No dia 23/12, a UHE Nova Ponte apresentou seu menor armazenamento histórico, com o valor de 9,56% de seu volume útil.
Em 2011, a represa chegou abaixo de 11% do volume útil e no ano retrasado também.
Em nota a CEMIG justifica que “nos últimos sete anos vem apresentando chuvas bem abaixo da média histórica da região do rio Araguari, destacando ainda mais a importância do reservatório para a regularização de vazões na região, bem como para manter a capacidade de geração das quatro usinas instaladas na calha principal do rio.
A Cemig afirmou ainda que “em comunicação com ao Operador Nacional do Sistema (ONS), recebeu a indicação de que alinhado à melhora das vazões na região e a diminuição da necessidade de geração do Sistema Interligado Nacional, os níveis do reservatório da UHE Nova Ponte tendem a apresentar uma melhora nos próximos dias”.
A Reportagem do POL vai checar a precipitação pluviométrica dos últimos anos, mas a princípio a média histórica da região é de 1.600 milímetros e a estação chuvosa da temporada passada 2019/2020 esteve muito acima da média. Iremos apresentar em breve em detalhes a média da precipitação pluviométrica dos últimos anos para verificar se a informação que a Cemig diz é verdadeira.
Veja aqui o nível de todas represas brasileiras
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!