# Notícias Gerais

11 de Janeiro de 2026 às 21:31

Polícia Civil prende maior traficante de pasta base de cocaína de Minas Gerais

Foragido desde 2019, criminoso transportava drogas de países como Bolívia e Paraguai para o Brasil

Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu o maior traficante de pasta base de cocaína do estado, um dos maiores do Brasil, e deu informações, neste sábado (10/1), da operação de inteligência, que durava meses, e resultou na captura de Sonny Clay Dutra, de 43 anos, na cidade de Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, nessa sexta-feira (9/1).

O governador Romeu Zema parabenizou o trabalho investigativo e a atuação dos policiais em suas redes sociais. "Um dos maiores traficantes de Minas está onde precisa ficar, de volta à cadeia. A nossa Polícia Civil prendeu, nesta madrugada, Sonny Clay Dutra, após um preciso trabalho de inteligência. Aqui, criminoso não tem paz. E é por isso que temos um dos estados mais seguros do país".

Com mandado de prisão em aberto por uma condenação a 14 anos, Dutra era responsável pela logística do transporte da droga de países vizinhos, como Bolívia e Paraguai. Ele também foi flagrado com porte ilegal de arma de fogo e não ofereceu resistência no momento da abordagem policial.

"É uma das prisões mais relevantes que fizemos nos últimos anos, considerando a expressividade dele na atividade criminosa em Minas Gerais, considerado um dos maiores traficantes do Brasil e o maior traficante de pasta base de cocaína de Minas Gerais", afirmou a chefe da PCMG, delegada-geral Letícia Gamboge.

As ações para chegar ao traficante foram realizadas pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), do Departamento Estadual de Operações Especiais (Deoesp) da Polícia Civil, junto com a Diretoria de Inteligência Policial da Superintendência de Informações e Inteligência Policial (SIIP) da PCMG.

Natural de Ouro Preto, onde já havia sido preso pela equipe do Deoesp, em 2019, o homem teve a prisão preventiva revogada na época e, desde então, estava foragido, figurando na lista dos criminosos mais procurados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

As investigações que levaram ao paradeiro de Sonny Clay Dutra, em uma boate de Divinópolis, indicam que ele residia em Itaúna, na mesma região do estado. 

A delegada-geral da Polícia Civil enfatizou a atuação das Forças de Segurança para coibir esse tipo de crime e de atuação no estado. "Com esta ação, reafirmamos o compromisso inabalável da Polícia Civil e do Governo de Minas no combate ao crime organizado, às facções e ao tráfico de drogas. Aqui em Minas Gerais, não tem impunidade. Não vamos tolerar criminosos e prenderemos quem quer que seja", disse Letícia Gamboge.

O delegado da Draco 1, Davi Batista Gomes, detalhou os desafios para capturar o criminoso. "As investigações para localizá-lo vêm de muito tempo e demandaram muito trabalho de inteligência e de campo, ele já foi preso diversas vezes, tem uma grande rede de proteção, tem muito dinheiro, então consegue trocar frequentemente de endereço, então conseguimos dar um golpe muito forte no tráfico de drogas do estado, principalmente na questão da grande logística, que abastece os pontos de droga".

Próximos passos

O chefe da operação especializada do Deoesp, Marcus Vinícius Lobo Leite Vieira, recapitulou que Sonny Clay Dutra é investigado pela Polícia Civil desde 2013. "É um criminoso contumaz, tem grandes contatos em regiões de fronteira, por isso se tornou o maior narcotraficante do estado de Minas Gerais e um dos maiores do país e não tem vínculo com nenhuma facção específica, mantendo interlocução com todas, atua em um nível acima da logística de drogas e é o responsável por trazer grandes quantidades de cocaína para Minas Gerais", completou o delegado, que apontou as ações a partir de agora. 

"Vamos entrar uma segunda fase em que vamos esmiuçar a questão da lavagem de dinheiro e tentar as outras ramificações da organização da qual ele faz parte. Conseguimos atingir o topo, agora vamos atacar a capilaridade dessa organização e chegar nas outras conexões", explicou o delegado Marcus Vinícius Lobo Leite Vieira.

Essa lavagem de dinheiro envolve empresas de setores como de alimentos e de postos de combustíveis, de diversos estados além de Minas Gerais, como São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.

 

11 de Janeiro de 2026 às 21:30

Morre autor de “Eram os Deuses Astronautas”, Erich von Däniken, aos 90 anos

Em entrevistas recentes, ele enfatizava que o importante era incentivar as pessoas a questionar o passado e olhar para as estrelas

INTERLAKEN, SUÍÇA – O escritor suíço Erich von Däniken, cuja obra revolucionou a cultura pop e deu origem à teoria dos "antigos astronautas", faleceu neste sábado, 10 de janeiro de 2026, aos 90 anos. A notícia foi confirmada por sua filha, Cornelia von Däniken, que informou que o autor morreu pacificamente em um hospital em Interlaken (cantão de Berna) devido a causas naturais relacionadas à idade avançada.

O Legado de um Visionário Controverso Nascido em 14 de abril de 1935, em Zofingen, na Suíça, Däniken alcançou fama mundial em 1968 com o lançamento de seu livro Eram os Deuses Astronautas? (título original: Erinnerungen an die Zukunft / Chariots of the Gods?). Na obra, ele desafiou a arqueologia tradicional ao propor que as divindades das religiões antigas eram, na verdade, visitantes extraterrestres interpretados como deuses por civilizações antigas.

O livro tornou-se um fenômeno global, vendendo milhões de cópias e sendo traduzido para mais de 30 idiomas. Suas interpretações sobre as Linhas de Nazca no Peru, as Pirâmides do Egito e as estátuas da Ilha de Páscoa cativaram gerações, embora tenham sido amplamente refutadas pela comunidade científica por falta de evidências arqueológicas ou históricas sólidas.

Além das Páginas A influência de Däniken foi além da literatura. Ele serviu como principal inspiração e consultor frequente para a série de sucesso Alienígenas do Passado (Ancient Aliens), do History Channel. Na Suíça, realizou o sonho de materializar suas ideias com a criação do Mystery Park (aberto em 2003 em Interlaken e posteriormente renomeado como JungfrauPark), um parque temático dedicado aos enigmas da humanidade e às teorias dos antigos astronautas.

Despedida Nos últimos meses, a saúde de Däniken já mostrava fragilidade. Em abril de 2025, ao completar 90 anos, ele cancelou uma série de palestras que seria sua despedida oficial dos palcos.

Apesar das críticas de historiadores e cientistas, que o acusavam de promover pseudociência, Däniken manteve-se otimista e provocador. Em entrevistas recentes, ele enfatizava que o importante era incentivar as pessoas a questionar o passado e olhar para as estrelas — um espírito que ecoa em suas palavras: o que conta é fazer as perguntas certas sobre nossa origem.

Erich von Däniken deixa sua esposa, Elisabeth von Däniken (com quem foi casado por 65 anos), a filha Cornelia e dois netos. O funeral será realizado de forma privada para a família na Suíça.

11 de Janeiro de 2026 às 21:31

Motociclista fica ferida após colisão entre carro, motoneta e caminhão de lixo na avenida JK

Motorista recusou teste de alcoolemia

PATOS DE MINAS (MG) - A Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e o SAMU foram acionados na noite deste sábado, 10/1, para um grave acidente que envolveu um carro, uma motoneta e um caminhão de coleta de lixo na marginal da Avenida JK, no bairro Jardim Paulistano, em Patos de Minas. A motociclista ficou ferida.

Segundo informações, os três veículos seguiam pela marginal, no sentido Centro–BR-365. O motorista do carro Ford/Fusion perdeu o controle da direção e bateu na traseira do caminhão. Com o impacto, o carro rodou na pista e atingiu a motoneta Honda/Biz.

Os Bombeiros informaram que, compareceram à Avenida JK para atendimento de ocorrência de acidente de trânsito envolvendo os três veículos, sendo um automóvel Ford Fusion, uma motocicleta Honda Biz e um caminhão de coleta de lixo.

No local, constatou-se a presença de uma vítima, condutora da motocicleta, que conforme relatos colhidos no local, teria sido atingida pelo automóvel Ford Fusion após este colidir com o caminhão de coleta de lixo. Em razão do impacto, a vítima foi arremessada para o canteiro central da via, apresentando queixa de dor intensa na região do ombro direito.

A vítima recebeu atendimento no local, sendo realizada a devida imobilização e, posteriormente, encaminhada à Santa Casa pela Unidade de Suporte Básico (USB) do SAMU.

Os trabalhadores que se encontravam no caminhão de coleta de lixo não sofreram ferimentos, apesar da gravidade da colisão.

Equipes do Corpo de Bombeiros e do SAMU socorreram a motociclista. Ela foi levada para o Hospital Regional Antônio Dias, tendo o quadro de saúde estável.

A Polícia Militar esteve no local e interditou a via até a retirada dos veículos e a limpeza da pista.

O motorista do carro recusou o teste de alcoolemia e foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Patos de Minas.

AGUARDEM MAIS INFORMAÇÕES 

enlightenedATENÇÃO!
Estamos de Instagram novo!
Siga: @patrocinioonline_pol
Ative as notificações e receba as notícias em primeira mão!
https://www.instagram.com/patrocinioonline_pol/

10 de Janeiro de 2026 às 13:25

Após tripla tentativa de homicídio suspeitos são presos com drogas e arma em Araguari

Todos os envolvidos foram presos em flagrante e entregues à delegacia.

Fonte: 53º BPM

No dia 09 de janeiro, por volta das 16h16min, na Rua Maria Antônia de Oliveira, bairro Monte Moriá, em Araguari/MG, três jovens deram entrada na UPA apresentando ferimentos causados por arma de fogo.

Após a análise de várias imagens de câmeras de segurança, a Polícia Militar identificou que dois autores da tentativa de homicídio entraram na Rua Mayke Henrique Fazolin.

Durante a abordagem no endereço, foram localizados parte dos autores, bem como a motocicleta utilizada no crime.

Em continuidade às diligências, a PM chegou a outra residência, onde foram encontrados vários tabletes de drogas, além da arma de fogo utilizada no crime.

Todos os envolvidos foram presos em flagrante e entregues à delegacia.

 

10 de Janeiro de 2026 às 11:02

Vai viajar ao exterior? Veja o que muda nas regras para trazer produtos agropecuários

Passageiros terão de apresentar autorização e declaração eletrônica a partir de fevereiro

Fonte: Agência Brasil foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A partir do dia 4 de fevereiro, o Brasil terá novas regras para o transporte de produtos agropecuários nas bagagens de passageiros que estejam fazendo viagens internacionais. A medida está prevista em portaria publicada em dezembro pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.

A meta é impedir a entrada de “agentes causadores de doenças e pragas que possam colocar em risco a saúde pública, o meio ambiente e o patrimônio agropecuário brasileiro”, informou a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).

A fiscalização será feita por meio do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), a quem caberá analisar os riscos que alguns itens podem implicar, caso entrem no país.

Lista de produtos

Entre os itens estão animais, vegetais, bebidas, fertilizantes, corretivos, agrotóxicos, alimentos, produtos de madeiras, estimulantes e biofertilizantes.

Também integram a lista materiais genéticos para uso na reprodução animal e na propagação de vegetais; produtos de uso veterinário e destinados à alimentação animal; e inoculantes - produtos que contêm bactérias ou fungos destinados a favorecer o desenvolvimento das plantas.

“A lista de produtos agropecuários estabelecida na portaria poderá ser atualizada a qualquer momento, em decorrência de eventos sanitários, da produção de conhecimento para a gestão do risco zoofitossanitário (relativo à segurança da saúde animal e vegetal), bem como de alterações nos procedimentos aduaneiros”, informou a Secom.

Documentação

Quem estiver transportando, durante a viagem, produtos desses tipos, que necessitem de autorização de importação, terá de preencher um documento emitido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária Mapa, “que será encaminhado eletronicamente pelo serviço técnico emissor às unidades do Vigiagro nos locais de ingresso”.

A Secom explica que o documento deverá conter informações descrevendo os bens agropecuários a serem importados, incluindo quantidade, forma de acondicionamento, país de origem e de procedência; modal de transporte (que poderá ser aéreo, marítimo, fluvial, lacustre, rodoviário ou ferroviário); via de transporte autorizada; e local de ingresso no território nacional.

Também será necessária a apresentação do prazo de validade da autorização de importação, além da dados do viajante que transportará os produtos.

A declaração será por meio do documento e-DBV – Declaração Eletrônica de Bens do Viajante, a ser entregue na unidade do Vigiagro por meio do canal “Bens a Declarar”. 

10 de Janeiro de 2026 às 10:58

Entenda em 13 pontos como funciona o acordo Mercosul–UE; veja o que muda

Tratado cria maior área de livre comércio do mundo

Fonte: Agência Brasil foto: União Europeia/Mercosul

Após mais de 25 anos de negociações, o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia (UE) foi aprovado na sexta-feira 9/1 pelo Conselho da EU. Com a previsão de ser assinado no dia 17 em Assunção, Paraguai, o tratado estabelece as bases da maior zona de livre comércio do mundo, envolvendo cerca de 700 milhões de pessoas.

Embora celebrado por governos e setores industriais, o acordo ainda enfrenta resistência de agricultores europeus e ambientalistas, que criticam possíveis impactos sobre o clima e a concorrência agrícola. A implementação será gradual e os efeitos práticos devem ser sentidos ao longo de vários anos.

Após a assinatura formal, o acordo ainda precisará ser aprovado pelo Parlamento Europeu. Partes que extrapolam a política comercial, como acordos técnicos, exigirão ratificação nos parlamentos nacionais da UE, o que pode alongar o cronograma e abrir espaço para disputas.

Confira os principais pontos do acordo:

1. Eliminação de tarifas alfandegárias

  • Redução gradual de tarifas sobre a maior parte dos bens e serviços;
  • Mercosul: zerará tarifas sobre 91% dos bens europeus em até 15 anos;
  • União Europeia: eliminará tarifas sobre 95% dos bens do Mercosul em até 12 anos.

2. Ganhos imediatos para a indústria

  • Tarifa zero desde o início para diversos produtos industriais.

>>Setores beneficiados:

  • Máquinas e equipamentos;
  • Automóveis e autopeças;
  • Produtos químicos;
  • Aeronaves e equipamentos de transporte.

3. Acesso ampliado ao mercado europeu

  • Empresas do Mercosul ganham preferência em um mercado de alto poder aquisitivo;
  • UE tem PIB estimado em US$ 22 trilhões;
  • Comércio tende a ser mais previsível e com menos barreiras técnicas.

4. Cotas para produtos agrícolas sensíveis

  • Produtos como carne bovina, frango, arroz, mel, açúcar e etanol terão cotas de importação;
  • Acima dessas cotas, é cobrada tarifa;
  • Cotas crescem ao longo do tempo, com tarifas reduzidas, em vez de liberar entrada sem restrições;
  • Mecanismo busca evitar impactos abruptos sobre agricultores europeus;
  • Na UE, as cotas equivalem a 3% dos bens ou 5% do valor importado do Brasil;
  • No mercado brasileiro, chegam a 9% dos bens ou 8% do valor.

5. Salvaguardas agrícolas

>>UE poderá reintroduzir tarifas temporariamente se:

  • Importações crescerem acima de limites definidos;
  • Preços ficarem muito abaixo do mercado europeu;
  • Medida vale para cadeias consideradas sensíveis.

6. Compromissos ambientais obrigatórios

  • Produtos beneficiados pelo acordo não poderão estar ligados a desmatamento ilegal;
  • Cláusulas ambientais são vinculantes;
  • Possibilidade de suspensão do acordo em caso de violação do Acordo de Paris.

7. Regras sanitárias continuam rigorosas

  • UE não flexibiliza padrões sanitários e fitossanitários.
  • Produtos importados seguirão regras rígidas de segurança alimentar.

8. Comércio de serviços e investimentos

>>Redução de discriminação regulatória a investidores estrangeiros.

>>Avanços em setores como:

  • Serviços financeiros;
  • Telecomunicações;
  • Transporte;
  • Serviços empresariais.

9. Compras públicas

  • Empresas do Mercosul poderão disputar licitações públicas na UE;
  • Regras mais transparentes e previsíveis.

10. Proteção à propriedade intelectual

  • Reconhecimento de cerca de 350 indicações geográficas europeias;
  • Regras claras sobre marcas, patentes e direitos autorais.

11. Pequenas e médias empresas (PMEs)

  • Capítulo específico para PMEs;
  • Medidas de facilitação aduaneira e acesso à informação;
  • Redução de custos e burocracia para pequenos exportadores.

12. Impacto para o Brasil

  • Potencial de aumento das exportações, especialmente do agro e da indústria;
  • Maior integração a cadeias globais de valor;
  • Possível atração de investimentos estrangeiros no médio e longo prazo.

13. Próximos passos

  • Assinatura prevista para 17 de janeiro, no Paraguai;
  • Aprovação pelo Parlamento Europeu;
  • Ratificação nos Congressos do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai;
  • Entrada em vigor apenas após conclusão de todos os trâmites;
  • Acordos que extrapolam política comercial precisam ser aprovados pelos parlamentos de cada país.
10 de Janeiro de 2026 às 10:42

Com acampamentos lotados, Canção Nova registra aumento no número de peregrinos em 2025

Eventos de grande porte, como o Acampamento de Semana Santa e o PHN, consolidam Cachoeira Paulista como um dos principais polos de peregrinação religiosa do país

Fonte e foto: Notícias Canção Nova com Assessoria de Imprensa Fotos: Larissa Ferreira, Daniel Xavier e Reprodução TV Canção Nova

Em 2025, a sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), acolheu 2.105.191 fiéis ao longo do ano. Entre os eventos de maior público está o Acampamento de Semana Santa, apontado pelo Departamento de Infraestrutura e Segurança da Canção Nova como um dos três maiores de 2025. Pela primeira vez com oito dias de programação, o encontro contou com a presença diária do frei Gilson e reuniu 222 mil pessoas entre os dias 13 e 20 de abril.

O calendário anual também foi marcado por outros grandes encontros de evangelização, como o Acampamento PHN (Por Hoje Não!), que chegou à sua 27ª edição com a participação de 189 mil jovens, e o Acampamento São Miguel Arcanjo, realizado em setembro, que atraiu 181 mil fiéis.

Eventos de 2026

Para 2026, a agenda da Canção Nova prevê a realização de mais de 60 eventos. Já no mês de janeiro, os destaques são o Acampamento Revolução Jesus (iniciado nesta quinta-feira, 8), voltado ao público jovem; o Acampamento para Famílias, com presença confirmada do padre Christian Shankar; o Encontro Nacional da Renovação Carismática Católica (ENF); e a quarta edição do Encontro Nacional do Exército de São Miguel, organizado pelo Instituto Hesed.

No segundo semestre, a programação traz novidades, como a primeira edição do Summer Beats na Canção Nova, prevista para novembro, e a “Peregrinação no Pedal”, promovida pelo Grupo Caminho 33 e conduzida pelo missionário da Comunidade Canção Nova, Cleto Coelho. A iniciativa propõe um retiro ciclístico e itinerante pela região, com paradas para momentos de espiritualidade, incluindo o Santuário do Pai das Misericórdias.

Santuário do Pai das Misericórdias

Fruto de uma inspiração divina que nasceu no coração do fundador da Comunidade Canção Nova, padre Jonas Abib (in memoriam), o Santuário do Pai das Misericórdias é um dos principais pontos de peregrinação do local e possui capacidade para acolher 5.189 pessoas.

Em 2025, um momento marcante foi a inauguração da nova Sala das Graças Alcançadas, instalada em um espaço anexo ao templo. O local reúne peças históricas, entre elas a cadeira utilizada pelo Papa Bento XVI na canonização do primeiro santo brasileiro, Frei Galvão.

Outro espaço bastante procurado pelos peregrinos é o túmulo do padre Jonas Abib, aberto à visitação diariamente, das 7h30 às 20h.

Além das missas diárias e do Grupo de Oração “Pai das Misericórdias”, realizado às segundas-feiras, às 19h30, o Santuário oferece, aos sábados, às 11h, o “Momento de Espiritualidade com o Pai”; às 15h, o “Terço da Misericórdia”; e, às 17h50, o “Terço Mariano”. Aos domingos, às 11h, também acontece o “Momento de Espiritualidade com o Pai”.

10 de Janeiro de 2026 às 10:35

A nova cruz pastoral de Leão XIV e a história do báculo papal

Da férula pontifical ao báculo pastoral: a evolução de uma insígnia no ministério dos Papas

Fonte: Notícias Canção Nova com Vatican News? Papa Leão XIV na Solenidade da Epifania em 6 de janeiro de 2025 com sua nova cruz pastoral / Foto: Joyce Mesquita

O Papa Leão XIV passou a utilizar uma nova cruz pastoral, a partir da Solenidade da Epifania, em 6 de janeiro passado. O Departamento das Celebrações Litúrgicas explica que o báculo “se coloca em continuidade com aqueles de que se serviram seus predecessores, unindo a missão de anunciar o mistério de amor expresso por Cristo na cruz com a sua manifestação gloriosa na Ressurreição”.

Desta forma, o mistério pascal, centro gravitacional do anúncio apostólico, torna-se assim motivo de esperança para a humanidade, porque a morte já não tem qualquer poder sobre o homem, explica uma nota. O báculo pastoral de Leão XIV “apresenta o Cristo não mais preso pelos cravos da Paixão, mas com o seu corpo glorificado no ato de ascender ao Pai. Como nas aparições do Ressuscitado, apresenta aos seus as chagas da cruz, como sinais luminosos de vitória que, embora não apaguem a dor humana, a transfiguram numa aurora de vida divina”.

Histórico da insígnia

O Departamento das Celebrações Litúrgicas recorda ainda que o báculo, como insígnia episcopal, nunca fez parte das insígnias próprias do Romano Pontífice. “Desde a Alta Idade Média, os Papas se serviam da ferula pontificalis, como insígnia indicativa de sua potestade espiritual e de governo. Embora a forma da férula não seja bem definida, provavelmente tratava-se de um bastão que trazia em seu topo uma simples cruz. Os Papas recebiam essa insígnia após a eleição, quando tomavam posse de sua Cátedra na Basílica de São João de Latrão”.

O uso da férula, porém, nunca fez parte da liturgia papal, exceto em algumas ocasiões, como na abertura da Porta Santa, para bater três vezes nos batentes, ou na consagração das igrejas, para traçar no chão o alfabeto latino e grego, conforme previsto pelo rito. Foi o Papa São Paulo VI que, em 8 de dezembro de 1965, por ocasião do encerramento do Concílio Vaticano II, utilizou um “báculo pastoral” de prata com a figura do Crucificado. O escultor Lello Scorzelli, a quem foi encomendada a obra, quis assim expressar a vocação do apóstolo Paulo, cujo nome o Papa escolheu assumir: a de ser testemunha e anunciador de Cristo crucificado (cf. 1Cor 2,2).

São Paulo VI, deixando de utilizar a férula, começou a empregar essa cruz pastoral com frequência cada vez maior nas celebrações litúrgicas, como depois o fizeram habitualmente seus sucessores. Permanece viva na memória a atitude de São João Paulo II que, no início de seu ministério petrino, quis elevar a cruz pastoral para indicar o centro de seu magistério, já anunciado na homilia: “Abrir as portas a Cristo”. O Papa Bento XVI quis também utilizar um báculo pastoral encimado por uma cruz dourada, já usada pelo Beato Pio IX, e posteriormente aquele que lhe foi doado, trazendo no centro da cruz o símbolo do Cordeiro Pascal e o monograma de Cristo, como representação da unidade do mistério da cruz e da Ressurreição, centro do querigma apostólico.

10 de Janeiro de 2026 às 10:26

Prefeitura de Uberlândia abre edital para venda dos últimos lotes do Polo Tecnológico Sul

Leilão eletrônico oferece cinco imóveis com subsídio de até 50% para empresas de base tecnológica e atividades de suporte

Fonte: Prefeitura de Uberlândia Araípedes Luz – Secretaria de Comunicação/PMU

Com o objetivo de continuar impulsionando o desenvolvimento tecnológico e o ecossistema de inovação do município, a Prefeitura de Uberlândia abriu novo edital para venda dos últimos lotes do Polo Tecnológico Sul. O aviso de licitação pública, na modalidade leilão eletrônico, foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM). No total, cinco imóveis estão disponíveis para lances, sendo três para empresas de base tecnológica e mais dois destinados para atividades de suporte, com subsídio de até 50% pelo Município, como serviço financeiro, infraestrutura, capacitação e gestão. O leilão eletrônico pode ser acessado pelo Portal Nacional de Contratações Públicas e pelo portal do leiloeiro público oficial até o dia 20 de janeiro.

Estão autorizados a participar dos leilões virtuais pessoas físicas ou jurídicas, além de consórcios. Para tanto, os interessados devem realizar cadastro prévio pela pelo Portal Nacional de Contratações Públicas e pelo portal do leiloeiro público oficial. Após aprovação do cadastro, será disponibilizado login e senha para acesso aos sistemas eletrônicos do leilão.

O recebimento dos lances ocorrerá, exclusivamente, por meio dos endereços eletrônicos disponibilizados pelos leiloeiros públicos oficiais, iniciando-se pelo valor mínimo para alienação, até o dia 20 de janeiro (data de encerramento das propostas). Até o momento, 25 lotes do Polo Tecnológico Sul já foram alienados para ocupação por empresas de base tecnológica.

Lotes

Lote Quadra Área do lote (m²) Valores de avaliação Valor máximo do subsídio concedido Valor mínimo para alienação
8 3 851,12 R$ 1.357.144,88 R$ 678.572,44 R$ 678.572,44
12 3 954,85 R$ 1.500.814,13 R$ 750.407,07 R$ 750.407,07
13 3 1.163,7 R$ 1.715.770,92 R$ 857.885,46 R$ 857.885,46

Confira, abaixo, os imóveis destinados às atividades de suporte:

Lote Quadra Área do lote (m²) Valores de avaliação Valor máximo do subsídio concedido Valor mínimo para alienação
12 2 1.665 R$ 2.441.306,25 R$ 1.220.653,12 R$ 1.220.653,13
13 2 1.665 R$ 2.441.306,25 R$ 1.220.653,12 R$ 1.220.653,13

Cada interessado poderá adquirir até três lotes, sob pena de cancelamento automático da arrematação dos lotes excedentes. Ressalta-se que as empresas pertencentes ao mesmo grupo econômico não poderão concorrer, simultaneamente, ao mesmo lote. O arrematante obriga-se, no prazo máximo de 36 meses, contados a partir da lavratura da escritura pública, a iniciar as atividades econômicas no imóvel.

Visitas

Os interessados em participar da licitação podem realizar visita ao Polo Tecnológico a fim de vistoriar os lotes objetos do leilão. As visitas serão viabilizadas em dias úteis, das 9h às 17h, com agendamento prévio junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação. Observa-se que as marcações devem ser feitas até o terceiro dia útil antes do encerramento dos lances (que ocorre no dia 20 de janeiro), pelo e-mail: [email protected].

Para esclarecer dúvidas sobre o edital, os interessados devem entrar em contato diretamente pelo e-mail:  [email protected], ou por escrito à Comissão Permanente de Licitação, na Diretoria de Compras, situada no Centro Administrativo Municipal, na avenida Anselmo Alves dos Santos, 600, bloco II, 3º piso, bairro Santa Mônica.

Polo Tecnológico Sul

Polo Tecnológico Sul, localizado na rua da Carioca, 3000, no bairro Gávea, foi planejado com respaldo na lei de apoio às empresas de base tecnológica, instituída pelo programa Inova Uberlândia. Sob coordenação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, o condomínio fechado dispõe de 152.845 metros quadrados (m²), distribuídos em 32 lotes destinados ao fortalecimento do ecossistema de inovação.

No espaço, os investidores encontram vias asfaltadas, calçadas, estacionamentos, ciclovia, sistema de drenagem pluvial, depósito de resíduos, guarita e uma área de recreação de 26,7 mil m² (com teatro de arena, mirante, paisagismo, entre outros). O Polo Tecnológico também dispõe de sistema de iluminação pública e redes subterrâneas de energia elétrica, com postes de lâmpadas de LED e de energia solar, além de transformadores com capacidade para abastecer o equivalente ao consumo de 100 residências de tamanho médio. Na parte de saneamento, há, ainda, uma estação elevatória de esgoto, poços de visita (PVs) e 1,8 mil metros de rede de água.

Empresas que adquiriram lotes em editais anteriores já movimentam seus canteiros de obras. Entre elas estão: Sankhya Jiva Investimentos e Participações, Calixto Bonati Investimentos e Participações Ltda, FTF Patrimonial Ltda, Obuc Gerenciamento de Informações Ltda e Radiologistas Associados Ltda. No último edital para alienação de lotes do Polo Tecnológico, mais 10 empresas foram responsáveis por arrematar imóveis no local.