A Patrocinense Iohana Karolline, filha do Joel do Sindicato e a empresária do setor de confecções, Mara Rúbia, está fazendo intercambio cultural na cidade deTeziutlán, Puebla no México, e enfrentou três terremotos seguidos. Ela relatou ao Patrocínio Online o seu sentimento, sempre salientando que o Brasil e especialmente nossa região são privilegiados em várias situações, incluindo a climática e o fato de aqui não ter tragédias naturais como essas que ocorrem lá com frequência.
Nova programação com os grandes sucessos (nacionais e internacionais) do momento e do passado: RÁDIO POL ouça aqui
O primeiro tremor chegou na noite do dia 7 de setembro, por volta de 23h30min e atingiu magnitude 8.1, este foi o mais forte que se passou por estes tempo. Ele atingiu de forma mais séria os estados de Chiapas, Oaxaca e Tabasco, assim causando inúmeras mortes e danos por várias cidades. Neste dia Iohana estava na casa da família que a recebe, a casa teve rachaduras e toda família teve que sair do perigo do terremoto e ir para a rua de madrugada, quando chovia torrencialmente.
O segundo terremoto ocorreu no dia 19 de setembro, por volta de 13h30min com magnitude 7.1. Neste dia Iohana estava na escola e não se sentiu tão assustada como no primeiro dia. Os professores retiraram os estudantes da sala de aula e levaram para o pátio.
Um fato interessante é que neste exato dia a exato 32 anos atrás ocorreu a pior tragédia em que o México já sofreu (um terremoto que matou mais de 10.000 pessoas em 1985). Por conta deste fato várias escolas fazem uma simulação de tremores neste dia, para alertarem os alunos a como agirem, e infelizmente vários alunos passaram pela simulação e logo em seguida um tremor verdadeiro, assim deixando todos os alunos muito assustados.
Este embora tenha sido de magnitude um pouco menor foi muito mais grave em questão de danos, ele atingiu principalmente a área central, destruindo muitas cidades e deixando muitas pessoas em prantos.
O último abalo foi no dia 23 de setembro, com magnitude 6.2 e ocorreu entre 07h30min e 08h00min, e por ser e num sábado muitos não sentiram por ter sido um pouco mais fraco, mas não menos importante, pois ainda sim causou muitas tristezas, conta Iohana.
Iohana ainda conta que devido aos danos e desabrigados que o terremoto deixou, várias pessoas de várias cidades estavam se disponibilizando e fazendo campanhas para a arrecadação de víveres para os que sofreram com os abalos. Desde crianças a idosos, todos se uniram pela causa maior que era ajudar e aqui na minha cidade Teziutlan, Puebla, arrecadamos milhares de alimentos, remédios e vários itens que serão de extrema importância, pois muitos perderam tudo e terão de recomeçar suas vidas do zero.
Iohana nos escreveu, dizendo: “Por fim gostaria de pedir a todos para continuarem orando por este país que no momento precisa muito da contribuição de vocês, seja orando, ajudando, ou como queiram”.
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!