6 de Março de 2014 às 11:52

Vacinação de garotas entre onze e treze anos de idade contra o HPV começa dia 10

A vacina é preventiva e não substitui o papanicolau e uso de preservativo em relações sexuais.

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, dará início a partir do dia 10 de março, à campanha de vacinação de meninas de 11 a 13 anos contra o papiloma vírus humano (HPV) na rede pública de saúde.

A imunização é feita em três doses: a segunda vem seis meses depois da primeira e a terceira, cinco anos após a primeira. As duas últimas doses da vacina serão ministradas nos postos de saúde.

Pelo levantamento da secretaria municipal de saúde em Patrocínio 2.194 adolescentes estão aptas a vacinar, sendo 719 (11 anos), 738 (12 anos) e 737 (13 anos).

A coordenadora do setor de Imunização da secretaria municipal de Saúde, Flávia Cristina Silva, explicou que todas as escolas do município serão parceiras nesta 1ª fase, realizando a vacinação no próprio estabelecimento. “Nossas equipes irão até as escolas onde será realizada a vacinação das adolescentes”, reforçou Flávia ressaltando que também haverá imunização em todas as UBS e na Policlínica.

O Coordenado da Atenção Primária, Wesley Romão, disse que os profissionais envolvidos participaram de reuniões técnicas oferecidas pela Superintendência Regional de Saúde em Uberlândia, nas quais receberam as orientações necessárias para essa grande campanha de imunização conta o vírus HPV. “Estamos preparados para esclarecer, principalmente aos pais, a importância da imunização do vírus HPV. Um informativo produzido pela Secretaria esta sendo entregue as escolas com algumas informações necessárias para dos pais e adolescentes”, ponderou Wesley explicando ainda que em alguns educandários reuniões estão sendo agendadas para orientação dos pais quanto à vacinação.

Sobre a vacina

A vacina tem caráter preventivo e não substitui a realização do exame conhecido como papanicolau, nem o uso de preservativo em relações sexuais.

A vacina utilizada será a quadrivalente, recomendada pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), que oferece proteção contra quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18). Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo de útero em todo o mundo. De acordo com a pasta, em 2015, a vacina será oferecida para adolescentes de 9 a 11 anos.

Sobre o vírus

HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. O vírus também pode ser transmitido de mãe para filho no momento do parto. A estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos subtipos 16 e 18.