12 de Novembro de 2014 às 07:22

Unicerp marca presença na maior conferência sobre Robótica e Sistemas Inteligentes já organizada no Brasil

O Professor do curso de Sistemas de Informação/Robótica Emerson Esteves pode acompanhar de perto Estudos, Trabalhos e Pesquisas

Conferência conjunta de Robótica e Sistemas Inteligentes

 
 

O Unicerp esteve representado na maior conferência sobre Robótica e Sistemas Inteligentes já organizada no Brasil, a Joint Conference on Robotics and Intelligent Systems (JCRIS) 2014, realizada em São Carlos/SP na segunda quinzena de outubro. O Professor do curso de Sistemas de Informação/Robótica Emerson Esteves pode acompanhar de perto Estudos, Trabalhos e Pesquisas que estão sendo desenvolvidos nas áreas de Robótica e Inteligência Artificial no Brasil e no mundo.

O Evento reuniu mais de 300 pesquisadores entre brasileiros e estrangeiros e premiou 23 trabalhos que foram apresentados durante o evento científico. Esse evento foi considerado a maior conferência da área porque reuniu vários eventos em um só. São eles:

LARS/SBR – 11th. Latin American and 2nd. Brazilian Robotics Symposium
ROBOCONTROL – 6th. Workshop in Applied Robotics and Automation
CTDR/WTDR – 2nd. Workshop on MSc Dissertation and PhD Thesis in Robotics
WRE – 5th. Workshop of Robotics in Education
MNR – 4th.  Mostra Nacional de Robótica
BRACIS – Brazilian Conference on Intelligent Systems
ENIAC – Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional
KDMiLe – 2nd. Symposium on Knowledge Discovery, Mining and Learning
CTDIAC – 9th. DSc Theses / MSc Dissertations Contest in Artificial and Computational Intelligence
LARC – 13th. Latin American Robotics Competition
CBR – 12th. Competição Brasileira de Robótica
OBR – 8th.  Olimpíada Brasileira de Robótica

O Professor relatou que o evento certificou como ainda são vastas as áreas de estudos e aplicações que podem ser exploradas pela tecnologia na área da Robótica e dos Sistemas inteligentes e que o Unicerp está no caminho certo investindo nessa área tão desafiadora e promissora. O ganho em potencial não se limita apenas ao ambiente acadêmico, e sim à sociedade como um todo.

“Um dos destaques da conferência foi a palestra de Reid Simmons, da Carnegie Mellon University, um dos pioneiros na área de robótica. Ele é o criador do robô Xavier – um dos robôs mais famosos vendidos na década de 90 nos Estados Unidos e na Europa”, destacou a coordenadora geral da JCRIS 2014, Roseli Romero, professora do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Uma versão atualizada de Xavier já foi usada como guia turístico no Museu Nacional de História Natural Smithsonian, em Washington.

“O evento propiciou um período de convivência entre os participantes, que possibilitou a troca de experiências, a discussão de trabalhos e a identificação de interesses comuns. As palestras foram apresentadas por pesquisadores de renome, que trouxeram informações atualizadas sobre suas pesquisas”, ressaltou a professora Heloisa de Arruda Camargo, do Departamento de Computação da UFSCar, uma das coordenadoras do Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional (ENIAC) e do Brazilian Conference on Intelligent Systems (BRACIS).

A professora da UFSCar ressalta, ainda, a participação do sueco Patrick Doherty, da Universidade Linköpings, nos eventos. “Nos últimos 20 anos, o grupo de Doherty tem desenvolvido técnicas de planejamento automático, visão computacional, aprendizado de máquina, negociação em sistemas multiagentes, percepção robótica (entre outras) em um sistema de busca e resgate com veículos aéreos não tripulados. O trabalho já está maduro o suficiente para ser aplicado em missões reais”, explica a professora.

Já o coordenador de programa do II Symposium on Knowledge Discovery, Mining and Learning (KDMiLe), André de Carvalho, também professor do ICMC, afirma que o Simpósio proporcionou a apresentação de novas técnicas para aprendizado de máquina e mineração de dados, além de mostrar como essas técnicas têm sido aplicadas em vários problemas reais. “Houve também um painel que contou com a participação de representantes das indústrias e centros de pesquisa para discutir o uso e a expansão dessas técnicas nos vários setores da economia”, disse Carvalho.

 
 

Diretor da Bloomberg Labs, James Hodson, fez a abertura da conferência JCRIS

A Conferência conjunta de Robótica e Sistemas Inteligentes (JCRIS) contou ainda com o apoio da Sociedade Brasileira de Automática e da Sociedade Brasileira de Computação, além de suporte financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (FAPESP), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Caso queira conhecer os 23 trabalhos premiados no evento, Clique aqui.

Acesse o site do curso de Sistemas de Informação clicando aqui