e DER restringem tráfego em ponte da AMG-2540 entre MG e SP; saiba dos desvios

Análise completa será concluída em breve

 

Com informações e fotos do Corpo de Bombeiros e DER fotos: RedeSociais;Divulgação

O tráfego na ponte sobre o Rio Grande, localizada entre o km 02 da rodovia AMG-2540 e a SP-413, na divisa entre Minas Gerais e São Paulo, foi temporariamente limitado a veículos com peso máximo de até quatro toneladas. A medida preventiva foi adotada após vistoria técnica realizada na manhã de terça-feira (3/2) pelo Corpo de Bombeiros, em conjunto com equipes do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) e da Defesa Civil.

enlightenedNovo no Instagram, mas com a credibilidade de sempre. Siga o Patrocínio Online clicando aqui.

Segundo os bombeiros, a inspeção foi motivada pela identificação de trincas em um dos pilares da ponte, evidenciando a necessidade de avaliação mais detalhada da estrutura. Durante a operação, os militares realizaram verificação visual e registro por imagens, inclusive com o uso de drones, para subsidiar a análise técnica e as medidas imediatas de prevenção.

A ponte, com 540 metros de extensão e 7,84 metros de largura, foi construída em 1974 por uma usina da região e não pertence oficialmente ao DER-MG. Mesmo assim, o órgão realizou a vistoria e indicou medidas preventivas para garantir a segurança dos usuários, já que a via é um importante elo de ligação entre a MG-427 e o estado de São Paulo, conectando municípios paulistas como Barretos.

Em continuidade à operação, o DER-MG está deslocando uma equipe especializada em pontes e viadutos para realizar uma avaliação mais aprofundada, que deve definir novas providências e eventuais medidas adicionais de mitigação de risco.

Desvios e orientações
O DER-MG recomenda que os motoristas respeitem a sinalização instalada na ponte e utilizem rotas alternativas:

Rota 1: MG-427 até Planura → BR-364/SP-326 até Barretos → SP-425 até Guaíra.

Rota 2: MG-427 sentido Uberaba → BR-050 até Delta → SP-330 em direção a Ituverava → SP-385 até Miguelópolis.

A restrição permanecerá vigente até a emissão de laudo conclusivo sobre o estado da ponte, garantindo a segurança viária enquanto as análises são finalizadas.