11 de Setembro de 2025 às 10:22

VÍDEO: Após desespero da mãe, que se deslocou até o quartel gritando por socorro, militares salvam bebê engasgada com manobra de Heimlich.

Ação rápida e precisa dos militares foi decisiva para reverter quadro crítico de recém-nascida no distrito de Guarda dos Ferreiros

A Polícia Militar salvou uma bebê na noite de quarta-feira, 10/9, no distrito de Guarda dos Ferreiros, município de São Gotardo. A mãe viveu um momento de grande tensão que terminou em alívio e gratidão.

A bebê Maria Alice, com apenas 1 mês e 7 dias de vida, engasgou após a amamentação e parou de respirar. Desesperada, a mãe correu até o quartel da Polícia Militar em busca de socorro.

Os militares, cabo Welington e cabo Eugênio, estavam de serviço quando foram surpreendidos pela mãe em prantos, clamando pela vida de sua filha. A bebê estava inconsciente e sem sinais de respiração.

Com preparo técnico e rapidez, o cabo Welington iniciou imediatamente a manobra de Heimlich (desengasgo).
Segundo a PMMG, foram segundos de angústia, até que um suspiro trouxe esperança e o choro da criança devolveu a vida ao ambiente.

Imediatamente, mãe e filha foram conduzidas na viatura ao Pronto-Socorro de São Gotardo, onde receberam atendimento médico.
Segundo a equipe de saúde, a intervenção rápida e precisa do militar foi fundamental para salvar a vida da recém-nascida. A bebê permanece internada sob observação, sem risco de morte.

Em nota, o 15º Batalhão de Polícia Militar diz: "Em meio às diversas ocorrências atendidas diariamente, existem momentos que marcam para sempre a história da Polícia Militar. Este foi um deles: quando técnica, coragem e humanidade se uniram para preservar a vida."