16 de Setembro de 2014 às 09:04

1º Cãominhada será realizada no dia 12 de outubro

O objetivo é angariar recursos para a Associação de Defesa dos Animais atender os animais abandonados

No feriado nacional de 12 de outubro de 2014, das 08:00 às 12:00 horas, Associação Defensora dos Animais de Patrocínio (ADA) realiza a 1º Cãominhada. O objetivo é conscientizar a população pelo respeito ao melhor amigo do homem e ao mesmo tempo incentivar a adoção de animais no canil e também abandonados nas ruas de Patrocínio (MG) em grande quantidade.

ADA é a Associação Defensora dos Animais de Patrocínio, uma Organização Não-Governamental (ONG), sem fins lucrativos, que resgata animais em situação de risco, trata-os e os encaminham para adoção. Todos os colaboradores são voluntários e contam com a solidariedade da população, através de doações.

Patrocínio possui um grande número de animais abandonados pelas ruas, que passam fome, frio, medo, estão doentes, sofrem agressões e, o pior de tudo, são ignorados por grande parte das pessoas. Alguns desses animais, os que estão em maior situação de risco, são recolhidos das ruas e acolhidos pela ADA. Lá eles recebem atendimento veterinário, são vacinados, vermifugados, castrados e encaminhados para adoção. Após esse processo parece que o problema foi resolvido, mas agora que eles começam.

Os animais colocados para adoção dificilmente são adotados. Eles continuam no canil, o que impede o resgate de novos animais, pois o espaço físico não comporta todos. E com o passar do tempo, as chances de adoção são cada vez menores.

A ADA enfrenta duas grandes dificuldades, ambas envolvendo a conscientização da população. A primeira é de conscientizar as pessoas de que os animais não são brinquedos, que necessitam de carinho, alimento, cuidados veterinários, entre outras coisas. Mas muitas vezes vemos o abandono deles por motivos banais. Por isso, é necessária a consciência de que eles ficam doentes, choram, latem, mordem, mas também promovem a felicidade na casa e na família. Não é por nenhum desses motivos que eles devem ser abandonados.

E a segunda dificuldade é a conscientização de que um animal sem raça, adulto ou com alguma deficiência, são exatamente como os de raça. Eles brincam, são companheiros e amam incondicionalmente seu dono, às vezes até mais, devido ao sofrimento que já passaram. As pessoas têm preconceito de adotá-los, aumentando os gastos em mantê-los, o que dificulta o atendimento de novos animais pela ADA.

A finalidade do evento é arrecadar fundos e doações de itens para a manutenção dos trabalhos desenvolvidos pela ADA.

O evento é muito importante para divulgar o trabalho da ADA e as dificuldades que ela enfrenta. Promover nas pessoas uma forma de confraternização, lazer e, principalmente, a colaboração, seja em dinheiro, seja em doação de rações, brinquedos, cobertores, etc.