4 de Fevereiro de 2014 às 20:11

Apagão afetou 63 cidades mineiras e outras regiões do país, mas em Patrocínio não houve problemas

Cidades próximas como Uberlândia e Uberaba tiveram problemas

Foto: Alexandre Constatino cedida ao POL - Proibida reprodução sem autorização

Uma falha no Sistema Interligado Nacional deixou 63 cidades mineiras sem energia na tarde desta terça-feira (4). O apagão, observado no sudeste e no sul do Brasil, atingiu 230 mil habitantes em Minas durante 56 minutos,  entre as 14 e 15 horas segundo a Cemig. Felizmente Patrocínio não sofreu com a pane, mas cidade próximas como Uberlândia e Uberaba ficaram sem energia.  Em Minas ainda foram afetadas cidades na Grande BH e regiões leste, sul e Triângulo. Também foram atingidas cidades como  Lavras e Caxambu.

De acordo com a  Cemig a pane desligou o sistema às 14h02. O Operador Nacional do Sistema Elétrico determinou a religação às 14h48 e, às 14h58, segundo a Cemig, todos os consumidores tiveram a energia restabelecida.

De acordo com o ONS, um primeiro curto-circuito ocorreu às 14h03 na linha de transmissão de 500 quilovolts (kV) Miracema-Colinas C3, de propriedade da empresa Intesa, no Tocantins. Em seguida, outro curto-circuito atingiu a linha Miracema-Colinas C2, também de 500 kV, da empresa Taesa, controlada pela Cemig. Isso acarretou o desligamento do circuito restante, de propriedade da Eletronorte. Com isso, houve o desligamento da linha de transmissão Serra da Mesa-Rio das Éguas, separando fisicamente os Sistemas Norte e Nordeste do restante do Sistema Interligado Nacional.

Segundo Chipp, a linha de transmissão Miracema-Colinas tem capacidade para até 5,1 mil megawatts e estaria, no momento da interrupção, com carga abaixo disso, “dentro de todos os limites e padrões”.