Casal responsável pelo furto e compradores de objetos ilícitos foram detidos pela Polícia Militar

Com informações e foto da Polícia Militar
ARAGUARI (MG) – Uma operação da Polícia Militar resultou na prisão de quatro pessoas envolvidas em crimes de profanação de túmulos, furto e receptação de materiais metálicos. A ação ocorreu após denúncias de atividades suspeitas no Cemitério Bom Jesus.
Equipes do 53º Batalhão da Polícia Militar (252ª Cia) foram acionadas para comparecer ao cemitério, onde constataram que um casal havia violado jazigos para subtrair ornamentos. No local, os militares confirmaram a retirada ilícita de peças de bronze, crime que configura profanação e furto qualificado.
Após o início dos rastreamentos, os militares localizaram e prenderam o casal apontado como autor do crime (R. V. C. e G. A. P.). Durante a abordagem, os suspeitos confessaram a prática e indicaram o local onde teriam vendido os objetos furtados.
Seguindo as informações obtidas, a
PM deslocou-se até o ferro-velho mencionado. No estabelecimento, os policiais localizaram os materiais provenientes do cemitério. Dois homens que estavam no local (G. L. C. S. M. e T. C. A. L.) foram identificados como os compradores do produto ilícito e receberam voz de prisão em flagrante pelo crime de receptação.
Foram apreendidos 09 argolas de bronze (retiradas de túmulos) e R$ 55,00 em espécie (dinheiro possivelmente proveniente da comercialização dos itens).
Os quatro envolvidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Araguari, juntamente com o material recuperado, para as providências judiciais cabíveis. A ocorrência reforça a fiscalização sobre o comércio de metais e o respeito aos espaços de memória da cidade.
O idoso e todo o material recolhido foram encaminhados para a delegacia de Polícia Civil de Patos de Minas

Com informações e foto da Polícia Militar
PATOS DE MINAS, MG – A Polícia Militar realizou uma operação na zona rural de Patos de Minas que terminou com a prisão em flagrante de um homem de 69 anos na tarde de quarta-feira 11/02. O suspeito, que já era alvo de denúncias, tentou escapar dos militares entrando em uma área de mata durante a abordagem.
Quem segue recebe antes. No nosso novo Instagram, as notícias chegam primeiro. Clique aqui e siga.
Após receberem informações de que uma propriedade rural servia como ponto de venda de entorpecentes e munições, as equipes da PM foram até o local. O proprietário autorizou a entrada dos militares, mas, assim que as buscas começaram, ele fugiu repentinamente em direção a uma área de vegetação densa, tentando alcançar a BR-365. Após uma perseguição a pé, os policiais conseguiram conter e prender o homem.
A operação contou com o reforço da equipe de Rondas Ostensivas com Cães. O cão farejador foi responsável por localizar o material ilícito que estava escondido em diversos compartimentos no quarto do suspeito. Segundo a PM, as drogas já estavam fracionadas e embaladas, indicando preparação para venda imediata.
Na ação, os militares apreenderam: Diversas porções de drogas embaladas para comércio e munições de armas de fogo de diferentes calibres.
O idoso e todo o material recolhido foram encaminhados para a delegacia de Polícia Civil de Patos de Minas, onde a ocorrência foi encerrada para as providências da autoridade policial.
Secretário teria deixado mensagem de despedida sugerindo motivação passional após término de relacionamento

Foto: Reprodução/Instagram de Thales Machado
Uma tragédia abalou a cidade de Itumbiara e também todo o Brasil,, onde na madrugada desta quinta-feira 12/2. O secretário de governo do município, Thales Machado de 40 anos, atirou contra os seus dois filhos e, em seguida, tirou a própria vida. A confirmação das mortes foi feita pelo diretor de comunicação do estado e pela Polícia Civil.
Quem segue recebe antes. No nosso novo Instagram, as notícias chegam primeiro. Clique aqui e siga.
O crime ocorreu na residência da família, que foi imediatamente isolada pela Polícia Militar para o trabalho da perícia técnico-científica. O filho mais velho, de 12 anos, chegou a ser socorrido e levado ao Hospital Municipal Modesto de Carvalho (HMMC), mas não resistiu aos ferimentos.
Já o filho caçula de 8 anos, passou por uma cirurgia e segue internado em estado gravíssimo na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Estadual de Itumbiara.
A Polícia Civil através do Grupo de Investigação de Homicídios (GIH), trata o caso como homicídio consumado, tentativa de homicídio e autoextermínio. Até o momento, a corporação descarta a participação de terceiros no episódio.
Embora o inquérito ainda realize oitivas e perícias para esclarecer a dinâmica dos disparos, informações preliminares apontam para uma possível motivação passional.
Thales teria publicado uma mensagem de despedida sugerindo que o término do relacionamento com a mãe das crianças teria motivado a ação. O tipo de arma utilizada ainda não foi detalhado.
Thales Machado era ocupante de cargo de confiança na gestão municipal e genro do atual prefeito de Itumbiara, Dione Araújo.
Horas antes do ocorrido, o secretário postou vídeos com os filhos nas redes sociais em momentos de lazer e carinho, declarando: "Que Deus abençoe sempre meus filhos, papai ama muito".
A prefeitura de Itumbiara ainda não se manifestou oficialmente.
O governador do estado de Goiás, Ronaldo Caiado, emitiu uma nota:
“@gracinhacaiado e eu ficamos extremamente consternados com a tragédia que aconteceu em Itumbiara nesta noite. A notícia de violência dentro de um lar, sobretudo quando crianças são vítimas, atinge em cheio a família e coloca todo o nosso Estado de luto.
Diante do ocorrido, suspendemos nossas agendas e estamos a caminho de Itumbiara ainda nesta manhã para prestar nossa solidariedade.
Neste momento de extrema dor, me solidarizo com os familiares, amigos e com toda a comunidade itumbiarense. Em especial, envio um abraço fraterno ao meu amigo, o prefeito Dione Araújo.
Peço a Deus que dê força a todos os que sofrem com essas perdas. Que a fé e a união ajudem todos a atravessar este momento tão difícil.”

Carreta teria perdido o controle em curva e atingido lateral de caminhonete




Com informações e fotos da Polícia Militar Rodoviária e militares do Corpo de Bombeiros
A Polícia Militar Rodoviária, Samu e os militares do Corpo de Bombeiros foram acionados na tarde desta quarta-feira, 11/2, por volta das 12h06min, para um grave acidente com vítima fatal envolvendo uma caminhonete Hilux e uma carreta carregada com grãos na BR-251, km 931, no município de Unaí/MG.
Quem segue recebe antes. No nosso novo Instagram, as notícias chegam primeiro. Clique aqui e siga.
Segundo o passageiro da Hilux, de 24 anos, eles estavam seguindo de Unaí/MG sentido a Brasília/DF, quando se depararam com uma carreta na contramão de direção. Em razão de o local ser uma curva e ainda possuir uma defensa do lado direito, o condutor da caminhonete não conseguiu desviar da carreta e acabaram colidindo.
O passageiro foi socorrido pelo Samu, mas não apresentava ferimentos aparentes, permanecendo no pronto atendimento médico municipal para exames.
Segundo os bombeiros, o condutor do caminhão apresentava ferimento em membro inferior, sendo-lhe ofertado atendimento pela guarnição do Corpo de Bombeiros, foi recusado.
Conforme versão do condutor da carreta, de 42 anos, ele seguia da região conhecida como “Chapada”, com destino a Contagem/MG, quando perdeu o controle direcional, entrou na contramão de direção e colidiu na lateral esquerda da Hilux.
O condutor da Hilux, de 41 anos, foi a óbito no local, constatado pelo médico da equipe do Samu.
O perito criminal compareceu ao local e realizou os trabalhos periciais, liberando o corpo para a funerária Noroeste.
O condutor da carreta realizou o teste no etilômetro, e o resultado foi negativo para consumo de álcool. A caminhonete foi removida pela seguradora, e a carreta ficou sob responsabilidade do motorista, que já havia acionado o serviço de guincho da seguradora.

A carga de feijão, que ficou espalhada na pista, foi retirada pela empresa Coagril.
O condutor da carreta é morador da cidade de Contagem/MG. Já o condutor da caminhonete (em óbito) e o sobrinho dele são naturais de Unaí.

Taxas de desconto e prazos de repasse são reduzidos

Fonte: Agência Brasil foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
As novas regras do sistema de vale-alimentação e vale-refeição entram em vigor nesta terça-feira (10). Em novembro do ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto que altera o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) com o objetivo de ampliar a transparência, a concorrência e a integridade no setor.

Quem segue recebe antes. No nosso novo Instagram, as notícias chegam primeiro. Clique aqui e siga.
Agora, a taxa de desconto (MDR) cobrada dos supermercados e restaurantes, pelas operadoras, não pode ultrapassar 3,6%. A tarifa de intercâmbio tem teto de 2%, sendo vedada qualquer cobrança adicional.
Além disso, o repasse do dinheiro aos estabelecimentos deve ocorrer em até 15 dias corridos após a transação. Até então, restaurantes e similares recebiam os valores 30 dias após as transações.
Já estavam em vigor, com a assinatura do decreto, as regras de proteção, com a proibição de práticas comerciais abusivas, como deságios, descontos, benefícios indiretos, prazos incompatíveis com repasses pré-pagos e vantagens financeiras não relacionadas à alimentação.
A nova regulamentação do PAT já foi questionada na Justiça pelas maiores empresas de vale-alimentação e refeição do país, que obtiveram liminares suspendendo fiscalização ou aplicação de punições. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), “por ora, elas estão protegidas de sanções por descumprimento das regras de taxas e prazos, mas não estão dispensadas das demais obrigações do decreto e do PAT”.
“É fundamental que todas as empresas ajustem suas operações para estar em conformidade com o novo normativo, inclusive aquelas que possuem liminar.
As liminares não suspendem a vigência do decreto como um todo, nem estendem seus efeitos a outras empresas. O decreto está em pleno vigor e deve ser integralmente cumprido. A obrigatoriedade de observância das novas regras, como o teto de taxas e os prazos de liquidação, é imediata para todo o mercado, segundo a pasta.
As mudanças no programa beneficiam mais de 22 milhões de trabalhadores, que terão maior liberdade de escolha e melhor aceitação dos cartões. O decreto também traz equilíbrio para empresas e estabelecimentos, garantindo que os recursos sejam usados exclusivamente para alimentação.
Criado em 1976, o PAT é a política pública mais antiga do MTE e vai completar 50 anos em 2026. O programa conta com 327 mil empresas cadastradas e alcança 22,1 milhões de trabalhadores em todo o país.
Próximas mudanças
Outra mudança entra em vigor a partir de 10 de maio, com a transição do sistema atual, em que o cartão de vale-alimentação ou vale-refeição só pode ser utilizado em estabelecimentos credenciados por uma única operadora, para um novo arranjo, no qual o benefício poderá ser aceito em diferentes maquininhas e estabelecimentos, independentemente da empresa emissora ou da bandeira.
Em novembro, 360 dias após a assinatura do decreto, está prevista a interoperabilidade plena do sistema, quando qualquer cartão PAT deverá ser aceito em qualquer maquininha de pagamento no Brasil.
Proposta prevê reversão em até cinco anos na reserva ou após cessar motivo de incapacidade

Fonte: Agência Senado
Um projeto em análise no Senado prevê que policiais e bombeiros militares reformados possam retornar à atividade. O retorno ao cargo seria possível em duas situações: por solicitação do militar, caso ele esteja na reserva remunerada há menos de cinco anos, ou quando os motivos que causaram incapacidade no militar deixaram de existir.
Quem segue recebe antes. No nosso novo Instagram, as notícias chegam primeiro. Clique aqui e siga.
O PL 5.840/2025, do senador Jorge Seif (PL-SC), visa estender aos militares o direito de reversão à atividade já previsto para servidores públicos. Para o autor, a omissão na legislação referente aos militares não deve ser considerada como uma vedação.
Segundo o senador, a previsão já existe em alguns estados, como Bahia e Ceará. Para ele, a não permissão para o retorno à ativa “prejudica tanto o militar que se recuperou dos problemas que levaram à sua inatividade, quanto o próprio estado, que perde um profissional treinado na área de segurança pública, tão carente de pessoal”.
O projeto altera o Decreto-Lei 667, 1969, que trata da organização das polícias militares e bombeiros militares nos estados e no Distrito Federal.
O senador argumenta na justificação do projeto que a alteração “permitirá que, sem implicar aumento de despesa, os estados possam prestar à população melhores serviços na área da segurança pública”.
O texto ainda não foi distribuído para as comissões.
Texto prevê punição para atuação político-partidária, conflito de interesses e manifestações sobre processos em andamento

Fonte: Agência Senado foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
O Senado vai analisar um projeto de lei que tipifica novos crimes de abuso de autoridade e amplia as hipóteses de responsabilização de integrantes do Judiciário, do Ministério Público e de tribunais de contas.
Quem segue recebe antes. No nosso novo Instagram, as notícias chegam primeiro. Clique aqui e siga.
A proposta também estabelece novas regras para denúncias de cidadãos e para condutas relacionadas a conflitos de interesse, atuação político-partidária e manifestações públicas sobre processos em andamento.
De autoria do senador Alessandro Vieira (MDB-SE), o PL 280/2026 acrescenta dispositivos à legislação vigente com o objetivo de atualizar a tipificação penal e reforçar mecanismos de controle sobre o exercício de funções públicas. O texto altera a Lei 13.869, de 2019, que trata dos crimes de abuso de autoridade.
Novos tipos penais
O projeto cria uma série de novos crimes de abuso de autoridade, com pena de detenção de um a quatro anos e multa. Entre as condutas tipificadas como crime, está a de proferir julgamento ou emitir parecer em situação de impedimento legal.
Também passam a ser tipificadas práticas como receber, em decorrência da função pública, auxílios ou contribuições de pessoas físicas e entidades públicas ou privadas; ou receber honorários ou participação em processo (salvo previsão ou não impedimento legal).
O projeto determina ainda que o integrante do Judiciário, do Ministério Público ou de tribunais e conselhos de contas incorrerá em crime de abuso de autoridade quando:
Outra mudança proposta permite que qualquer cidadão comunique à autoridade competente a prática de ato que configure abuso de autoridade, mediante termo assinado, acompanhado dos documentos que o comprovem. Se não for possível apresentar provas, o denunciante deve assinar uma declaração dessa impossibilidade e indicar o local onde podem ser encontradas evidências.
Atualização
Na justificativa do projeto, Alessandro Vieira afirma que a atualização da legislação é necessária para aperfeiçoar o combate a excessos no exercício das funções públicas. Segundo ele, a lei aprovada em 2019 representou avanço, mas ainda há espaço para aprimoramentos diante de condutas recorrentes observadas em processos disciplinares e investigações.
O parlamentar sustenta que a responsabilização por abusos é essencial para a garantia do Estado Democrático de Direito e para assegurar que o exercício das funções públicas ocorra dentro dos limites estabelecidos em lei.
“Assegurar que as autoridades públicas sejam responsabilizadas por eventuais excessos e abusos é essencial para a garantia do Estado democrático de direito, uma vez que o exercício das atribuições das funções públicas deve se dar nos limites do estabelecido em lei. Propomos novas condutas, que rotineiramente aparecem no noticiário, em comissões parlamentares de inquérito e em processos disciplinares”, ressalta o autor.
O PL 280/2026 será distribuído para apreciação das comissões permanentes. Após a fase de discussão e votação nessas comissões, poderá seguir para deliberação em Plenário.
Bombeiros realizaram desencarceramento, mas homem de morreu no local


Com informações e fotos do Corpo de Bombeiros
Os militares do Corpo de Bombeiros foram acionados nesta terça-feira, 10/2, para uma ocorrência de acidente automobilístico envolvendo colisão de veículo de passeio contra um poste de energia elétrica, em frente à empresa OXBO, no Distrito Industrial II, avenida Cel. Zacarias Borges de Araújo, em Uberaba.
Quem segue recebe antes. No nosso novo Instagram, as notícias chegam primeiro. Clique aqui e siga.
As guarnições de Salvamento e de CBU constataram que o condutor, de 43 anos, funcionário da empresa, encontrava-se preso às ferragens.
Os militares iniciaram os procedimentos de salvamento veicular, com estabilização do automóvel, gerenciamento de riscos e aplicação de técnicas de desencarceramento, com ferramentas de corte e expansão.
Também foi acionada uma Unidade de Suporte Avançado (USA) do SAMU, onde, após acesso à vítima pela guarnição de bombeiros, o médico do SAMU constatou óbito no local.
A área foi devidamente isolada pelas equipes do Corpo de Bombeiros Militar para preservação do local, garantindo a segurança e os trabalhos periciais.
A Perícia Técnica da Polícia Civil foi acionada e, após os levantamentos de praxe, realizou a remoção do corpo, com apoio das guarnições, sendo encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).
Em razão da colisão, o poste de energia apresentou inclinação, sendo a concessionária CEMIG acionada para avaliação e adoção das medidas cabíveis.
Os pertences pessoais da vítima foram recolhidos e repassados aos familiares.
O Corpo de Bombeiros Militar reforça a importância da condução responsável e da atenção redobrada no trânsito, a fim de prevenir acidentes e preservar vidas.


Informou Memorial Vita
Faleceu nesta terça-feira, 10/02, em Patos de Minas, Kennedy Rodrigues Campos aos 26 anos.
Deixa familiares e amigos.
A cerimônia de despedida será realizada nesta segunda-feira, 10/02, a partir das 20h00min, no Memorial Vita.
Será sepultado nesta quarta-feira, 11/02, às 10h00min, no Cemitério de Patos de Minas.
Quem segue recebe antes. No nosso novo Instagram, as notícias chegam primeiro. Clique aqui e siga.
Notícia Relacionada
Jovem é morto a facadas dentro de apartamento, e PM prende suspeito e apreende adolescente
