Com grande presença do público, Patrocínio celebra o Dia da Independência com desfile e valorização da educação

8 de Setembro de 2025 às 10:15

Aconteceu na manhã de domingo, 7 de setembro, o Desfile Cívico em comemoração ao Dia da Independência do Brasil.

Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade

O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

O tema deste ano foi “Entre letras, afetos e liberdade, uma história é escrita todos os dias”, que reforça a importância da educação, das relações humanas e da cidadania na construção de um país mais justo e consciente.

Cerca de 2.500 pessoas estiveram diretamente envolvidas no evento, representando 79 instituições confirmadas, entre escolas municipais, estaduais, privadas e federal, além de outras entidades civis.

O desfile contou com a presença de autoridades, como o prefeito municipal Gustavo Brasileiro, a primeira-dama Gabriela Guimarães Brasileiro, o vice-prefeito Maurício Cunha, a secretária de Cultura e Turismo Ana Valéria, o presidente da Câmara Municipal, além de vereadores, secretários e representantes da segurança pública.

A abertura foi marcada pela participação do prefeito, do vice-prefeito e das primeiras-damas, que desfilaram a pé até o palanque, onde o chefe do Executivo municipal fez seu discurso.

Na sequência, veículos da Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Guarda Patrimonial, SESTRAN, DAEPA e Secretaria Municipal de Obras passaram. Também foram apresentados os novos ônibus adquiridos pela Prefeitura.

Também participaram os atiradores do TG 04-020, a Secretaria de Saúde, além de grupos de ciclistas e equipes de teatro.

Os tradicionais carros alegóricos também marcaram presença, levando os demais participantes.

Cada instituição apresentou um pouco da história e da cultura do Brasil, ressaltando a importância da Independência.

A data de 7 de setembro de 1822 relembra o marco histórico em que o Brasil conquistou sua autonomia política em relação a Portugal.

Mais do que uma celebração, o Dia da Independência é um convite à memória, ao respeito pela trajetória nacional e à valorização da liberdade e da democracia, princípios que orientam a vida em sociedade.