Patrocínio, fevereiro de 2026 – Ao completar 27 anos de inauguração em Patrocínio, o Frigorífico da Pif Paf Alimentos reafirma um papel que vai além da produção de alimentos. A operação da unidade integra a história recente de desenvolvimento do município, ao gerar empregos, movimentar a economia local e integrar a cidade a uma cadeia produtiva que atravessa diferentes regiões de Minas Gerais.

Pif Paf Alimentos em Patrocínio: 25 anos contribuindo com o desenvolvimento da cidade
Para o Gerente de Produção da unidade, Nelcione Moreira Silva Dias, a presença da Pif Paf Alimentos representa um processo contínuo de amadurecimento industrial do município. “A trajetória da empresa em Patrocínio é um marco de estabilidade e amadurecimento industrial. Ao completar mais um ano, a unidade segue consolidando a diversificação da economia local, historicamente ligada ao café”, afirma.
Essa diversificação se reflete diretamente na geração de renda e na ampliação do mercado de trabalho. Segundo Nelcione, o impacto econômico da unidade ultrapassa os muros do Frigorífico. “A presença da unidade gera oportunidades que extrapolam sua estrutura interna, envolvendo fornecedores, produtores rurais integrados, prestadores de serviços, entre outros”, explica.
Atualmente, o Frigorífico em Patrocínio emprega mais de mil colaboradores diretos, figurando entre as principais empregadoras do município. Com frequência são abertos processos para suportar a grande demanda de Produção, tanto para funções operacionais quanto administrativas, fortalecendo a economia local e ampliando oportunidades profissionais na região.
Elo estratégico
Além da relevância local, o Frigorífico ocupa uma posição estratégica dentro da cadeia produtiva do Grupo Pif Paf Alimentos. As unidades de Viçosa e Leopoldina, responsáveis pela elaboração de produtos industrializados, tais como linguiças cozidas, mortadelas, além de pizzas e lasanhas, utilizam matéria-prima originária de Patrocínio.
Essa integração entre regiões mineiras é apontada como um dos diferenciais da empresa. “A conexão entre Patrocínio, no processamento inicial, e as unidades fabris de Viçosa e Leopoldina fortalece a Pif Paf Alimentos, garantindo agilidade, padronização e alta qualidade nos produtos finais que chegam aos nossos consumidores”, completa Nelcione.
Orgulho dessa história
A história da unidade também é contada pelas trajetórias de colaboradores que acompanharam de perto sua evolução. É o caso de Maria Batista Marques da Silva, Operadora de Produção que atua na unidade desde sua inauguração em 1999. Para ela, a chegada da empresa transformou a realidade de muitas famílias da cidade. “A melhor coisa que aconteceu para Patrocínio foi a chegada da Pif Paf Alimentos, porque foram abertas muitas oportunidades de emprego para a comunidade. Se não fosse a empresa, muita gente não teria trabalho”, afirma.

Maria Batista tem orgulho de trabalhar na Pif Paf Alimentos
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!