# Notícias Gerais

22 de Junho de 2026 às 14:34

Operação da PM prende três suspeitos, apreende menor, drogas, dinheiro e dólares em Coromandel

Durante a ação, militares prenderam três suspeitos e apreenderam um menor infrator por envolvimento com o tráfico de drogas.

 

Com informações da Agência Local de Comunicação Organizacional da 46º BPM

COROMANDEL (MG) – A Polícia Militar realizou, no sábado 20/6, uma operação policial em Coromandel. Segundo a PM, durante a Operação PMMG 251 Anos, equipes da Patrulha de Operações da 98ª Companhia de Polícia Militar desenvolveram ações voltadas ao enfrentamento do tráfico ilícito de drogas no município.

No decorrer das diligências, foram abordados indivíduos suspeitos de envolvimento com o comércio ilegal de entorpecentes.

A ação resultou na prisão de três autores e na apreensão de um menor infrator, além da localização de drogas, materiais utilizados para o tráfico e valores provenientes da atividade criminosa.

Foram apreendidos um veículo, uma bucha de flor de maconha, um tablete de maconha, duas buchas de maconha, três papelotes de cocaína, um rolo de plástico-filme, diversos sacos plásticos utilizados para o acondicionamento de drogas, três celulares, R$ 585,00 em dinheiro e US$ 10 (dez dólares).

Os envolvidos foram encaminhados ilesos à Delegacia de Polícia Civil de plantão em Patrocínio, juntamente com todo o material apreendido, para as providências legais cabíveis.

A Polícia Militar de Minas Gerais reafirma seu compromisso com a segurança da população e com o combate permanente ao tráfico de drogas, contribuindo para a promoção da paz social e da qualidade de vida da comunidade.

22 de Junho de 2026 às 14:03

Operação da PM prende mulher e apreende arma de fogo, mais de mil munições, material controlado pelo Exército e R$ 12 mil em residência alvo de denúncias.

Residência era alvo de denúncias envolvendo posse de armas de fogo e ameaças.

 

Com informações e foto da Agência Local de Comunicação Organizacional da 46º BPM

COROMANDEL (MG) – A Polícia Militar realizou, na sexta-feira (19/06/2026), uma operação policial em homenagem à história, à tradição e ao legado da instituição militar estadual, que celebra 251 anos de relevantes serviços prestados à sociedade.

A Patrulha de Operações da 98ª Cia PM realizou uma ação com o objetivo de cumprir um mandado judicial de busca e apreensão em uma residência alvo de denúncias que relatavam a posse e o porte ilegal de armas de fogo, além da prática do crime de ameaça com utilização dessas armas.

Durante a ação policial, os militares localizaram grande quantidade de munições, uma arma de fogo, material controlado pelo Exército, além de elevada quantia em dinheiro e componentes veiculares sem comprovação de origem lícita.

Ainda durante a operação, uma mulher de 43 anos foi presa em flagrante delito. Ela foi apresentada ilesa, juntamente com os materiais apreendidos, na Delegacia de Plantão de Patrocínio (MG).

Foram apreendidos uma arma de fogo calibre .22, 87 munições calibre .380, 1.083 munições calibre .22 LR, uma luneta com visão noturna e sistema Red Dot, uma carabina de pressão, uma besta equipada com luneta, um módulo de caminhão Volvo e R$ 12.000,00 reais.

22 de Junho de 2026 às 10:49

Condutor embriagado realiza ultrapassagem em veículo e colide com motocicletas, matando dois jovens na MG-428.

Segundo informações da PMRv, o teste de etilômetro realizado no condutor do VW/Saveiro teve valor obtido de 0,65 mg/l.

Com informações e fotos do Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar Rodoviária

Os militares do Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar Rodoviária foram acionados na tarde de domingo, 21/6, por volta das 15h30min, para um grave acidente na MG 428, km 91, no município de Sacramento, sentido a cidade de Rifaina.

No local, os policiais depararam com a caminhonete VW/Saveiro capotada, estabilizada sobre a lateral direita, na faixa de domínio do DER, e duas motocicletas Yamaha/XTZ Lander e Honda/CG 160 também acidentadas, sobre o leito da via.

Os policiais rodoviários em conversa com o condutor do VW/Saveiro, ele relatou que ele seguia pela rodovia MG 428, sentido decrescente (Rifaina x Araxá), quando na altura do km 92 trafegava imediatamente atrás de um caminhão, cujo condutor sinalizou indicando que poderia ultrapassar. Então iniciou a ultrapassagem, atingindo frontalmente os dois condutores das motocicletas, levando-os a óbito imediato, fato constatado por testemunha médica que passava pelo local.

Segundo os bombeiros, as guarnições se depararam com um cenário grave, envolvendo quatro vítimas. Durante a avaliação inicial, foi constatado que os condutores das motocicletas, dois homens de 28 e 24 anos, já se encontravam sem sinais vitais. Os óbitos de Felipe Yago Morais Pereira, de 24 anos, e Carlos Alberto Vicente Júnior, de 28 anos, naturais de Franca, foram constatados por dois médicos civis que se encontravam no local, prestando atendimento inicial antes da chegada das guarnições de bombeiros.

Os ocupantes da caminhonete, o condutor do veículo e um passageiro, apresentavam escoriações leves, estavam conscientes e receberam atendimento no local.

A atuação do Corpo de Bombeiros concentrou-se no atendimento às vítimas, isolamento e controle do trânsito no local, bem como no apoio às equipes da Polícia Militar durante a ocorrência.

Foram empenhadas para a ocorrência as viaturas do Corpo de Bombeiros, um salvamento e um resgate.

A perícia técnica da Polícia Civil foi acionada para a realização dos trabalhos de praxe.

A aeronave Arcanjo da 4ª CEOA (Companhia Especial de Operações Aéreas) de Uberaba também foi acionada para apoio à ocorrência, tendo comparecido ao local.

Segundo informações da PMRv, o teste de etilômetro realizado no condutor do VW/Saveiro teve valor obtido de 0,65 mg/l.

Os militares deram voz de prisão e encaminharam à Depol de Araxá.

Após realizada a perícia, o local foi liberado após cerca de 3h00min, permanecendo interditado parcialmente, com fluxo seguindo em sistema de “pare-e-siga”.

19 de Junho de 2026 às 17:26

Minas Gerais terá fim de semana gelado e chance de chuva

Enquanto Minas Gerais enfrenta temperaturas baixas e possibilidade de chuva no sul mineiro, São Paulo e Rio de Janeiro também registram instabilidade e aumento de nebulosidade.

Fonte: Agência Brasil Foto: Arquivo POL

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê para esta sexta-feira 19/6 e sábado (20) forte frio em todo o Sudeste, em especial nas áreas de serra e no sul paulista e mineiro.  

Há indicação de permanência de pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas em grande parte da Região Norte. Chuvas mais intensas também são aguardadas em toda Região Sul, além de risco de ocorrência de geada nas áreas serranas.

Região Sudeste

Para hoje, há previsão de pancadas de chuva isoladas durante a noite no sul de São Paulo. Nas demais áreas da região, o tempo permanece estável, com céu parcialmente nublado a nublado.

No sábado (20), a chuva acompanhada de trovoadas isoladas avança sobre São Paulo, enquanto há possibilidade de chuva no sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Em grande parte de Minas Gerais, no norte fluminense e no Espírito Santo, a previsão é de céu parcialmente nublado a nublado.

As temperaturas mínimas indicam amanhecer frio, especialmente nos pontos mais elevados das serras, onde os valores podem ficar em torno de 4°C. O frio também se estende pelo sul de São Paulo e de Minas Gerais, com mínimas entre 5°C e 10°C. Já na faixa litorânea da região, as temperaturas mínimas permanecem mais elevadas, variando entre 12°C e 18°C.

As menores temperaturas máximas são previstas para as regiões serranas de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, com valores entre 20°C e 22°C. Em contrapartida, no norte mineiro, as máximas devem variar entre 29°C e 31°C. Nas demais áreas da região, os valores máximos ficam entre 24°C e 27°C.

Região Sul

O Inmet prevê que, nesta sexta-feira, o dia começa com pancadas de chuva e trovoadas isoladas na área oeste da Região Sul. A instabilidade avança para as demais áreas, alcançando também oeste, centro e o sul do Paraná, além de oeste e sul de Santa Catarina e o nordeste do Rio Grande do Sul durante a tarde. À noite, a chuva continua avançando sobre o norte e nordeste gaúcho, além de áreas de Santa Catarina e do Paraná.

A partir da noite, o tempo volta a ficar estável na faixa de fronteira com o Uruguai e no extremo oeste do Rio Grande do Sul.

No sábado, a chuva acompanhada de trovoadas isoladas fica restrita às áreas mais ao norte e leste do Paraná, enquanto o centro e o sul do estado ainda apresentam possibilidade de chuva isolada. Nas demais áreas da região Sul, o tempo volta a ficar estável, com variação de nebulosidade no oeste do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, além de possibilidade de geada ao amanhecer na campanha gaúcha.

As menores temperaturas mínimas são previstas para a faixa de fronteira com o Uruguai e para as áreas serranas entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina durante o amanhecer de sábado, onde os valores podem ficar próximos de 3°C. No centro e norte gaúcho e no oeste catarinense, as mínimas variam entre 8°C e 12°C. Nas demais áreas da região, as temperaturas mínimas ficam entre 12°C e 16°C.

As temperaturas máximas mais elevadas são previstas para o norte do Paraná, com valores entre 24°C e 26°C nesta sexta-feira. Nas áreas serranas, as máximas não devem ultrapassar 10°C, enquanto no oeste catarinense e no restante do Rio Grande do Sul os valores permanecem abaixo de 16°C.

Região Norte

A previsão do tempo para Roraima e Amazonas indica chuva acompanhada de trovoadas nesta sexta-feira. Entretanto, no Tocantins o tempo fica firme, com predomínio de céu sem nuvens e muito calor. Nas demais áreas, o céu varia de parcialmente nublado a períodos de pancadas de chuvas e trovoadas isoladas.

No sábado, a previsão de chuvas isoladas e trovoadas continua para o Acre, Amazonas, Rondônia, Pará e Amapá. Em contrapartida, no Tocantins, o céu deve ter poucas nuvens.

As temperaturas mínimas deverão ser registradas no sul de Rondônia, norte de Roraima, sul do Pará e Acre, com valores entre 18°C e 22°C. Nas demais áreas, as mínimas devem variar entre 23°C e 25°C

As temperaturas máximas são esperadas para o Tocantins e para o sudeste do Pará, com valores entre 34°C e 38°C. Nas demais áreas, as máximas variam entre 28°C e 33°C. No sábado, as temperaturas máximas ficam mais amenas no Acre e em Rondônia, com valores entre 26°C e 29°C.

19 de Junho de 2026 às 17:15

Nota de falecimento PATOS DE MINAS:Sr. Sebastião Eustáquio Machado aos 66 anos.

Informação da Funerária São Pedro e Velório Príncipe da Paz.

 

 

Faleceu, em Patos de Minas/MG, na quarta-feira, dia 17/06/2026, o Sr. Sebastião Eustáquio Machado aos 66 anos.

Deixa a esposa Maria Aparecida Machado.

Deixa os filhos: Daniel Henrique Machado, Adriano de Jesus Machado, Vinícius de Jesus Machado e Alisson Henrique Machado, noras, netos, irmãos e demais familiares.

A cerimônia de despedida está sendo realizada no Velório Municipal de Cruzeiro da Fortaleza.

Será sepultado nesta quinta-feira, dia 18/06/2026, às 15h00min no Cemitério Municipal de Cruzeiro da Fortaleza.

Informou: Funerárias São Pedro e Príncipe da Paz. Rua Ouro Preto, nº 787, Bairro Várzea, Patos de Minas/MG. Telefone: (34) 3821-4945.

19 de Junho de 2026 às 17:08

Nota de falecimento PATOS DE MINAS: Srª. Nadir Alves Pinheiro (Dona Geni) aos 85 anos.

Informação da Funerária São Pedro e Velório Príncipe da Paz.

 

Faleceu nesta quinta-feira, dia 18/06/2026, em Patos de Minas/MG, Srª. Nadir Alves Pinheiro (Dona Geni) aos 85 anos.

Deixa as filhas Olímpia e Maria José, demais irmãos, parentes e amigos.

A cerimônia de despedida está sendo realizada na Funerária São Pedro e no Velório Príncipe da Paz, em Patos de Minas/MG, na Rua Ouro Preto, nº 798, Bairro Várzea.

Será sepultada nesta sexta-feira, dia 19/06/2026, às 14h00min. O féretro sairá da Funerária São Pedro e Velório Príncipe da Paz, seguindo para o Cemitério da Comunidade de Alagoas.

Informou Funerária São Pedro e Velório Príncipe da Paz.

19 de Junho de 2026 às 14:45

Brasil reencontra a camisa azul em duelo contra o Haiti; saiba a ligação com a devoção a Nossa Senhora Aparecida

Saiba a história por trás do uniforme histórico da Seleção Brasileira, ligado ao título de 1958 e à devoção a Nossa Senhora Aparecida

Da redacão Patrocínio Online com blog Padre Paulo RIcardo Créditos: Divulgação/Jordan/Nike

A Seleção Brasileira entrará em campo nesta sexta-feira 19/6, às 21h30min, diante do Haiti, pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026. Além da importância do confronto para as pretensões da equipe no torneio, a partida chama atenção por um detalhe especial: o retorno da histórica camisa azul, uniforme que carrega uma tradição ligada à devoção a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.

Conhecida mundialmente como "Amarelinha", a Seleção Brasileira tem na camisa amarela um de seus maiores símbolos. Porém, o uniforme azul ocupa um lugar especial na história do futebol brasileiro e também na fé de muitos torcedores.

Segundo relato publicado pelo Portal do Padre Paulo Ricardo, a origem da camisa azul remonta à final da Copa do Mundo de 1958, disputada na Suécia. Na ocasião, o Brasil enfrentaria a seleção sueca, que também utilizava uniforme amarelo. Como os anfitriões tiveram prioridade para jogar com suas cores tradicionais, a delegação brasileira precisou encontrar uma alternativa de última hora.

O problema era que a antiga camisa branca, utilizada antes de 1954, ainda carregava o peso da derrota para o Uruguai na Copa do Mundo de 1950, episódio que ficou conhecido como Maracanazo. Por isso, a ideia de voltar a utilizar o uniforme branco não agradava aos jogadores e dirigentes.

De acordo com a publicação, enquanto buscava uma solução, o chefe da delegação brasileira, Paulo Machado de Carvalho, rezou pedindo ajuda. Em seguida, teria se inspirado na imagem de Nossa Senhora Aparecida, que tradicionalmente é representada envolta em um manto azul.

A partir dessa inspiração, integrantes da delegação saíram pelas ruas de Estocolmo em busca de camisas azuis. Após encontrarem as peças, elas receberam o escudo da então Confederação Brasileira de Desportos (CBD) e a numeração dos jogadores.

Vestindo o uniforme azul, a Seleção Brasileira venceu a Suécia por 5 a 2 e conquistou seu primeiro título mundial. A partir daquele momento, a camisa passou a ser vista por muitos como um símbolo de proteção e de uma das maiores conquistas da história do esporte nacional.

Desde então, o uniforme azul tornou-se a opção reserva oficial da Seleção Brasileira e esteve presente em diversos momentos marcantes do futebol brasileiro. Em Copas do Mundo, o retrospecto é amplamente favorável: em 15 partidas disputadas com a camisa azul, o Brasil conquistou 11 vitórias, um empate e apenas três derrotas, registrando o melhor aproveitamento entre todos os uniformes utilizados pela equipe em Mundiais.

Nesta Copa do Mundo de 2026, além do retorno da histórica camisa azul, a Seleção utilizará pela primeira vez meias pretas em um Mundial, formando uma combinação inédita composta por camisa azul, calção azul e meias pretas.

Mais do que uma escolha de uniforme, a presença da camisa azul em campo faz muitos brasileiros recordarem uma história que une esporte, tradição e fé, remetendo ao manto de Nossa Senhora Aparecida e ao primeiro título mundial conquistado pelo Brasil em 1958.

18 de Junho de 2026 às 17:08

Enquanto o trote ocupa a linha, alguém pode estar esperando por socorro

Com mais de 92 mil chamadas falsas ou indevidas registradas em 2025, Governo de Minas reforça o uso consciente do 192

Fonte: Agência de Minas

O trote pode parecer uma brincadeira, mas ocupa as linhas de emergência, atrasa o socorro e coloca vidas em risco. Somente em 2025, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) registrou cerca de 92 mil chamadas classificadas como trotes ou ligações indevidas em Minas Gerais.

Diante desse cenário, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), reforça o alerta para o uso responsável do serviço. A secretária de Estado Adjunta de Saúde, Poliana Cardoso Lopes, destaca que uma chamada falsa pode impedir o atendimento de uma ocorrência grave.

“O trote pode ser uma brincadeira para alguns, mas pode significar a vida de outros. O telefone do Samu que está ocupado com uma ligação dessas, deixa de atender uma pessoa que precisa de ajuda urgente naquele exato momento”, alerta.

A supervisora de enfermagem das bases descentralizadas de Lagoa Santa e Confins, Brisa Emanuele, lembra que qualquer família pode precisar do Samu. “Quando uma linha está ocupada por um trote, alguém que realmente necessita de atendimento pode ter dificuldade para conseguir ajuda. O serviço deve ser acionado apenas em situações reais de urgência em saúde”, afirma.

Ligações falsas atrasam o socorro

Responsável pelo atendimento rápido e especializado em casos de urgência e emergência, o Samu é um dos principais serviços da rede pública de saúde. Só em janeiro de 2026, foram recebidas mais de 184 mil ligações em todo o estado. Aproximadamente 5% foram classificadas como trotes.

Segundo a auxiliar de regulação médica da Central de Divinópolis, Jéssica Amaral, cada chamada segue protocolos para a coleta de informações como nome, endereço, idade e pontos de referência.

"O tempo é vida. Enquanto um atendente identifica um trote ou trata de um assunto que não configura urgência, pode haver uma pessoa aguardando atendimento para uma situação grave. Até que a equipe perceba que a ligação é falsa, um tempo precioso já foi perdido", explica Jéssica Amaral.

O diretor clínico da Central de Regulação de Divinópolis, Marco Antônio Expedito, orienta que o usuário mantenha a calma e responda corretamente às perguntas. “As informações fornecidas durante a ligação são fundamentais para direcionar o atendimento e permitir que a equipe chegue rapidamente ao local da ocorrência”, destaca.

Conscientização e prevenção

Para reduzir as chamadas falsas, o Samu mantém ações de conscientização em diferentes regiões de Minas. São realizadas palestras em escolas e treinamentos em empresas, hospitais, clínicas, instituições religiosas e comunidades urbanas e rurais.

Na macrorregião Centro-Sul, também foi implantado um sistema antitrote, que identifica números com histórico recorrente de chamadas falsas. Ao ultrapassar o limite de 200 trotes, as ligações passam a ser direcionadas para atendimento automatizado. Em uma emergência real, o usuário pode confirmar a necessidade de socorro e prosseguir com a chamada.

Trote pode gerar punição

Além de prejudicar o atendimento, o trote pode configurar crime. O Código Penal Brasileiro prevê punição para a interrupção ou perturbação de serviço telefônico de utilidade pública, com multa e pena de até três anos de detenção. Em Minas Gerais, a Lei Estadual nº 22.452, de 2016, também prevê multa para o acionamento indevido de serviços de emergência, como Samu, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar.

O alerta é direto: o número 192 deve ser usado apenas em situações reais de urgência. "É muito importante conscientizar a todos de que o trote não é uma mera brincadeira. É uma atitude que pode custar a vida de alguém", reforça Poliana Cardoso.

18 de Junho de 2026 às 17:04

Detran-MG moderniza sistema de emplacamento e amplia controle sobre estampagem de placas

Novo modelo incorpora rastreabilidade, inteligência artificial e auditoria eletrônica para reforçar a fiscalização, combater fraudes e aumentar a transparência do setor.

 

Fonte: Agência de Minas fotos: Detran / Divulgação

O Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) implementou um novo modelo de gestão para os serviços de estampagem de placas veiculares com foco em ampliar a transparência, fortalecer a fiscalização e aumentar a segurança dos processos. O novo sistema incorpora tecnologias de monitoramento e validação que permitem ao estado acompanhar todas as etapas da prestação do serviço e identificar possíveis irregularidades.

O processo de emplacamento passa a contar com rastreabilidade das operações, registro eletrônico dos serviços realizados, integração dos pagamentos e emissão obrigatória de documento fiscal compatível com os valores efetivamente cobrados. Com isso, o órgão de trânsito ganha mais capacidade para fiscalizar preços praticados, combater a informalidade, coibir práticas anticoncorrenciais e reduzir riscos de sonegação fiscal.

Outro avanço é a adoção de ferramentas tecnológicas voltadas para a segurança. O sistema utiliza inteligência artificial, biometria, geolocalização e mecanismos automatizados de auditoria, recursos que tornam mais difícil a ocorrência de fraudes, adulterações e clonagens de veículos.

O novo modelo não interfere na livre concorrência entre as empresas credenciadas. Um levantamento realizado pelo Detran-MG, em junho, aponta ampla variação nos valores cobrados pelo serviço, com preços entre R$ 100 e R$ 350 para pares de placas de automóveis e de R$ 90 a R$ 300 para motocicletas.

Nesse sentido e, com base em estudos técnicos e pesquisa de mercado, o Detran-MG publicou a portaria nº 889/2026 para instituir parâmetros mínimos e máximos de valores na comercialização de Placas de Identificação Veicular, visando a garantia da exequibilidade e qualidade dos serviços, o equilíbrio econômico financeiro das empresas estampadoras e o combate a práticas anticoncorrenciais na fixação de preços abusivos para o cidadão mineiro.

Redução na taxa de primeiro emplacamento

As mudanças trouxeram benefícios diretos para os proprietários de veículos. Desde 10/6, a taxa de primeiro emplacamento foi reduzida em 50%, passando de R$ 283,71 para R$ 141,85. Além disso, o Governo de Minas eliminou as restrições territoriais para aquisição das placas, permitindo que os cidadãos busquem fornecedores em qualquer município do estado. A medida já contribuiu para reduzir preços que chegavam a R$ 400 para valores próximos de R$ 200 em diversas localidades.

Assim, Minas Gerais segue uma tendência nacional. Pelo menos 16 estados brasileiros já adotaram mecanismos semelhantes de controle e rastreabilidade, considerados boas práticas de gestão pública e importantes instrumentos de combate a fraudes. O objetivo é tornar o mercado mais transparente, proteger os consumidores e garantir maior segurança para a população.